Bem Vindo

domingo, 5 de junho de 2011

BARRAGEM DO AÇUDE PÚBLICO CASTANHÃO - Vertedouro Véu de Noiva.

A construção da Barragem do Castanhão é mais uma ação do DNOCS no Nordeste semi-árido.

Será um dos maiores reservatórios construído no País para o múltiplo aproveitamento de recursos hídricos.

O complexo de Obras do Castanhão faz parte do Convênio firmado entre o DNOCS e o Governo Estadual do Ceará. Cada um participa, respectivamente, com 71% e 29% dos recursos financeiros.

Mediante Concorrência Pública, realizada pelo DNOCS, foi contratada a Construtora Andrade Gutierrez S/A, para executar a barragem.

O valor contratual convertido para o real é de R$ 154.575.256,48 (Cento e Cinquenta e Quatro Milhões, Quinhentos e Setenta e Cinco Mil, Duzentos e Cinquenta e Seis Reais e Quarenta e Oito Centavos), mês base Abril/94.
A Barragem do Castanhão e o seu reservatório situam-se no Estado do Ceará, abrangendo os municípios de Alto Santo, Jaguaribara, Jaguaretama e Jaguaribe.

O eixo do maciço principal está sendo construído no leito do rio Jaguaribe, a aproximadamente 4,5 quilômetros a sudoeste do povoado de Castanhão, na região denominada Boqueirão do Cunha.

Data de 1910 o início dos estudos geológicos e topográficos objetivando a construção do açude. O Boqueirão do Cunha foi então identificado pelo Engenheiro Roderic Crandall, consultor da IOCS ( Inspectoria de Obras Contra as secas ), atualmente DNOCS.

No local onde hoje se ergue a estrutura da tomada d’água do açude, existiu uma caverna que, à época, foi ocupada pelo engenheiro consultor, como solução improvisada de escritório e residência. Este local ficou conhecido pelo povo da região como “caverna do Doutor” .

Quando das escavações da obra, foi encontrado e preservado um bloco de rocha com a enigmática inscrição: “REGIÃO SÃO SALVADOR CAVERNA DO MISTÉRIO OBRA DO FIM DOS TEMPOS 1893 “

Seria esta uma alusão à Barragem que hoje se constrói?

Fonte de Pesquisa:http://malmeyda.sites.uol.com.br/Castanhao.htm


Video: Edimar Bento




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.