Coleção Estudos de Museus: uma iniciativa editorial da DGPC em parceria com a editora Caleidoscópio
O mercado editorial português está carente de
publicações na área dos museus e da Museologia, nomeadamente de estudos
de grande fôlego e de sínteses sobre a história e os desafios dos museus
portugueses. Contudo, nos últimos anos tem sido numerosa a apresentação
de teses de doutoramento sobre museus e Museologia, aprovadas em
diversas universidades nacionais. Infelizmente, a maioria dessas teses
acaba por ficar reduzida ao conhecimento de um círculo restrito de
investigadores e de estudantes, pois não são editadas.
Visando colmatar essa lacuna, a Direção-Geral do
Património Cultural e a Editora Caleidoscópio criaram a nova Coleção
Estudos de Museus, na qual são editados trabalhos de investigação,
aprovados em diversas universidades. Para operacionalizar esta coleção, a
Caleidoscópio constituiu um Conselho Editorial, formado por docentes
universitários e em que a DGPC está representada.
“Estudos de Museus”, uma parceria entre a Direção-Geral do Património
Cultural de Portugal e a editora Caleidoscópio. Foi lançado no dia 21 de novembro o oitavo volume desta Coleção. O livro de
Emília Ferreira, Lisboa em Festa: a Exposição Retrospetiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882. Antecedentes de um Museu.
A 12 de janeiro de 1882, o Palácio Alvor abriu portas à Exposição Retrospetiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola.
Primeira exposição em Portugal a contar com iluminação elétrica,
catálogo com ilustrações e um volume de fototipias, da autoria de Carlos
Relvas, envolveu a cidade e o país num momento de entusiasmo cultural.
Quando encerrou, em junho desse ano, a exposição tinha sido vista por
dezenas de milhares de visitantes, transformando-se no primeiro sucesso
massivo de público em Portugal. Dois anos depois, o Palácio Alvor
abriria as suas portas ao Museu Nacional de Bellas Artes e Archeologia,
atual Museu Nacional de Arte Antiga. É a história desse notável
acontecimento cultural do século XIX em Portugal que este livro conta.
Historiadora de Arte e autora de ficção, é investigadora integrada do Instituto de História da Arte (Universidade Nova de Lisboa), na linha Museum Studies, e investigadora associada aos projetos Social Sciences and Humanities Research Council (SSHRC) Connections Grant – “Gender Justice, Adult Education and Curatorial Dreaming: A Workshop and Exhibition” (University of Victoria, British Columbia, Canadá) e SSHRC Insight Grant – (En)Gendering New Narratives, Representations and Pedagogies: A Feminist Study of Adult Education and Exhibitory Praxis in Public Museums in Canada, Europe and the USA (University of Victoria, British Columbia, Canadá).
Curadora de exposições de artes plásticas e educadora, é colaboradora do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, desde 1997, e membro da equipa da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, desde 2000.
Desenvolve investigação sobre museologia, museografia e cultura, o ensino artístico, os museus e as artes, na época contemporânea, questões de género; expressões e diversidade do desenho na arte contemporânea, curadoria e educação pela arte.
Tem organizado e participado em conferências e colóquios em Portugal e no estrangeiro e publicado artigos nas diversas áreas de interesse. Publicou várias dezenas de textos críticos e entrevistas sobre arte e artistas, nacionais e estrangeiros. Tem-se dedicado também à divulgação de temas culturais para o grande público, destacando-se o recente trabalho Guias de Museus, realizado para o Diário de Notícias (2017).
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