Bem Vindo

domingo, 12 de junho de 2011

O cearense ANTÔNIO SAMPAIO: de SOLDADO A GENERAL




















Antonio de Sampaio - 24 Maio de 1810 – 06 Julho de 1866

De origem muito humilde, Antônio de Sampaio nasceu em Tamboril, interior do Ceará, em 24 de maio de 1810.
Em 1830 alistou-se voluntariamente no 22º Batalhão de Caçadores, com sede em Fortaleza. Nos tumultuados dias da Regência e nos primeiros anos do II Império, Sampaio participou das campanhas contra as revoltas internas e os inimigos externos, destacando-se pela bravura e pela liderança em combate.
Em 24 de maio de 1866, quando comandava a 3ª Divisão de Infantaria, foi atingido três vezes pelo fogo inimigo durante a Batalha de Tuiuti, a maior batalha campal já travada na América do Sul. Em consequência dos ferimentos, faleceu a bordo do navio-hospital que o transportava para Buenos Aires.
Em reconhecimento ao seu invulgar valor, o Exército Brasileiro o escolheu como Patrono da Arma de Infantaria verdadeiro símbolo das virtudes do combatente da Rainha das Armas.
Desde 24 de maio de 1996 seus restos mortais repousan no mausoléu construído no interior do Quartel-General da 10ª Região Militar e ainda o Museu Sampaio que é aberto aos visitantes da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. (Fonte:http://www.10rm.eb.mil.br/)

Museu Sampaio

O Museu General SAMPAIO está localizado na ala norte da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, sede do Comando da 10ª Região Militar - Região Martim Soares Moreno, na Avenida Alberto Nepomuceno, s/n, Centro, em Fortaleza, Ceará. Foi inaugurado em 24 de setembro de 1998.(Fonte:http://www.legiaodainfantariadoceara.org/leginf_museu_sampaio_10rm.html)

Material Distribuido Gratuitamente para o público infantil que visita o Museu Sampaio. Com intuito de facilitar a pesquisa de quem mora em outra localidade e que ainda não visitou o Museu Sampaio este material está disponível no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.