Bem Vindo

quarta-feira, 22 de junho de 2016

PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2016



O concurso chega à 9ª edição consolidando o debate sobre a importância da cultura de paz na comunicação.


O prazo para a veiculação de trabalhos concorrentes ao Prêmio Gandhi de Comunicação 2016 vai até próximo dia 1º de julho. Já o período de inscrições prossegue até 23 de setembro de 2016.  O concurso chega à 9ª edição consolidando o debate sobre a importância da cultura de paz na comunicação. Em 2016, o prêmio, promovido pela Agência da Boa Notícia (ABN), traz como novidade a inclusão da categoria produtor de conteúdo on line, que contemplará blogs, portais, videologs e youtubers.

O concurso promovido pela Agência da Boa Notícia objetiva premiar profissionais e estudantes das áreas de Jornalismo e Publicidade que colaboram para promover a Cultura de Paz pela Comunicação. No tema central - “Cultura de Paz” – inserem-se todas as iniciativas indutoras do desenvolvimento humano, como instrumento da harmonia social, nas mais diversas dimensões: educação, saúde, meio ambiente, esporte, economia, cultura, espiritualidade, segurança pública, direito e tecnologia, dentre outras.

Para a diretora de comunicação da ABN, jornalista Angela Marinho, o Prêmio Gandhi se apresenta aos profissionais de comunicação, fortalecido pelos nove anos de experiência e parceria com jornalistas, radialistas, publicitários e estudantes da área.

Inscrições
Podem ser inscritos trabalhos veiculados em qualquer cidade do território brasileiro, contanto que a reportagem ou série de reportagens de TV, rádio ou  jornal  impresso,  anúncio,  foto,  ensaio,  peça  ou  campanha publicitária de profissionais ou estudantes tenham sido produzidos  sobre  ações  ocorridas  no  Estado  do  Ceará,  dentro  do  tema proposto  no  regulamento. Há exceção para a categoria produtor de conteúdo on line, que pode ser de abrangência nacional. Serão aceitos trabalhos veiculados ou apresentados no período de 02 de julho de 2015 a 1º de julho de 2016. O período de inscrições será até 23 de setembro de 2016.

Os trabalhos de participantes de outras cidades do Ceará ou  outros  estados  deverão  ser  enviados  pelos Correios  para  a  sede  da  Agência  da  Boa  Notícia,  com  data  de  postagem até  o  último  dia  de  inscrição.  O atendimento aos candidatos, na sede da ABN, é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Categorias
Profissionais: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo,  Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária), Jornalismo on line.

Estudantes: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2015.2 a 2016.1; Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs; ou de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das IESs; e  Peça ou campanha produzida por aluno de Publicidade & Propaganda, divulgada no âmbito das IESs.

Produtor de conteúdo on line: blogs, portais, sítios, videologs e youtubers.

Cada participante poderá concorrer com até três trabalhos, que deverão ser inéditos; exceto o Trabalho de Conclusão do Curso que terá inscrição única.

Sobre o prêmio
Criado com a intenção de reconhecer os trabalhos de profissionais e estudantes de Jornalismo e Publicidade que colaboram para a Cultura de Paz, o Prêmio Gandhi de Comunicação é um concurso reconhecido no Estado. Em 2015, contou com 72 inscrições, sendo 59 de profissionais e 13 de estudantes.

O concurso teve sua primeira edição em 2008 com apenas três categorias: Jornalismo, Publicidade e Estudante Universitário. Em 2009, a diretoria da ABN segmentou mais e ampliou o número de categorias para sete, que foi mantido até 2010.  Em 2011, passou a ter nove divisões, com a novidade de premiar também Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), contemplando a área acadêmica. Em 2013, a novidade foi mencionada na inclusão de Jornalismo para a Internet. Em 2016, a ABN acrescentou o Produtor de Conteúdo On line.

Acesse aqui o Regulamento e Ficha de inscrição.

