Bem Vindo

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Casa de Juvenal Galeno - Mês do Folclore - Agosto 2010




Construído em 1888, para ser morada do poeta Juvenal Galeno, o solar de paredes verdes no Centro passa até despercebido pelos pedestres da movimentada General Sampaio.
O prédio foi transformado pelo autor em centro cultural em 1919, sendo um dos palcos mais antigos da cultura do Ceará. Já recebeu personalidades como Rachel de Queiroz, Euclides da Cunha e Patativa do Assaré. E foi lá que Galeno quis receber a Medalha do Abolição, comenda maior do Governo do Estado do Ceará.
A casa possui dez cômodos, onde abriga um valioso acervo bibliográfico, doado por Mozart Soriano Albuquerque, além da biblioteca do próprio poeta. Juntos eles totalizam seis mil volumes. O local possui ainda dois auditórios, sendo que principal, chamado Juvenal Galeno, tem capacidade para 120 pessoas.
O centro cultural funciona como ponto de encontro de várias entidades e associações culturais e abrigando uma vasta biblioteca, que soma cerca de seis mil volumes.
Instalada na rua General Sampaio, 1128 (Centro), a Casa de Juvenal Galeno é equipamento cultural ligado à Secretaria da Cultura. Sua programação é dedicada a cultura popular, agregando mestres de cultura popular, artistas e público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.