Bem Vindo

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O segredo e a rua: a Maçonaria cearense(1870-1930)




















"O segredo e a rua: a Maçonaria cearense (1870-1930)" é o tema da exposição dos historiadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), profa. Berenice Abreu de Castro Neves, do curso de História da UECE/Fortaleza e do prof. Marcos José Diniz Silva do curso de História da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) da Uece, em Quixadá, a 154 km de Fortaleza.
Os dois professores têm doutorado em história. Aberta ao público, a mostra acontece no Museu do Ceará, na Rua São Paulo, 51, Centro, e deverá permanecer até o próximo mês de agosto.
A pesquisa e concepção da exposição são de autoria dos dois historiadores. A mostra contempla a história da Maçonaria no Ceará sob dois aspectos. Na primeira parte, são tratados a sociabilidade interna, os símbolos e os ritos. Na segunda parte, destaca a inserção pública da Maçonaria, dando conta dos confrontos com a Igreja Católica, atuação no movimento operário e presença no cenário político e intelectual local.

Por ocasião da abertura da mostra, no último dia 14, foi lançado o livro "Intrépidos romeiros do progresso. Maçons cearenses no império" (Coleção Outras Histórias - Museu do Ceará), da profa. Berenice Abreu e relançamento do livro "No compasso do progresso: A Maçonaria e os trabalhadores cearenses" (Coleção Mundos do Trabalho - NUDOC-UFC), do prof. Marcos Diniz. A exposição e os livros são frutos das pesquisas acadêmicas de Mestrado dos autores, voltadas para a maçonaria cearense, constituindo-se em trabalhos pioneiros do ponto de vista historiográfico, no Ceará e no Brasil. ( 17 de julho de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.