Mais informações: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

terça-feira, 21 de junho de 2016

CHINA - SHANXI : MONSTRO JIANG YANG - TORTURADOR



Oito funcionários de um banco da província de Shanxi, na China, foram espancados com um bastão por terem ficado abaixo das expetativas. A divulgação das imagens, que se tornaram virais, já levou a demissões e à abertura de um inquérito.
O episódio aconteceu durante uma ação de formação/motivação para cerca de 200 funcionários, que decorreu no sábado passado. Segundo o People's Daily, jornal chinês em língua inglesa, o orador pergunta-lhes porque ficaram tão mal classificados e estes respondem: não tentaram superar-se a si próprios, não colaboraram com os colegas, não tiveram coragem. É então que o orador vai para trás dos funcionários do banco, todos alinhados no palco perante os colegas, e lhes dá com o bastão no rabo. Por quatro vezes, pelo menos.
O vídeo fica por aqui, mas há relatos, de acordo com a BBC, de que mais tarde, o cabelo destes funcionários foram cortados ou rapados, consoante se eram mulheres ou homens, respetivamente.
As imagens foram registadas por alguém que está na sala e foram divulgadas na segunda-feira, tendo já originado a abertura de um inquérito para apurar responsabilidades.

O governador e o presidente do banco já foram suspensos, e o orador já fez um vídeo a desculpar-se pelas bastonadas. Jiang Yang explicou que há anos que usa a técnica e que os responsáveis pelo banco não tiveram influência no uso da mesma.

JUSTIÇA ELEITORAL - ELEIÇÕES 2016 - PRÉ- CANDIDATOS A CARGOS ELETIVOS.

 
 
A partir do dia 30 de junho os pré-candidatos a cargos eletivos nas eleições municipais deste ano estão proibidos de apresentar ou participar (como comentaristas) de programas veiculados em emissoras de rádio e de televisão. A determinação está prevista na Lei 9504/1997, que prevê, em caso de descumprimento, multa para a emissora e cancelamento do registro de candidatura para o candidato.
 
Além de apresentar programas ou realizar comentários, é vedada ainda aos pré-candidatos a apresentação de reportagens externas, esportivas e comerciais.
 
A vedação é necessária para que o pré-candidato não se utilize dos programas de rádio e televisão para direta ou indiretamente divulgar sua candidatura e obter vantagem em relação aos seus concorrentes, o que configuraria tratamento privilegiado e desigualdade na disputa do pleito eleitoral. Esses profissionais, no entanto, podem continuar trabalhando nos meios de comunicação exercendo atividades nos bastidores, sem uso de suas vozes e imagens.
 
Penalidades

De acordo com o §2º do artigo 45 da Lei nº 9.504/1997, as emissoras de rádio e televisão que descumprirem a legislação terão que pagar multa, que pode variar entre 21.282 a 106.410 mil. A multa é duplicada em caso de reincidência. Já o pré-candidato terá o registro de candidatura cancelado.
 


CURSO DE EXTENSÃO FÉRIAS - FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - FAMETRO - 2016



Estão abertas as inscrições para os 19 cursos de extensão, ofertados pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO) no mês de julho.

As aulas serão realizadas de acordo com a programação, entre os dias 2 e 26 de julho, em horários pela manhã, tarde e noite, na sede da instituição, no bairro Jacarecanga.

Os cursos estão divididos entre as áreas de Gestão, Saúde, Humanas e Tecnologia. O investimento é a partir de R$ 55. Os cursos são abertos ao público e têm inscrições pelo site.

Segue abaixo relação completa dos cursos:


Medidas de avaliação – carga horária 20h

Assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico – carga horária 12h

Manejo para o sucesso do aleitamento materno - carga horária 8h

Diabetes: uma análise bioquímica e fisiológica – carga horária 8h

Aspectos fisiológicos da gestação – carga horária 8h

Preparações caseiras e cuidados com plantas medicinais – carga horária 10h

Neuroanatomia – carga horária 10h

Reabilitação nos distúrbios da postura, da marcha e queda em idosos – carga horária 10h

