Bem Vindo

terça-feira, 21 de maio de 2013

Exposição: O Culto Doméstico - Museu Sacro São José de Ribamar - Aquiraz - Ce



O Culto Doméstico

" Nas comemorações dos 44 anos do Museu Sacro São José de Ribamar (1967-2011), apresentamos esta exposição com imagens sacras e oratórios, utilizados no culto doméstico que compõe o universo sagrado do catolicismo...


... Por meio de oratórios de estilos variados, que guardam imagens e outros objetos de devoção, esperamos que esta exposiçõa possibilite aos visitantes sobre as diversas formas de praticar a fé religiosa do catolicismo, bem como ampliar nossa compreensão do mundo, da cultura e dos modos de viver de uma época. "



                                                                    
Museu Sacro  São José de Ribamar.


Em 27 de setembro de 1967 foi inaugurado o Museu Sacro São José de Ribamar (MSSJR) no município de Aquiraz. Criado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará foi o primeiro museu sacro instalado no território cearense, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, edificação erguida entre fins do século XVIII. O equipamento cultural passou a abrigar um conjunto de objetos religiosos advindos dos vários municípios e paróquias cearenses. Esse acervo é constituído por uma diversidade de imagens de santos e de anjos, objetos das procissões religiosas, parâmetros litúrgicos, missais etc., totalizando cerca de 1.400 peças, muitas de notório valor artístico e cultural, que nos remetem ao barroco colonial cearense.
Aquiraz foi a primeira vila do Ceará, fundada em 1699. Hoje é um município localizado na região metropolitana de Fortaleza, no litoral leste do Ceará, distando 30 km da capital, numa área de 480,97 km². Sua população ultrapassa os 70 mil habitantes.

É um pólo turístico, com muitas praias e um parque aquático conhecidos nacionalmente. Possui oito distritos: Aquiraz, Jacaúna, Justiniano Serpa, Câmara, Patacas, Tapera, Caponga da Bernarda e João de Castro. São fortes os vínculos mercantis com a cidade de Fortaleza, para onde escoa a sua produção agrícola e os seus artigos manufaturados.

O Museu Sacro compõe o patrimônio arquitetônico de Aquiraz, oriundo do século XVII. Ao seu lado encontra-se a Igreja Matriz São José de Ribamar, que assim como a Casa de Câmara e Cadeia, é tombada pelo estado. Nas proximidades fica o Mercado da Carne, tombado pela União. Além destes, a residência do Capitão mor e as ruínas do Hospício dos Jesuítas são integrantes da paisagem histórico-cultural de Aquiraz.

O Museu Sacro São José de Ribamar passou por restauro completo, realizado entre 2009-2010, com recursos provenientes da SETUR (Secretaria de Turismo do Estado). As obras já foram entregues. O prédio agrega exposições, reserva técnica e administração.
Fonte:http://www.secult.ce.gov.br/index.php/equipamentos-culturais/museu-sacro-sao-jose-de-ribamar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.