Bem Vindo

terça-feira, 7 de maio de 2013

José Ferraz de Almeida Júnior - 8 de maio dia do Artista Plástico. Centro Cultural do Crea-ce "VI Mostra 8 de maio"









José Ferraz de Almeida Júnior (nasceu em Itu em 8 de maio de 1850 e faleceu em Piracicaba no dia 13 de novembro de 1899) ,foi um pintor e desenhista brasileiro da segunda metade do século XIX. É frequentemente aclamado pela historiografia como precursor da abordagem de temática regionalista, introduzindo assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial em favor de um naturalismo.
                        

Foi certamente o pintor que melhor assimilou o legado do Realismo de Gustave Courbet e de Jean-François Millet, articulando-os ao compromisso da ideologia dos salons parisienses e estabelecendo uma ponte entre o verismo intimista e a rigidez formal do academicismo, característica essa que o tornou bastante célebre ainda em vida. De forma semelhante, sua biografia é até hoje objeto de estudo, sendo de especial interesse as histórias e lendas relativas às circunstâncias que levaram ao seu assassinato: Almeida Júnior morreu apunhalado, vítima de um crime passional.
O Dia do Artista Plástico brasileiro é comemorado a 8 de maio, data de nascimento do pintor.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Almeida_J%C3%BAnior





          



O Centro Cultural do Crea-CE tem a honra de convidá-lo para o lançamento da Exposição "VI Mostra 8 de Maio” Dia do Artista Plástico.
Esta exposição é uma iniciativa apoiada pelo Presidente do Crea-CE, engenheiro civil Victor Frota Pinto, em prol da cultura, da memória, valorização dos nossos artistas plásticos e da revitalização do centro de Fortaleza.

Abertura:08 de maio de 2013 - 19.30 min
local: Rua Castro e Silva, 81
Visitação: 09 de maio  à 30 de maio de 2013
Segunda a sexta 9h às 12h / 14h às 17h
Agendamos visitas ( 8743-8199)Silvana

ESTACIONAMENTO LIVRE   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.