Bem Vindo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

80 Anos Iphan - Programação cultural celebra aniversário do Iphan em Fortaleza/Ceará



Em 13 de janeiro, o Brasil comemora 80 anos de criação de uma política de defesa de seu patrimônio cultural. Nessa data, em 1937, foi criado o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir de propostas elaboradas por intelectuais comprometidos com o futuro do país, como Mário de Andrade. Para comemorar a data, a Superintendência do Iphan no Ceará promove uma série de atividades que celebram também a riqueza da cultura e da natureza cearense. 
No próximo dia 15 de janeiro, acontece a Caminhada Histórica, que será um passeio guiado pelo Centro Histórico de Fortaleza, com apoio da equipe de arquitetos, historiadores e arqueólogos da instituição. O evento começa no Passeio Público, passando pelos principais marcos históricos e patrimônio tombado do Centro de Fortaleza. Os participantes da caminhada receberão um mapa com todos os bens tombados da região, um total de 37 edificações tombadas pelo Iphan, pelo Estado e pelo município, sendo um rico instrumento de educação patrimonial.
No mesmo horário acontece a Bicicletada, partindo também do Passeio Público e fará um percurso pelos bens tombados com apoio do movimento Viva o Centro, um projeto de valorização do Centro sob o aspecto cultural, promovendo uma melhor qualificação do uso e preservação de seus espaços públicos e privados.
A comemoração tem continuidade no Theatro José de Alencar, com um presente do Iphan para o Estado: o livro Aquarelas do Ceará Oitocentista. Trata-se de uma publicação com as ilustrações da primeira expedição científica do Império Brasileiro, que teve o Ceará como território de exploração. A expedição, também conhecida como a “Expedição das Borboletas”, percorreu o território cearense durante dois anos e refletiu de forma interdisciplinar as riquezas do Estado. 
No livro, de autoria do professor Liberal de Castro, são retratados a flora, a fauna, as técnicas construtivas e edificações históricas, como o Largo de Icó, o litoral de Fortaleza, além de aspectos da astronomia e etnografia do Estado. Personagens como o jangadeiro, o vaqueiro, e o vendedor de caju, bem como, a música são expressões presentes no livro que falam sobre a “cearensidade”, identidade e história. O livro conta com textos do arquiteto e professor Liberal de Castro, personalidade reconhecida como um dos principais estudiosos do assunto em nosso estado. O evento terá participação da Camerata da Unifor, o grupo Folk Canções de Antigas Novidades e um coquetel de encerramento.
As atividades têm o apoio do grupo Indaiá, da Unifor e da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Serviço
Programação – Iphan 80 anos
Data:
15 de janeiro
15h - Caminhada Histórica: passeio guiado pelo Centro Histórico de Fortaleza, com apoio da equipe de arquitetos, historiadores e arqueólogos da instituição.
15h - Bicicletada: sairá do Passeio Público e fará um percurso pelos bens tombados com apoio do movimento Viva o Centro.
18h - Lançamento do livro Aquarelas do Ceará Oitocentista, com participação da Camerata da Unifor, do Grupo Folk Canções de Antigas Novidades, no Teatro José de Alencar.
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira - fernanda.pereira@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511 / 2024-5512 / 2024-5513 / 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.