Bem Vindo

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bauhinia Microstachya,Cipó Escada de Macaco - Serra de Baturité - Ceará


Bauhinia splendens HBK (Leguminosae)

É uma planta nativa, encontrada abundantemente na mata atlântica de diversas regiões do Brasil, sendo conhecida como "cipó-unha-de-boi", "escada-de-macaco" ou "escada-de-jabuti", devido à peculiaridade de sua casca, muito similar a uma escada. É amplamente empregada na medicina popular para combater diversas patologias, principalmente aquelas associadas a processos infecciosos e dolorosos13.

Foi verificado em nossos laboratórios que tanto as folhas como o caule desta planta possuem princípios ativos que atuam como analgésicos em modelos experimentais com camundongos14,15. O mecanismo de ação analgésica do extrato hidroalcoólico dos caules não parece envolver os receptores opióides16. Também foi avaliado o perfil antibacteriano de alguns extratos e frações obtidos desta planta, cujos resultados indicaram a eficácia dos extratos mais polares contra distintas bactérias patogênicas, como Staphyloccocus aureus e Salmonella typhimurium17.

A análise fitoquímica preliminar indicou a presença dos flavonóides rutina (2) e quercetina (3)18, dois compostos conhecidos que apresentam importantes efeitos farmacológicos19,20 além de uma mistura complexa de taninos18.

2 comentários:

  1. essa árvore é um espetaculo,
    vou fazer até um trabalho sobre ela
    a natureza brasileira é rica
    com biodiversidades incriveis
    pena que o ser humano está acabando com tudo né !
    todos nós deveriamos preservar este planeta rico de tantas coisas, e tornar o nosso mundo muito melhor
    preserve a natureza !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Preste atenção não é uma árvore e sim um CIPÓ uma LIANA. rsrsr

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.