Bem Vindo
terça-feira, 11 de maio de 2010
Gilles Deleuze (1925- 1995) - História da Filosofia - Roberto Machado
Controverso e criativo, o filósofo francês Gilles Deleuze (1925- 1995) dedicou boa parte de sua carreira à história da filosofia e ao estudo de filósofos (Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Immanuel Kant) e de escritores cuja literatura possui dimensão filosó- fica (Marcel Proust, Franz Ka a, Herman Melville). Dessa vez é ele, Deleuze, o tema de um ensaio aprofundado: “Deleuze, a Arte e a Filosofia”, do filósofo e professor da UFRJ Roberto Machado.
Aluno do pensador francês na Universidade de Paris VIII, Machado explora em sua recente obra a “filosofia da diferença” proposta por Deleuze, em que a noção de diferença é privilegiada em relação à identidade. Essa característica se revelaria, sobretudo, na opção por analisar não apenas filósofos, mas artistas diversos da literatura, das artes plásticas e do cinema. A pergunta-chave subjacente ao pensamento deleuziano é “O que é pensar?”.
Um dos aspectos centrais do argumento de Machado dá conta de um caráter sistêmico da filosofia deleuziana, em geral não muito abordada em estudos anteriores, no qual se abrem veredas para a compreensão de aspectos ontológicos, éticos, estéticos e políticos. Segundo Machado, “a heterogeneidade desses domínios ou objetos não deve obscurecer a espantosa homogeneidade do procedimento que possibilita definir seu modo de pensar filosófi- co”. Para quem deseja compreender a obra do autor de Empirismo e subjetividade (1953) e O antiédipo (1972, com Felix Guattari), este lançamento é nada menos que obrigatório.
SOBRE O PROJETO
O livro integra a coleção “Estéticas”, dirigida pelo próprio Roberto Machado, da qual fazem parte duas obras de Gilles Deleuze editadas pela Zahar: “Francis Bacon: lógica da sensação” e “Sacher-Masoch: o frio e o cruel”.
SOBRE O AUTOR
Professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), Roberto Machado realizou seu pós-doutorado na Universidade de Paris VIII supervisionado por Gilles Deleuze. É autor, entre outros livros, de “O Nascimento do Trágico: de Schiller a Nietzsche”, também publicado pela Zahar.
Não deixe de ler na integra:http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/22/filosofoteca-livros-e-filmes-163519-1.asp
Marcadores:
arte,
edimar bento,
filosofia,
Gilles Deleuze,
livros,
monumento,
monumentoarquiteturaearte,
Roberto Machado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.