Fototerapia aplicada à estética – carga horária 10h

Interpretação de exames laboratoriais aplicados à nutrição – carga horária 8h 

Uso da ferramenta Excel para análise de gestão – carga horária 16h

Aprenda a usar a calculadora HP 12C – carga horária 12h

Dinâmicas de grupo para seleção – carga horária 12h

Gerenciamento de projetos na prática – carga horária 20h

Investimento Financeiro: oportunidade para multiplicar seu dinheiro – carga horária 12h

Aperfeiçoamento técnico e residência em bando de dados Oracle 12c, sistemas operacionais e computação em nuvem – Módulo I – carga horária 60h

Novo Código Processo Civil: mudanças, inovações e supressões – carga horária 20h

Aspectos históricos e conjunturais da seguridade social no Brasil – carga horária 12h

Funcionamento das redes SUS e SUAS: enfoque interdisciplinar – carga horária 12h

 INSCRIÇÕES: http://www.fametro.com.br/extensao

SÃO JOÃO DE FORTALEZA 2016 - ATERRO DA PRAIA DE IRACEMA - 24 a 26 de junho 2016.

 
 

Nos dias 24 a 26 de junho de 2016, o Sistema Verdes Mares, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, realiza o São João de ...Fortaleza 2016. Uma das maiores festas junina de capital do País ocupará o Aterro da Praia de Iracema num evento gratuito, que contará com infraestrutura de grande porte e reunirá 12 atrações no palco principal.

O São João de Fortaleza 2015 foi idealizado com o objetivo de promover a cultura e incrementar o entretenimento local. O público de todas as idades será beneficiado com um evento que contará com Arena Show, Arena Diversão, Quadrilhas Juninas, Cidade Cenográfica, Espaço Gastronômico e uma incrível roda-gigante.

A arena, com 12 mil metros quadrados, será fechada com entrada gratuita todos os dias. Além de segurança privada, o evento contará com a parceria dos órgãos públicos como Polícia Civil, Militar, Guarda Municipal, Juizado da Infância e Juventude, Corpo de Bombeiros, SAMU, AMC, Batalhão de Policiamento de Eventos, EMLURB, Etufor, Regional II, Secretaria de Segurança Pública e Vigilância Sanitária. A arena terá capacidade de receber até 30 mil pessoas por noite. Os portões serão abertos, diariamente, a partir das 17 horas.

Na Arena Show, o palco principal receberá mais de 12 atrações de artistas nacionais, regionais e muito da cultura local. Na Arena Diversão, uma roda-gigante com vista para o mar da Praia de Iracema e para toda a festa do São João de Fortaleza será uma das atrações destaque do evento. Para brincar, basta adquirir as fichas que serão vendidas a preços populares.

Além de toda essa estrutura, o evento terá ainda brincadeiras e comidas típicas no Espaço Gastronômico.

Toda a beleza das quadrilhas cearenses estará presente em um espaço dedicado aos amantes das apresentações culturais, o quadrilhódromo. As quadrilhas se apresentarão em uma linda arena com decoração temática e arquibancadas será montada para que o público possa apreciar com conforto os espetáculos regionais.

São João de Fortaleza 2016. Realização: Sistema Verdes Mares e Prefeitura de Fortaleza. Patrocínio: Governo do Estado do Ceará.

Programação oficial

Abertura oficial dos portões – a partir das 17 horas.



24/06 – SEXTA-FEIRA:

18:30 – RAINHAS DA FARRA

20:00 – CHICO PESSOA

21:30 – ELBA RAMALHO

23:00 – IOHANNES



25/06 – SÁBADO

18:00 – IGOR GUERRA

19:30 – LUIS MARCELO & GABRIEL

21:00 – FORRÓ REAL

22:30 – GUSTTAVO LIMA



26/06 – DOMINGO

18:00 – CONDE DO FORRÓ

19:30 – LAGOSTA BRONZEADA

21:00 – ITALO & RENNO

22:30 – JOELMA

quinta-feira, 16 de junho de 2016

ÊNIO CARLOS : TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.

 
 
 
"NOTA OFICIAL!

Nos últimos dias, muitos boatos surgiram acerca do motivo do afastamento do nosso querido Ênio Carlos. Portanto, decidimos esclarecer alguns fatos. 
 
