Bem Vindo

segunda-feira, 26 de julho de 2010

POLICIAL:UM CASO DE POLICIA


Francisco das Chagas de Oliveira Sousa, 37, estava há pelo menos meia hora abraçado ao corpo do filho, o adolescente Bruce Cristian de Sousa Oliveira, 14. Cristian estava morto, mas é como se o pai acreditasse que a morte é algo reversível. O menino havia sido baleado há pouco por Yuri Silveira, policial do programa Ronda do Quarteirão. O crime foi cometido no final da tarde de ontem, no cruzamento da avenida Desembargador Moreira com Padre Valdevino. Pai e filho voltavam para casa numa moto quando, segundo a Polícia Militar, teriam sido abordados por uma viatura.

Por acreditar que Francisco e Bruce parecessem suspeitos, e também porque não haviam parado a moto quando lhes fora pedido isso, o soldado Silveira, da turma de 2007 do programa e ainda em estágio probatório, disparou o tiro que atingiu a nuca de Cristian. Segundo Adriano de Oliveira, irmão de Francisco, o sobrinho sempre acompanhava o pai, que é técnico em manutenção de refrigeradores e havia saído de casa, em Maracanaú, antes do meio-dia. “Pelo horário, eles estavam voltando. Não sei se foi acidental ou proposital (o tiro que matou Cristian), não sei o que foi que houve”, fala. “Eles tiraram a vida de um inocente.”

http://opovo.uol.com.br/app/o-povo/fortaleza/2010/07/26/interna_fortaleza,2023966/tiraram-a-vida-de-um-inocente.shtml



POLICIA MILITAR:Instituição Séria que merece respeito tanto pelo os que fazem a POLICIA como pelo CIDADÃO. Infelizmente os tempos são outros...
UM PAI ENSINANDO UM OFICIO A SEU FILHO... UM POLICIAL TIRANDO VIDAS SEM PENSAR...UM FILHO TÃO PERTO DO PAI E SEPARADO DE UM MODO TRÁGICO.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

VII Festival Música na Ibiapaba

Aboios e toadas com a rainha dos vaqueiros encourada, Dina Martins, acompanhada por um trio regional de sanfona, zabumba e triângulo, além da participação de cinco vaqueiros, vão abrir a programação artística do VII Festival Música na Ibiapaba, na noite do dia 24 de julho em Viçosa do Ceará. A solenidade de abertura será às 20 horas, no palco da Praça da Matriz, que diariamente receberá orquestras e bandas das cidades do Maciço da Ibiapaba.


O VII Festival acontece até o dia 31 de julho, com mais de 70 oficinas pela manhã e à tarde, para mais de 1.000 estudantes de música inscritos, ministradas por renomados professores do Ceará e convidados de outros estados. No final da tarde começa a programação artística, tendo como palcos a Igreja Matriz, o Coreto e o palco da Praça da Matriz, o pátio do Patronato e o Polo Turístico da Igreja do Céu, uma das mais belas paisagens serranas do Ceará.


O VII Festival Música na Ibiapaba é uma realização do Instituto de Arte e Cultura do Ceará [WINDOWS-1252?]– IACC/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dentro do Programa Dragão do Mar Educativo, sua política de formação voltada para o segmento da música, no caso do VII Festival, direcionada para o fortalecimento e valorização da música brasileira popular. Tem patrocínio do Banco do Nordeste e parceria do Café Santa Clara, Rede Ibiapaba de Turismo [WINDOWS-1252?]– RITUR, Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes - ECOA, as Prefeituras do Maciço da Ibiapaba, de Sobral e municípios do Vale do Acaraú.

VII Festival Música na Ibiapaba [WINDOWS-1252?]– De 24 a 31 de julho em Viçosa do Ceará. Informações sobre Viçosa do Ceará [WINDOWS-1252?]– Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Desporto: (88)3632-1580. Informações sobre o Festival - Instituto de Arte e Cultura do Ceará - IACC: (85) 3488-8601.
E-mail: presidencia@dragaodomar.org.br.

Edital: Secult e MinC selecionam 21 Pontos de Leitura no Ceará

O objetivo do edital Pontos de Leitura do Ceará é selecionar 21 iniciativas culturais do ceará que trabalhem com estímulo e incentivo a leitura. As inscrições foram prorrogadas e seguem abertas até o dia 5 de agosto de 2010 .

O Governo do Estado, por intermédio de sua Secretaria da Cultura, e o Ministério da Cultura lançam o edital Pontos de Leitura do Ceará, parte do Programa Mais Cultura. O objetivo é selecionar 21 iniciativas culturais em atividade de fortalecimento, estímulo e incentivo a leitura, que contribuam para a democratização do acesso gratuito aos livros, gibis e outros suportes de leitura, e que envolvam a comunidade na gestão da iniciativa segundo suas próprias necessidades de informação e fruição cultural. As inscrições foram prorrogadas e seguem abertas até o dia 5 de agosto.

