Bem Vindo

segunda-feira, 22 de maio de 2017

GRUPO JBS A CORRUPÇÃO COMPENSA ? LAVA JATO NELES...



O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou há pouco a íntegra da delação premiada dos empresários Joesley e Wesley Batista, donos do grupo JBS, controlador do frigorífico Friboi. A medida foi tomada após o ministro Edson Fachin homologar os depoimentos, firmados com a Procuradoria-Geral da República (PGR). São cerca de 2 mil páginas. As oitivas foram gravadas em vídeo.

Ontem (18), após retirar o sigilo dos depoimentos, o STF divulgou o áudio gravado pelo empresário Joesley Batista em uma reunião com o presidente Michel Temer. A prova faz parte da investigação que foi aberta contra o presidente na Suprema Corte. Também foram citados os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Zezé Perrella (PMDB-MG), além da ex-presidenta Dilma Rousseff e o ex-ministro Guido Mantega.

fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2017-05/delacao-de-donos-da-jbs-e-divulgada-pelo-stf-e-tem-cerca-de-2-mil-paginas.http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2017-05/delacao-de-donos-da-jbs-e-divulgada-pelo-stf-e-tem-cerca-de-2-mil-paginas


Entra em vigor a lei que aperta o cerco contra corruptos e corruptores.(2014)



Pela primeira vez, as empresas serão punidas por corrupção em contratos com a administração pública. A cobrança de propina deixará de ser problema exclusivo de funcionários.
A chamada lei anticorrupção estabelece que: as multas podem chegar a 20% do faturamento anual bruto, quando não for possível determinar o faturamento, o valor pode ir de R$ 6 mil a R$ 60 milhões; as empresas correm o risco de ficar sem contratos com municípios, estados e a união e sem empréstimos de bancos públicos; em caso de reincidência, podem até ser fechadas; e as punições estão previstas mesmo se a empresa desconhecer o envolvimento de seus funcionários com corrupção.

A legislação, que começou a valer hoje, cerca os dois lados do problema: o do corrupto, que aceita fraudar contratos, e o do corruptor, que oferece a propina. É uma mudança de paradigma que coloca em jogo o patrimônio dos empresários para garantir que o dinheiro desviado seja ressarcido.
A lei prevê penas mais duras para empresas que forem negligentes no combate à corrupção e atenuantes para aquelas que denunciarem o problema e colaborarem com investigações.
O promotor Arthur Pinto de Lemos Júnior, que investiga crimes financeiros, destaca que a nova legislação não atinge apenas o caixa, mas também a imagem das empresas, porque as condenações serão divulgadas. “A publicação dessas decisões condenatórias, de forma a informar a sociedade os atos infracionais praticados por elas e, ao mesmo tempo, o mesmo fato deverá ser levado à apreciação do poder judiciário que poderá impor uma pena capital, uma pena de morte a essas pessoas jurídicas. Elas deixam de existir”.
 fonte:http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/01/entra-em-vigor-lei-que-aperta-o-cerco-contra-corruptos-e-corruptores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.