Desde o final de fevereiro, ele foi diagnosticado com uma grave condição médica, tumor cerebral, caracterizando um tipo de CA. A equipe de médicos que o acompanha recomendou o seu afastamento para que o tratamento tivesse a eficácia necessária e, desde então, ele vem se tratando para que em breve retorne aos programas de rádio e TV. 
 
Agradecemos de coração a todos os fãs que manifestaram carinho e preocupação com o Ênio. Pedimos que todos orem pela restauração de sua saúde, pois nesse momento, a fé é o nosso alicerce. "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses, 4:13)

Família Ênio Carlos" 

terça-feira, 14 de junho de 2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA DA UFBA - PROCESSO SELETIVO 2016



Estão abertas até a próxima sexta (19) as inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Museologia da Universidade Federal da Bahia. Contando com 10 vagas, o curso terá duas linhas de pesquisa: “Museologia e Desenvolvimento Social” e “Patrimônio e Comunicação”. Os interessados devem apresentar formulário de inscrição, cópias do CPF e do Documento de Identidade, título de eleitor, diploma de graduação, histórico escolar, currículo Lattes atualizado, comprovante de pagamento da taxa de inscrição e a Proposta de Pesquisa.

O Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFBA terá ênfase na teoria museológica contemporânea, voltada para os estudos dos processos museais, institucionais ou não. Os estudos terão foco nas relações de poder e representações desenvolvidas entre grupos culturais, abarcando problemáticas inseridas em questões históricas e socioculturais de forma a ressaltar configurações teórico-conceituais, métodos de abordagem, estratégias, uso e apropriação do patrimônio cultural. Maiores informações aqui ou através do e-mail ppgmuseu@ufba.br.

O projeto do curso de mestrado acadêmico, que será o primeiro de pós-graduação da área de Museologia na região Nordeste, foi construído a partir de uma ampla articulação e debate entre o Departamento de Museologia da UFBA, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT, e Secretaria de Cultura do Estado, por meio da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC).

Fonte:http://www.ipac.ba.gov.br/noticias/ufba-divulga-processo-seletivo-para-o-programa-de-pos-graduacao-em-museologia

domingo, 12 de junho de 2016

Comentário RACISTA de ARNALDO JABOR contra DEPUTADA FEDERAL TIA ERON.(PRB - BAHIA)



Onde andará Tia Eron? Será que foi raptada? Estará amarrada em algum poste? Será que vaga por Brasília entre o sim e o não? Assim pensávamos. Mas ela acabou aparecendo e com ela mais um capítulo dessa chanchada de 8 meses com o protagonismo de Eduardo Cunha.
Ele supera de longe o Maluf como ator. Maluf é da velha escola de interpretação. Cunha é muito mais moderno: rosto imóvel, nem pisca diante das piores acusações. Cunha é fascinante.
Extraordinário como um só elemento consegue parar o funcionamento da Câmara. O país olha extasiado.
Ele nega o óbvio, o patente e sua tropa de choque repete: não há provas contra ele. Mas, como?  Extrato bancário do banco suíço, assinaturas, cheques, depósitos, saques. Nada prova nada? Nao é apenas a desmoralização da verdade. É o desrespeito à mentira.
Mas, por outro lado, temos de agradecer ao Cunha. Ele tem nos ensinado muito. Nos ensina a ser determinados, impassíveis, cínicos. Mas, também temos de agradecer a ele a descoberta do Brasil. Isso. Ele nos mostra séculos de adultério entre a coisa pública e a privada. O atraso brasileiro está sintetizado em seu corpo e alma.
Será que Tia Eron vai aparecer?  Será que ela vai surgir divina, chiquérrima e vai votar? Será contra ou a favor do Cunha? O Brasil espera de boca aberta. Se ela impedir sua cassação, Cunha finalmente vai sorrir aliviado. E vai beijar-lhe a mão e suspirar: Obrigado, titia.
edição 07/06/2016.

