Bem Vindo

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A História do Notebook










Computar portátil e móvel foi uma área de foco para muitas companhias da tecnologia da informação por anos. A idéia de poder trabalhar enquanto na estrada é extremamente fascinante. Um notebook, também conhecido como laptop, que também pode ser definido como um computador móvel, é a solução para estas tarefas relativas ao computador portátil.

História

É um pouco difícil determinar qual foi o primeiro notebook ou computador portátil fabricado. O Osborne 1 é considerado pela maioria dos historiadores como sendo verdadeiramente o primeiro computador portátil ou notebook. Este foi produzido por Adam Osborne em 1981. Ele tinha uma tela de 5 polegadas, uma porta de modem, floppy drives, poucos programas de software e uma bateria. O peso total do notebook era por volta de 11 Kgs. Gradualmente foi aparecendo Epson, Radio Shack, IBM, Apple Computers etc. Todos lançaram um computador portátil. A IBM introduziu em 1986 um verdadeiro computador laptop. Desde estes modelos mais antigos, os notebooks têm experimentado um tremendo avanço.

Características e funcionamento

Os notebooks têm os principais componentes idênticos aos computadores desktops: microprocessador, memória RAM, sistema operacional, portas de entrada e saída, disco rígido, alto-falantes e placas de som. Entretanto, todos os laptops têm características de gerenciar a vida útil da bateria, ou conservar a carga da bateria quando a bateria está fraca. Um notebook se diferencia de um computador desktop em termos de fonte de alimentação, do display e dos tipos de dispositivos de entrada que usa. Os processadores de notebook têm muitas modalidades de reduzir o desempenho que ajudam na vida da bateria e podem também funcionar em baixa voltagem. O disco rígido do notebook também funciona da mesma maneira que em um desktop. No entanto estes são mais lentos na velocidade e têm menor capacidade de armazenamento.

Além dos discos rígidos, os notebooks também têm opções para o sistema de armazenamento de disco removível tal como os disquetes, CDs e DVDs. Um notebook também tem vários pontos de entrada e saída que o permitem se conectar aos vários periféricos. A maioria dos computadores tipo notebook de hoje têm modens internos e placas de rede Ethernet para a conectividade externa. As portas infravermelhos para a conectividade sem fio estão também cada vez mais populares.

Um dos componentes mais críticos de um notebook é a sua bateria porque ele trabalha usando a carga da bateria enquanto em movimento. A vida da bateria é diferente para cada dispositivo porque depende das características da configuração e da gerência executadas. Todos os computadores portáteis vêm com uma tela built-in LCD para o display da imagem. Para a entrada, os notebooks têm como padrão teclados internos para as entradas de texto. Quanto ao recurso do mouse, os notebooks usam um dos três: Trackball, Pointing stick e Touchpad.

Vantagens e desvantagens do notebook

A vantagem mais importante de um notebook é a sua mobilidade. A pessoa pode trabalhar facilmente à qualquer hora e em qualquer lugar. Também, o acesso aos trabalhos em rede sem fio em lugares públicos está fazendo os notebooks cada vez mais úteis.

As desvantagens de um notebook começa sempre com seu custo elevado. Não somente o preço inicial, suas peças são igualmente caras e fixas. Os notebooks têm pouca capacidade de armazenamento e seu processador trabalha geralmente em uma velocidade mais baixa quando está usando a bateria. Os notebooks também são muito propensos a roubo devido a sua mobilidade.

Direções futuras

Com os preços em queda e a aceitação de novas tecnologias, podemos esperar ver um aumento significativo na demanda dos notebooks. Os vendedores também estão trabalhando no projeto do notebook para fazê-lo mais robusto de modo que possa suportar empurrões e choques. As novas tecnologias estão sendo integradas nos notebooks para impedir a falha e a perda dos dados. Usado na maior parte por empresas, por profissionais e por homens de negócios, os vendedores estão almejando agora estudantes e usuários de casa por causa da disponibilidade crescente destes dispositivos. Assim, o surgimento desta nova categoria de uso está definitivamente lançada. Isto significa que há um grande potencial para notebooks no futuro e as reduções de preços oferecidas com melhorias tecnológicas certamente irão abastecer o crescimento.

Origem: www.PoloMercantil.com.br

Este texto está sob a licença GNU FDL e pode ser distribuído livremente sem prévia autorização do autor, desde que os respectivos links sejam mantidos.



A história do notebook







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.