Bem Vindo

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Exposição: Orisun Asa: celeiro de brasilidade - Espaço Cultural Correios Fortaleza.


A exposição Orisun Asa: celeiro de brasilidade, em cartaz no Espaço Cultural Correios Fortaleza, propõe uma viagem por cerca de um século e meio de história da filatelia, num percurso em que a arte dos selos reflete em suas temáticas as várias escolhas da sociedade brasileira.

Orisun = nascente;raiz
Asa = cultura;costume (em yoruba)
Pronúncia: orissum assá

O conceito que permeia a exposição pretende isolar e destacar os componentes da herança africana, tendo como ferramenta basilar a filatelia brasileira.

Todavia, a mostra não se limita a um recorte filatélico sobre o tema. Busca capturar - desde a vinda dos negros africanos escravizados ao país - os diversos discursos sobre as consequências das violências sofridas por esses agentes históricos, a sua participação no processo de constituição da cultura nacional, sua ausência/presença no cenário sociopolítico e as influências na formação da sociedade brasileira.

Criando uma dinâmica tridimensional na expografia, optou-se, também, pela exibição de objetos que remetam o visitante a um imediato reconhecimento identitário. A intenção é provocar uma reflexão sobre quem somos e como somos, já que todos somos brasileiros, mestiços e a influência negra não só permeia nossa cultura como é constitutiva da nossa identidade. Convidamos você, portanto, a apreciar e interagir manifestando sua opinião à pergunta: Onde está sua negritude?

Serviço
Exposição Orisun Asa: celeiro de brasilidade
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza
Endereço: Rua Senador Alencar, 38, Centro - Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3255-7262  espacoculturalce@correios.com
Visitação: 4 de julho a 10 de agosto de 2013
Horário de visitação: de 08h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.
Classificação: Livre
Entrada Franca

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.