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2016/06/nao-e-apenas-desmoralizacao-da-verdade-diz-jabor.html

ESTARÁ AMARRADA A ALGUM POSTE ? ( OU TRONCO)
MESMO COM TODA ESSA HERANÇA CULTURAL O NEGRO, OU NEGRA MERECE SER TRATADO COM DIGNIDADE.

sábado, 11 de junho de 2016

PONTOS DE MEMÓRIA - ibram - instituto brasileiro de MUSEUS.

 

 

Pontos de Memória.

Abrace essa ideia.


O Programa Pontos de Memória é um programa que atende os diferentes grupos sociais do Brasil que não têm oportunidade de narrar e expor suas próprias histórias, memórias e patrimônios nos museus. Tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de uma política pública de direito à memória, com base no Plano Nacional Setorial de Museus e Plano Nacional de Cultura.
Área Responsável: Coordenação de Museologia Social e Educação do Departamento de Processos Museais (Comuse/DPMUS)

O que é: Um programa que pretende atender os diferentes grupos sociais do Brasil que não tiveram a oportunidade de narrar e expor suas próprias histórias, memórias e patrimônios nos museus.

Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento de uma política pública de direito à memória, com base no Plano Nacional Setorial de Museus e Plano Nacional de Cultura.

Como participarpontosdememoria@museus.gov.br

quarta-feira, 8 de junho de 2016

V ENCONTRO INTERNACIONAL DE DIREITOS CULTURAIS - Partilhas Culturais: Processos, Responsabilidades e Frutos.

 
O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais, realiza, de 03 a 08 de outubro de 2016, o V Encontro Internacional de Direitos Culturais.
Tema
A quinta edição tem por tema "Partilhas Culturais: Processos, Responsabilidades e Frutos", tendo por escopo principal evidenciar o aspecto das partilhas culturais, quando distintas culturas interagem, diferenciando-o dos conflitos que surgem em virtude de atos preponderantemente violadores da diversidade cultural, para que tais partilhas sejam estimuladas em seus processos, clareadas em suas responsabilidades e dividida em seus frutos.
Inscrições de artigos
As inscrições de artigos científicos e relatos de pesquisa estão abertas a alunos de graduação e de pós-graduação em direito, bem como de outras áreas acadêmicas, uma vez que o evento é interdisciplinar; pesquisadores e trabalhadores do campo da cultura; gestores públicos e privados de órgãos e entidades culturais, assim como profissionais do direito e de outras áreas do conhecimento que tenham afinidade com a temática geral do evento e dos seus simpósios temáticos.

Cada autor poderá submeter até dois artigos científicos para apresentação no evento, desde que para Simpósios Temáticos (ST) distintos. Serão admitidos somente trabalhos inéditos, com até 03 (três) coautores. Os Simpósios Temáticos a serem apresentados são:

ST1 – Direitos Autorais e Conexos
ST2 – Patrimônio Cultural
ST3 – Políticas Culturais e Fomento à Cultura
ST4 – Direito, Arte e Cultura
ST5 – Direitos Culturais e Transversalidades
ST6 – Conflitos Culturais
ST7 – Direitos Culturais nas Constituições e Documentos Jurídicos Internacionais
ST8 – Teoria dos Direitos Culturais
ST9 – Julgados sobre Direitos Culturais

A submissão de trabalhos será realizada no seguinte endereço eletrônico:https://doity.com.br/eidc/artigos

Participação de ouvintes
Interessados em participar como ouvintes no evento poderão se inscrever entre os dias 1 de junho a 05 de outubro de 2016, no seguinte endereço:https://doity.com.br/eidc/inscricao

Sobre o evento
O Encontro Internacional de Direitos Culturais, que chega à sua quinta edição, é um evento interdisciplinar de cunho acadêmico que tem por objetivo estudar e difundir os Direitos Culturais, de modo a contribuir para que sejam úteis às práticas jurídicas e administrativas a eles atinentes, composto por palestras, mesas redondas, simpósios temáticos, grupos de debates, apresentações de trabalhos acadêmicos e lançamento de livros. Referidas atividades contarão com estudiosos e militantes de reconhecida dedicação e produção relacionadas às temáticas do evento.

