Bem Vindo

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Catedral Metropolitana de Fortaleza - Urna de Dom Bosco
















Peregrinação da Urna de Dom Bosco em Fortaleza

Celebração de 150 anos da congregação

A urna de Dom Bosco percorre os cinco continentes e chega ao Brasil. O primeiro itinerário internacional da peregrinação da Urna de Dom Bosco está sendo feito na região salesiana América Cone sul. O Chile foi o primeiro país a receber a urna no período de 02 a 18 de julho, de lá a peregrinação passou pela Argentina, Uruguai e Paraguai, onde foi enviada para o Brasil no dia 15 de novembro de 2009.

Em 2009, foi comemorado o aniversário de 150 anos da Congregação Salesiana. Em 16 de agosto de 2015, serão celebrados os 200 anos de nascimento de seu fundador, São João Bosco. Diante dessas comemorações tão significativas, o Reitor-mor da Congregação e 9º sucessor de Dom Bosco, Pe. Pascual Chavez Villanueva lançou uma peregrinação especial por todo mundo salesiano. Uma urna, contendo as relíquias do santo, percorrerá os 130 países, nos 5 continentes em que há presença salesiana.

Desde o dia 21 de janeiro a urna percorre algumas cidades da região nordeste.
O que são as relíquias?

Uma relíquia é uma peça preservada para ser venerada e, em geral, está relacionada à vida de um santo. No caso específico de Dom Bosco, as relíquias são a mão direita do santo e o radio (osso do braço). Guardadas em caixas especiais, as relíquias foram colocadas no interior de uma estátua de Dom Bosco e acomodadas dentro de uma urna feita em alumínio, bronze e cristal. Essa urna peregrina é uma réplica da que está na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, na Itália.

Itinerário da Urna em Fortaleza

A urna chegará à Fortaleza no dia 05 de fevereiro de 2010. Irá passar pelo Colégio Juvenal de Carvalho e Colégio Dom Lustosa onde ficará até o dia 06. No dia 06 seguirá para a Catedral Metropolitana de Fortaleza onde haverá missa às 08h30min celebrada pelo Sr. Arcebispo Dom José Antônio. Às 10h30min a urna sairá em carreata solene para o Colégio Salesiano Dom Bosco, na paróquia da Piedade onde ficará em exposição e visitação durante a tarde e parte da noite.

Dia 07 a urna sairá em translado para Belém - PA.

A paróquia da Piedade fica na Rua Joaquim Torres, 185, Joaquim Távora.

Informações (85) 88690778 - Márcia Brandão / (85) 87500703 – Jocasta Pimentel
FM Dom Bosco.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza
A Catedral Metropolitana de Fortaleza realizou neste sábado pela manhã missa e uma excelente homenagem aos 150 anos da congregação Salesiana.
Foto: Edimar Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.