Bem Vindo

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ìcone de Fortaleza - Casa do Português


A casa é ponto de referência de quem mora ou passa todos os dias pela Avenida João Pessoa, no bairro Damas. Data de 1950, quando começou a ser contruída.

Chamam-na de Casa do Português. Três andares. Duas rampas laterais que davam aos automóveis acesso aos terceiro e quarto andares. Grades de ferro pesado circudam a frente e o lado esquerdo da casa, hoje, cor verde-musgo se misturando com ferrugem como se a casa, que muitos dizem parecer com um navio, estivesse no fundo do mar, sob o ranger dos motores de ônibus da avenida preta João Pessoa.

O antigo era português realmente. Deu seu próprio nome, junto ao de um santo, a casa: Vila Santo Antônio de José Maria Cardoso. Sua família, por mais que se espichasse, não completava os cômodos do segunda andar, o único que realmente ocupou. Ainda em vida, alugou os outros dois acima para o empresário Paulo de Tarso, então dono da Boate Portuguesa. Quando morreu, em 1966, aos 72 anos, foi como um rasgo no casco da casa que já não era muito aprumada. No local, depois da boate, abrigou a sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) de 1965 a 1984, e logo depois: uma oficina, um estacionamento e um cortiço.

A casa então foi vendida em um leilão. Os atuais proprietários deixaram o aviso de não infomar endereços e telefones. Nenhuma reforma foi feita e não há sinais de que algum plano esteja sendo tramado. Comenta-se que seu José Maria Machado (atual dono) queria fazer um shopping, mas os sócios dele não gostaram da idéia. Salvado a dita quadra, o terceiro andar e o terraço estão com os escombros espalhados por todo o chão e as paredes pichadas.

O edifício está em processo de tombamento, aberto em janeiro de 2006 pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), por isso mesmo está protegido de reforma que o desfigure ainda mais ou de uma possível demolição. "Alguns arquitetos contestam que aquele edifício seja um patrimônio da cidade, mas ele tem uma arquitetura diferente, é um referencial de espacialidade. As pessoas que se utilizam do espaço tem uma referência nele. É também uma referência da cidade, na década de 60 ele foi postal de Fortaleza", diz Ivone Cordeiro, diretora do Departamento de Patrimônio Histórico-Cultural da Funcet.

O processo deve ser concluído em abril ou maio desse ano, segundo Ivone. Até agora nada foi pensado para o prédio e não se têm planos de uma possível reforma. Em 2005, os arquitetos Napoleão Ferreira e Mário Roque tiveram a idéia de transformar a casa em Centro Cultural. A proposta era a de um centro que integrasse a cidade e o estado com a cultura portuguesa. "A idéia é dar vida aquilo. A cidade está devendo à sua memória. Para mim aquilo é uma arquitetura que impressiona. É sem sombra de dúvida um marco urbano", reafirma Napoleão, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Av. João Pessoa - bairro Damas
http://opovo.uol.com.br/opovo/vidaearte/667957.html







Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

4 comentários:

  1. Gostei do que li. Obrigada por haver a ideia ainda que remota de conservação do potrimónio Português no Brasil.
    Foi o que entendi...
    Não sei se estou de ideias claras?!
    Jinhos
    Isa
    Portugal
    Europa

    ResponderExcluir
  2. muito bom casa do portugus e mesmo fabuloso a arquitetura

    ResponderExcluir
  3. hj eu bisneto de josé Maria Cardoso ficaria muito feliz se houvesse uma reconstryção do lugar vivi um tempo nele, é um grande patrimônio da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. Caro Henrique, tambem gostaria que esse belissimo casarão podesse ter um destino melhor, sou estudante de turismo e tenho a Casa do Portugues como objeto de estudo do meu TCC, ficaria muito grata se vc pudesse me fornecer informações concretas sobre o local Att Cláudia

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.