Bem Vindo

sábado, 30 de julho de 2011

1º Colóquio Laphista - Desdobrar história da arte: redes, narrativas e monumentos.‏


Laboratório de Pesquisa em História da Arte - LAPHISTA

A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), através da Galeria Antônio Bandeira, iniciou neste ano de 2010 as ações do Laboratório de Pesquisa em História da Arte - Laphista, que busca promover o estudo, a pesquisa, a reflexão e a consciência crítica sobre a construção dos lugares de memória para as artes, bem como sobre a existência de uma escrita da história da arte no Ceará; e articular as relações entre arte, patrimônio e instituições.

O Laphista funciona como um grupo de estudos, com atividades práticas de pesquisa e atividades de leitura dirigida. Tais atividades são orientadas pela historiadora Carolina Ruoso, mestra em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-diretora da Galeria Antônio Bandeira, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), recentemente lançou "O museu do Ceará e a linguagem poética das coisas (1971 - 1990)", fruto de sua dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em História (UFPE). Carolina estagiou no núcleo educativo do Memorial da Cultura Cearense e do Museu do Ceará, atuou como professora e coordenadora de artes e eventos nos Colégios Canarinho e Sapiens. Como ela mesma se define: "É uma trabalhadora de museus."

Os encontros do Laboratório de Pesquisa em História da Arte são quinzenais e acontecem na Vila das Artes. As atividades tiveram início dia 5 de julho. Foi realizada uma seleção dos participantes que enviaram seus currículos e uma carta de motivação. A procura pelo Laphista foi grande revelando que há muito tempo a cidade de Fortaleza alimentava esta necessidade cultural: investigar e narrar a nossa história da arte.
Membros do Laphista

Mariana Ratts, Diretora da Galeria Antônio Bandeira

Carolina Ruoso, Coordenadora Laphista

Francisco Galber Rocha Santiago

Milton Emmanuel de Oliveira Ferreira

Anderson de Sousa Silva

Nathália Catarina Forte

Nertan Dias Silva

Allison Duarte Barbosa

Sara Vasconcelos Cruz

Pedro André Braga de Oliveira Pinheiro Veras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.