Bem Vindo

sábado, 25 de junho de 2011

Projeto de formação Residência - Salão de Abril 2011




Projeto de formação Residência

Salão de Abril 2011


Este ano o Salão de Abril propõe um projeto diferente e inovador no tocante ao conceito de formação. A partir da troca de experiências entre artistas locais e um artista convidado pretendemos gerar discussões e processos de criação coletiva. O conceito basilar é desencadear um estranhamento e uma multiplicidade de experiências novas, ocasionando vivências e trocas que fogem das estruturas rígidas dos modelos tradicionais de projetos de formação em artes visuais. Será um total de três residências, com duração, cada uma, de quinze dias, nas quais, o artista convidado realizará uma palestra para se apresentar e ver portfólios dos artistas locais para escolha dos participantes da residência. Será um total de quinze participantes que irão coletivamente pensar uma proposta juntamente com o artista residente dentro do conceito de tecnologia da gambiarra. Após finalização do período da residência haverá outra seleção para proporcionar uma exposição de um artista cearense no país de origem do artista convidado. Portanto, este projeto pretende também ampliar as barreiras territoriais e estreitar as relações dos artistas locais com o mundo.

Todas as residências serão registradas e no final terão como resultado um livro publicado com todos os participantes, além de ter também textos de colaboradores e pensadores da área que será lançado no final do ano.


Primeira residência

Tema: Tecnologia da gambiarra

Artista residente convidado: Armando Menicacci

País de origem: França

Período da residência: de 01 a 15 de julho de 2011

Chamada para palestra e apresentação do artista e leitura dos portifólios dos artistas interessados em participar do projeto: 01 de julho

Local: Vila das Artes

Horário: 14:30h

Resultado dos quinze selecionados para participar da residência: 04 de julho

O resultado será divulgado a todos os presentes na palestra por email.

Informações: 3133.3500 , falar com Calanta



Currículo do artista convidado:



Armando Menicacci é italiano, natural de Roma e radicado na França e vive atualmente em Paris. Após seus estudos em dança obteve um mestrado em musicologia e um doutorado sobre as relações entre a dança e as tecnologias numéricas na Universidade de Paris 8, onde fundou e dirige Médiadanse, laboratório de pesquisa, criação e pedagogia em dança e tecnologias numéricas. Ele é professor de relações entre arte e novas medias na EMA, Ecole Media Art (www.emafructidor.com). Com Christian Delecluse, fundou digitalflesh: corpo, gesto e máquinas sensíveis (www.digitalflesh.org), um laboratório de pesquisas plásticas, musicais, cênicas e tecnológicas em torno do espetáculo vivo. Paralelamente à sua atividade de pesquisa e ensino, ele colabora, entre outros, com os coreógrafos Alain Buffard, Vincent Dupont, Rachid Ouramdame, Kondition Pluriel. Armando Menicacci desenvolve um trabalho de criação artística com as instalações interativas "Terra Incognita" (Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza, Brasil, 2005) e "Entrance" com Christian Delécluse (Paris, Observatório, 2006). Com Alain Buffard, concebeu e realizou Under-score (site gerador de partituras de dança (www.under-score.info) que desenvolveu com Christian Delécluse em criação coreográfica: (Recife 2006, Paris 2007, Milão, Florianópolis, Istanbul, São Paulo, Praga 2008, Sevilla e Tunisi, 2009). Publicou vários artigos e livros sobre dança, música e novas mídias. Em 2012 irá estrear uma performance em Raims e vários outros teatros franceses, cujo título é Ipod, sexo, perfumes, Carmen, Spinosa, Mona Lisa e eu.

www.digitalflesh.org


Maíra Ortins
Coordenadora de Artes Visuais
Secretaria de Cultura de Fortaleza
Rua Pereira Filgueiras, 04 Centro
CEP: 60.160.150 /Fortaleza, Ceará - Brasil
Tel: +55 85 3105.1358
http://mairaortins.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.