Cada iniciativa selecionada recebe um prêmio de R$ 20 mil, que deverá ser utilizado na aquisição de acervo (livros e demais publicações e materiais de leitura: revistas, gibis, CDs, DVDs, etc.); apoio às atividades sócio-culturais e educativas agregadas à leitura (rodas de leituras, oficinas de mediação de leitura e produção de textos, debates, exibição de filmes, etc.); aquisição de equipamentos e mobiliário de apoio e suporte as atividades voltadas ao atendimento do usuário (computador, impressora, TV, DVD, aparelho de som, estantes para livros, mesas e cadeiras, pufes, projetor, etc.); aquisição de materiais de guarda e/ou transporte de acervo e de apoio às atividadesrealizadas de forma itinerante (bicicletas, carrinhos, bolsas, malas, mochilas, etc.); e para investimento em reforma e instalações quando a iniciativa dispor de espaço físico para realizar suas atividades regularmente.


O edital é destinado a pessoas físicas e instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, com comprovada experiência e atuação, pelo menos há um ano, com propostas culturais, sociais ou educacionais relacionadas ao fortalecimento, estímulo e fomento da leitura no estado do Ceará.


Edital:http://www.secult.ce.gov.br/categoria1/edital-pontos-de-leitura/EDITAL-PONTOS-DE-LEITURA-2010.pdf

Seminário "Arte, Invenção e Experiências Formativas"

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe inscrições para o seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas”,
que será realizado de 3 a 7 de agosto, das 8h às 17h30, no Teatro Dragão do Mar.
Por meio do seminário, o Dragão do Mar Educativo amplia suas ações de formação em arte e cultura com a implantação do Núcleo de Formação.
Esse núcleo vai realizar nove seminários críticos até dezembro, abarcando diferentes linguagens artísticas: fotografia, música, audiovisual, teatro, dança, literatura e artes visuais.
Entre os nomes confirmados para participar em agosto do seminário “Arte, Invenção e Experiências Formativas citamos Suely Rolnik (SP), Miguel Chikaoka (PA), José Fernando Peixoto (SP), Beatriz Cerbino (RJ), Tiago Gomes (RJ), Lúcia Matos (BA), Raul Antelo (SC), Ricardo Aleixo (MG), Henry Burnett (SP), Claudia Saldanha (RJ) e Ana Maria Tavares (RJ).O seminário conta ainda com a participação de nomes do Ceará como Daniel Lins, Beatriz Furtado, Rosa Primo, Gil Brandão, Silas de Paula, Paulo Amoreira, Gilberto Machado, Carlos Velazquez, Fernanda Coutinho e Elvis Matos. Em breve programação completa em http://www.dragaodomar.org.br/Informações: (85) 3254.6676.

http://www.dragaodomar.org.br/aief_2010.php

Taxa Iluminação Pública em Fortaleza. Um Absurdo !

Parlamentares cearenses deram entrada, nesta quarta-feira (21), na Justiça Federal, a uma ação popular cobrando o ressarcimento aos consumidores prejudicados com as cobranças excessivas nas tarifas de energia elétrica.

O pagamento se refere a reajustes indevidos nos últimos 7 anos.
Despesas
Estima-se que neste período os consumidores, de todo país, tiveram prejuízos superiores a R$ 1 bilhão por ano.
O deputado federal, Chico Lopes, e o deputado estadual, Lula Morais, chegaram ao prédio da Justiça Federal com o processo contra a Aneel e 70 empresas concessionárias em mãos.
O conteúdo
No relatório, tudo que foi apurado por parlamentares estaduais na CPI da Coelce, além das irregularidades encontradas no setor também em nível nacional, pela Câmara dos Deputados em Brasília.
Em junho deste ano de 2010, 63 empresas distribuidoras de energia elétrica de todo país, assinaram um termo aditivo ao contrato de concessão, reconhecendo e corrigindo os erros.
Parcela de culpa
A Aneel, Responsável pela fiscalização dos reajustes na energia, também assumiu sua parcela de culpa.

http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=296480&modulo=178

Cobrança Taxa de Iluminação Pública em Fortaleza é Ilegal.

A Procuradoria Geral de Justiça pediu a suspensão de uma lei aprovada na Câmara de Vereadores de Fortaleza. A lei autoriza a prefeitura a gastar parte do dinheiro destinado à iluminação pública em outros serviços, segundo a procuradoria, isso é inconstitucional.
A conta de energia que recebemos em casa traz diversas cobranças, uma delas é o custeio da iluminação pública – essa cobrança é autorizada pela constituição que manda usar o dinheiro para a iluminação pública. Em Fortaleza, 30% desses recursos passaram a ter outras finalidades.
Para o presidente do Conselho de Consumidores da Coelce, é um uso indevido do dinheiro. O próprio Conselho denunciou o caso à Procuradoria Geral de Justiça.
Para o Ministério Público, a lei que autorizou a prefeitura a cobrança é ilegal, uma vez que o dinheiro da CIP só pode ser destinado para custear a iluminação pública, na ação o promotor diz que, ao formular a lei, o legislador afrontou a constituição stadual, federal e o código tributário nacional.

http://tvverdesmares.com.br/cetv2aedicao/iluminacao-publica-na-cidade/

I Edital de Ocupação da Galeria Antônio Bandeira - Prefeitura Municipal de Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza divulga resultado do I Edital de Ocupação da Galeria Antônio Bandeira
Foram selecionados quatro projetos que serão exibidos na galeria no segundo semestre de 2010.

