Bem Vindo

terça-feira, 11 de maio de 2010

8ª Semana de Museus - Museus: Práticas Educativas para a Cidadania - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Fortaleza - Ce


A palavra vem do latim "museum", que por sua vez é derivado da Língua grega antiga "mouseion".

Na sua origem, um museu era um templo das musas, deusas da memória, filhas dela com Zeus. Mnemosine, a musa da memória, é filha de Gaia com Urano. Mais tarde, na época da Dinastia ptolemaica, Ptolemeu II Filadelfo mandou construir em Alexandria um edifício a que chamou "Museu"[2] Estava dedicado ao desenvolvimento de todas as ciências e servia, além disso, para as tertulias dos literatos e sábios que ali viviam, sob o patrocínio do Estado. Naquela instituição foi se formando, gradativamente, uma importante biblioteca.

Os escritores latinos supuseram a existência de um significado adicional de "museu", ao que tudo indica referindo-se a grutas que, situadas dentro das vilas, os seus proprietários utilizavam-nas para retirar-se e ali meditar.

Os modernos museus dedicam-se a temas específicos, inscrevendo-se em uma ou mais das seguintes categorias: belas-artes, artes aplicadas, arqueologia, antropologia, etnologia, história, história cultural, ciência, tecnologia, história natural. Dentro destas categorias alguns especializam-se mais, como por exemplo: arte moderna, ecomuseus, industriais, de história local, da história da aviação, da agricultura ou da geologia.

Há também os museus ao ar livre, que mostram e erguem edifícios antigos em zonas amplas ao ar livre, geralmente em locais que recriam paisagens do passado. O primeiro foi King Oscar II's coleção próxima a Oslo, aberta em 1881. Em 1891 Arthur Hazelius fundou o famoso Skansen em Estocolmo, que se transformou no modelo para museus abertos subseqüentes do ar na Europa do norte e oriental, e eventualmente em outras partes do mundo.

Os museus são instituições especializadas, e, por isso, necessitam de mão-de-obra qualificada, como museólogos, restauradores e outros profissionais, capazes de manter a conservação do acervo. Ele é dirigido geralmente por um curador, quem tem uma equipe de funcionários que cuidam dos objetos e arranjam sua exposição. Muitos museus associaram-se aos institutos de pesquisa, que são envolvidos freqüentemente com os estudos relacionados aos artigos do museu. Eles são geralmente abertos ao público por uma taxa. Alguns têm a entrada livre, permanentemente ou em dias especiais, por exemplo uma vez por semana ou ano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu


Estão abertas as inscrições para o Seminário “Museus: Práticas Educativas para a Cidadania”, que acontece dos dias 17 a 21 de maio no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Museus, que mobiliza e articula programações em instituições culturais por todo o País.

Com foco nas discussões relacionadas a ações educativas, formação e acessibilidade em museus e instituições culturais, a programação do Seminário “Museus: Práticas Educativas para a Cidadania” contará com palestras, oficinas, mesas redondas e um grupo de trabalho com a temática “Museu e Acessibilidade”. A proposta do evento é direcionar as discussões para o processo de formação dos educadores de museus, visando a reunir propostas e práticas educativas voltadas à apreciação das artes, à pluralidade cultural e patrimonial, e ao sentido social dos museus.

Dentre os convidados, o evento recebe a professora Cristiane Barros, atuante em ações educativas dentro de instituições culturais, o professor Aterlane Martins, da Rede de Educadores de Museus (REM-CE), a professora Dra. Amanda Tojal, museóloga e educadora de museus de arte, além dos gerentes e coordenadores dos núcleos dos Museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O Seminário “Museus: Práticas Educativas para a Cidadania” faz parte da programação da Semana Nacional de Museus, que neste ano propõe o tema “Museus para a Harmonia Social”. O evento é promovido pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-CE), por meio da Diretoria de Museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

http://www.dragaodomar.org.br/index_new.php?pg=semanademuseus

Os interessados em participar do Seminário “Museus: Práticas Educativas para a Cidadania” deverão se inscrever pelos telefones (85) 3488.8621/8622.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.