Bem Vindo

terça-feira, 11 de abril de 2017

3º Seminário Brasileiro de Museologia - SEBRAMUS - UNIVERSIDADE FEDERAL do Pará



O 3º Seminário Brasileiro de Museologia (Sebramus) tem como objetivo proporcionar a realização de discussões acadêmicas na área da Museologia, contribuindo para a divulgação qualificada da produção científica dos professores e pesquisadores da área. Promovido pela Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia, com apoio da Universidade Federal do Pará, esta terceira edição do Seminário pretende realizar diálogos e debates sobre a temática “Museologia e suas interfaces críticas: Museu, Sociedade e os Patrimônios”.

A Museologia é considerada uma ciência desde a segunda metade do século 20, que tem como objeto de estudo a Musealidade, tendo se ocupado, dentre outras perspectivas de estudos, às suas interfaces críticas com o próprio Patrimônio e seus múltiplos processos de patrimonialização e de musealização.

Outra abordagem da Museologia versa sobre as ações específicas do homem ante os objetos e seus valores conceituais, que ao se tornar musealizados, estabelecem “relação mediadora entre homem e patrimônio”, constituindo assim o objeto de estudo da Museologia. Do mesmo modo, o fazer museológico é também notadamente interdisciplinar, o que demanda muitas vezes a participação de estudiosos e profissionais de áreas diversas.

Estas compreensões da Museologia abrem-nos os olhos para a dimensão social, política e crítica desta ciência, e nestas perspectivas, a Museologia lança mão de metodologias diversas, das ciências humanas, sociais, exatas e biológicas e da Filosofia, podendo assim ser destacado seu caráter interdisciplinar e de apropriação de outros campos disciplinares de conhecimento e saberes. Refletir e discutir as relações entre museu, sociedades e os patrimônios, nestas perspectivas críticas e reflexivas, cruzando olhares internos ao campo e em diálogo com outros campos disciplinares, é a proposta do 3º Sebramus, que será realizado na Universidade Federal do Pará de 20 a 24 de novembro de 2017.

Profa. Dra. Carmen Silva (UFPA)
Profa. Dra. Emanuela Sousa Ribeiro (UFPE)
Profa. Dra. Flávia Palácios (UFPA)
Prof. Dr. Hugo Menezes (UFPA)
Profa. Me. Marcela Cabral (UFPA)
Prof. Dr. Marcelo Nascimento Cunha (UFBA)
Profa. Dra. Rosangela Britto (UFPA)
Profa. Me. Silmara Küster de Paula Carvalho (UNB)
Profa. Dra. Sue Costa (UFPA)

Curso de Museologia Faculdade de Artes Visuais (Atelier e Anexo)
Campus Profissional
Universidade Federal do Pará. Rua Augusto Corrêa, 01
Guamá, Belém, Pará
 fonte:http://www.3sebramus.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.