Cronograma
Inscrições de trabalhos: 01 de junho de 2016 a 16 de agosto 2016.
Inscrições na categoria Autores e Ouvintes (Lote 1): 01 de junho de 2016 a 16 de agosto de 2016.
Inscrições na categoria Ouvintes (Lote 2): 17 de agosto de 2016 a 05 de outubro.
Resultado da Seleção dos Trabalhos: até dia 19 de setembro de 2016.
Apresentação de Artigos Científicos: 06 de outubro de 2016, das 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00
V Encontro Internacional de Direitos Culturais | 03 a 08 de outubro de 2016

Mais informações | http://goo.gl/CFotPO
Site do Evento | https://doity.com.br/eidc
Site do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais |www.direitosculturais.com.br
E-mail | contato@direitosculturais.com.br

Escola de Vida, Sabor e Arte - EVISA : CURSO DE GASTRONOMIA GRÁTIS - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS - Fortaleza.




A partir desta terça-feira, 7, começam as inscrições para os cursos da Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa) por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). São 200 vagas, sendo 20 vagas por turma.

Entre as oportunidades estão os cursos de atendimento em lanchonete, auxiliar de confeitaria, auxiliar de cozinha, bolos e tortas comerciais e artísticas, chocolateria, cozinha regional e produção de salgados. As capacitações são destinadas a jovens e adultos residentes em Fortaleza, com idade acima de 16 anos e que tenham concluído o ensino fundamental.

As inscrições podem ser realizadas até o mês de julho. Os interessados deverão comparecer a sede da Evisa e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço.

Durante os cursos, os alunos receberão material didático e fardamento.

Sobre a Evisa
A Evisa capacita pessoas por meio da oferta diversificada de cursos na área da gastronomia, na perspectiva de inserção no mercado de trabalho, nos variados tipos de empresas que atuam na produção, comercialização e prestação de serviços no segmento da alimentação.

Inscrições na sede da Evisa
Hora: das 8h às 12h e das 13h às 16h30
Local: Avenida do Imperador, 1.367, Centro

Mais informações: 3101.2730 / 2731 / evisa@stds.ce.gov.br

sábado, 4 de junho de 2016

quarta-feira, 1 de junho de 2016

VENEZUELA : UMA NAÇÃO MERECE RESPEITO - CARTA DEMOCRÁTICA - OEA


fonte:http://forum.jogos.uol.com.br/neste-topico-saudamos-a-republica-bolivariana-da-venezuela_t_3536964

O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, anunciou hoje (31) o pedido de convocação de um conselho permanente dos Estados-membros, entre 10 e 20 de junho, para discutir a “alteração da ordem constitucional” naquele país e “como a mesma afeta gravemente a ordem democrática”.
“Na Venezuela, perdeu-se a finalidade da política. Esqueceu-se de defender o bem maior e coletivo a longo prazo sobre o bem individual a curto prazo”, aponta Almagro, em documento de 132 páginas publicado na página da OEA na internet. “O político imoral é aquele que perde essa visão porque o único que interessa é manter-se no poder, à custa da vontade da maioria”, completa.
Ao final da sessão extraordinária, embaixadores dos 34 países que integram a organização deliberam se o comportamento da Venezuela desrespeita os princípios democráticos de sua Constituição. Para embasar o caráter emergencial do seu pedido, Almagro recorreu ao Artigo 20 da Carta Democrática Interamericana que estabelece que “o secretário-geral poderá solicitar a convocação imediata do conselho para apreciar coletivamente uma situação e adotar as decisões convenientes”.
De acordo com a Agência de Notícias Venezuelana, o presidente Nicolás Maduro considerou a medida da OEA como “intervencionista” e chamou o povo venezuelano à rebelião nacional em defesa da pátria. “Eles acreditam que a pátria de Bolívar se intimida por suas ameaças”, disse Maduro. “Na Venezuela ninguém vai aplicar qualquer Carta, chamada como queiram chamá-la”.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-05/oea-aciona-pela-primeira-vez-na-historia-carta-democratica-contra

http://www.oas.org/OASpage/port/Documents/Democractic_Charter.htm