Bem Vindo

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Dom Bosco - Salesianos - Urna de Dom Bosco - Fortaleza







QUEM SÃO OS SALESIANOS?
A obra salesiana começou com uma aula de catecismo simples, que São João Bosco deu a dezesseis anos de idade, pedreiro de aprendiz. A partir desse momento, os salesianos têm trabalhado para levar a Boa Nova do amor de Deus para os jovens, especialmente os mais pobres e os mais necessitados. Como Dom Bosco colocou: "Basta que sejais jovens para que eu te amo!"

Talentoso, carismático e generoso, São João Bosco foi um gênio com os jovens, especialmente aqueles que estavam desempregados ou com problemas. Como um jovem sacerdote se deu conta de seus sonhos com criatividade pastoral grande e audaz. Sem dúvida ele foi um dos maiores educadores do seu tempo (1815-1888).

Na verdade, a sua clarividência no que diz respeito aos jovens só está sendo totalmente apreciado hoje. Como um jovem padre ensinou os jovens a ler e escrever, e encarregou-los em uma variedade de rotas para que eles possam ganhar a vida. Acima de tudo, ele se tornou seu amigo de confiança. A fim de continuar seu trabalho, ele fundou uma comunidade religiosa de padres e irmãos.



Foi chamada de Sociedade de São Francisco de Sales, após seu santo preferido própria, cuja doçura e bondade que ele queria imitar. Hoje eles são conhecidos como os Salesianos de Dom Bosco (SDB).

Dom Bosco era um homem de grande visão e logo percebeu a importância de alargar o seu trabalho com os jovens para as meninas. Ele pediu a ajuda de Maria Mazzarello para fundar as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), agora conhecido simplesmente como Filhas de Maria Auxiliadora. Hoje existem cerca de 35.000 salesianos e irmãs de trabalho para os jovens em casa e sobre as missões em mais de 100 países. Eles estão ativamente envolvidos em todos os tipos de programas pastorais, educativas e de catequese em nome dos jovens. Seu estilo de vida, como a de seus dois fundadores santo, é caracterizada pela alegria, simpatia e um profundo amor de Cristo nos jovens.
- Filosofia Salesiana --

Como as pessoas que se importam com os jovens, os Salesianos reconhecem a importância de caminhar com os jovens, incentivando e orientando suavemente. Nós acreditamos que há um tesouro em cada pessoa e nós somos chamados a ajudar de alguma forma os jovens encontrar seu tesouro interior, nomeá-la e usá-lo para construir um mundo melhor. Demitido pelo espírito de Dom Bosco, nós celebramos a presença de Deus nos jovens e os pobres. Junto com eles lutamos para transformar em realidade em nossas vidas e nosso mundo os valores do evangelho. Estamos a muitos jovens e pobres que experimentam pouco de dignidade e valor, e para quem o Evangelho ea Igreja têm pouco significado.

São João Bosco inspirou milhares de pessoas, jovens e velhos, padres, irmãos, irmãs e leigos, para alcançar a santidade em suas vidas. A Igreja reconheceu muitas delas como excepcional em santidade e merece o título de Saint, Blessed, ou Venerável Servo de Deus. Nós, também, pode ser inspirado pela leitura de suas vidas.

Todos os programas de educação salesiana são baseados no Sistema Preventivo de Dom Bosco, que por sua vez é baseada na razão, a ética e a bondade amorosa.
Os Salesianos participar ativamente nos programas de elevação moral e social e de educação que têm impacto sobre a juventude, proporcionando-lhes o seguinte:


»Um profundo sentimento de dignidade através da descoberta e valorização de recursos pessoais;
»Uma oportunidade para os alunos tomam a iniciativa e participar ativamente na tomada de decisões sobre suas próprias vidas e meio ambiente;
»Um senso de responsabilidade e obrigação.

»Um apreço pelos valores sociais e culturais da comunidade.


Para atingir os seus objectivos, os salesianos utilização, em conjunto com escolas e paróquias, as estruturas de ensino conhecido como "centros de juventude", que são lugares onde você aprende a amar e ser amado, e uma escola onde você pode aprender a viver e trabalhar.

O centro de juventude proporciona jovens de ambos os sexos, com ensino profissional, formação técnica, emprego, assistência médica e educação em saúde e programas de desenvolvimento humano, desenvolvimento e crescimento pessoal são promovidos através da comunicação, a auto-estima e auto-avaliação de cursos, a definição de curto prazo e oportunidades de metas de longo prazo, e fornecimento de tomar decisões.


Cursos de formação de liderança da Juventude e outros programas que se destinam a reconhecer o potencial do aluno também são realizadas.

Jovens aprendem a dinâmica de grupo e de gestão e aprendem a identificar as qualidades de liderança pessoal. Os programas abrangem cursos sobre higiene, primeiros socorros, doenças infecciosas como a cólera, doenças sexualmente transmissíveis, HIV / AIDS (Quer saber mais), a importância da vacinação, abuso de drogas, álcool, tabaco e substâncias tóxicas, educação sexual e planeamento familiar .


Urna de Dom Bosco em Fortaleza 05,06 e 07 de Fevereiro de 2010.
O trajeto das relíquias teve início em julho deste ano, na Itália, e faz parte da preparação do bicentenário de Dom Bosco (1815-2015). A peregrinação será realizada por 130 países onde existe a presença salesiana e deve ser concluída em Turim no dia 16 de agosto de 2015, data em que serão celebrados os 200 anos de nascimento de Dom Bosco.

A urna traz as datas relativas ao bicentenário gravadas, o escudo da congregação salesiana e o lema carismático que o próprio Dom Bosco tomou para si: "Da mihi animas, coetera tolle" (Dai-me almas, ficai com o resto). Os pilares da urna são adornados com ladrilhos quadrangulares que representam rostos de jovens dos cinco continentes.
Fotos:Edimar Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.