Bem Vindo

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Garça - Branca Lagoa da Parangaba - Fortaleza


Garça-branca (Ardea alba)


Classe: Aves

Ordem: Ciconiformes

Família: Ardeidae

Nome científico: Ardea alba

Nome vulgar: Garça-branca

Categoria: Vulnerável




Na época da reprodução, aparecem no dorso dos indivíduos de ambos os sexos as egretas, penas delicadas que se eriçam durante a dança nupcial. Tais penas, por despertarem a cobiça de comerciantes, foram a causa da matança de milhares de garças. No final do período reprodutivo as egretas ficam bem desgastadas e são substituídas por penas de cobertura normais. A. alba, assim como outros ardeídos, possui a penugem de pó concentrada no peito e na região uropigiana. Esta penugem é representada por penas que crescem continuamente e que se desintegram em pó azulado; este é espelhado pelo bico na plumagem da ave e absorve as suas impurezas. Com auxílio da unha do dedo médio do pé, transformada em pente, a ave promove a limpeza da plumagem. Como as outras garças e socós, A. alba voa com o pescoço encolhido e as pernas estendidas.

Alimentação: peixes, anfíbios, répteis e invertebrados, capturados comumente dentro d'água; para tal, mantém-se quase imóvel à espera da presa.

Nidificação: os ninhos e os ovos assemelham-se aos de Egretta thula, porém, com diâmetros maiores. Assemelham-se também os períodos de incubação e de alimentação dos filhotes. Juntamente com outras espécies de ardeídeos, além de colhereiros, cabeças-secas e biguás, as garças podem formar ninhais muito numerosos na época reprodutiva.

Hábitat: borda de lagos, rios e banhados.

Tamanho: 75,0 cm.


Fonte: USP

Em Fortaleza, nas Lagoas de Parangaba, Maraponga e Mondubim e certeza você vê um Bando de Garças tomando o seu tradicional banho de Sol,  é raro o tempo nublado em fortaleza. Apenas nos meses de janeiro e fevereiro o tempo fica bonito para chover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.