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), concluiu a seleção dos trabalhos que irão fazer parte do calendário de exposições da Galeria Antônio Bandeira. Foram selecionados quatro projetos que estarão em exibição no lugar no segundo semestre de 2010. Os artistas selecionados foram: Sara Vasconcelos Cruz; Diego de Sousa Santos; Eunice Maria Holanda Siebra; e César Cartídio Brasil de Souza. Os dossiês apresentados pelos candidatos inscritos no I Edital de Ocupação da Galeria Antônio Bandeira foram examinados e selecionados por uma Comissão de Seleção formada por três membros indicados pela Secultfor dentro do seu quadro de técnicos na área das Artes Visuais e áreas afins.

Os dossiês não selecionados estarão à disposição dos artistas a partir de 21 de julho,

na Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro),
no Setor de Inscrições, e deverão ser retirados, impreterivelmente, até o dia 21 de agosto.

O objetivo do I Edital de Ocupação da Galeria Antônio Bandeira é democratizar o acesso aos recursos e equipamentos públicos municipais, estimulando a produção artística na cidade. Parte da política da Prefeitura de Fortaleza para as artes visuais, a ação também cumpre o papel cultural de aproximar a arte da população, franqueando o acesso à produção artística e sugerindo um diálogo maior entre arte e público.

Os selecionados ganharão um cachê no valor de R$ 1 mil (descontados os devidos impostos), convites e cartazes impressos, coquetel de abertura e plotagem de um texto de curadoria e título do projeto no espaço expositivo.
Serviço
Galeria Antônio Bandeira (Rua Conde D’eu, 560, Centro - Fortaleza-CE. CEP: 60.055.070).

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Programação cultural gratuita de Fortaleza de 22 a 25 de julho

DIA 22 – QUINTA QUINTA CULTURAL\\O projeto Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação de diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões, recebe nesta semana o Grupo Escuta de teatro e música, apresentando o espetáculo Jogueiros: Guerreiros Novos. O espetáculo conta a história do Bairro Pici e as histórias de vida das pessoas do lugar. Um casal de retirantes lutando contra a seca, uma menina que conta um pouco da base velha do pici, uma mulher que espera seu amado, um louco que constrói as casas do bairro, o conflito de um neto e seu avô e dois irmãos que discutem sobre o amor da mãe, sobre frei Tito e a juventude de agora. O espetáculo também reconstrói a trajetória de formação artística do Grupo Escuta. No palco atores e bonecos, numa concepção que passeia pelas formas mambembes e pela graciosidade dos elementos da cultura popular, vai tecendo, de forma cênica e poética, alguns momentos dessa história, a partir do olhar da juventude do Escuta, que há seis anos protagoniza um processo de formação: trabalho e estudo em arte, por meio da experiência dos círculos de cultura brincantes – um projeto de arte e educaçãoO Grupo Escuta atua na arena do teatro e da música. O repertório musical do grupo é mais chegado nas músicas populares, como ciranda, coco, maracatu, bois, reisados, xote e baião. O grupo busca fazer uma fusão entre musica e teatro nas suas apresentações, com a brincadeira de boi, brincadeira de coco e outras brincadeiras populares. Apresenta a animação de musicas com poesias e a brincadeira do Mateus e Catirina, personagens arquétipos da Cultura Popular Nordestina. Recentemente o grupo gravou um CD com musicas de domínio publico e músicas autorais, compostas em parceria com Ângela Linhares e a colaboração de diversos músicos amigos convidados. Teatralmente, o grupo produz espetáculos para palco e rua. Destacam-se como produções atuais para rua o espetáculo Mateus e Catirina nas Rodas de Rua, que nasce do desejo de ligar personagens como Mateus e Catirina, característico dos espetáculos de boi, com a realidade das periferias de Fortaleza. A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. ServiçoQuinta Cultural. Dia 22, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.

http://www.fortaleza.ce.gov.br/cultura/index.php?option=com_content&task=view&id=10228&Itemid=52

Encontro com Educadores - Núcleo de Ação Educativa do MAC


Encontro com Educadores
"Do moderno ao contemporâneo"
No dia 24 de julho o Núcleo de Ação educativa do MAC promoverá um encontro entre professores de escolas públicas, particulares e da educação não formal, com o objetivo de aproximar os educadores da arte moderna e contemporânea, através de 3 momentos:


14:00 no auditório do Dragão do mar para uma palestra sobre conceitos de arte

15:00 uma visita guiada com os educadores do MAC na exposição "De Picasso a Gary Hill"

16:00 vivência no atelier com oficinas criativas

E vamos ter também sessões de "Cineclube: século XX" aqui dentro do museu com a seguinte programação:

Sexta - às 19:00 - Uma sessão Méliès - Méliès foi um ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos.

Sábado- às 16:00 - O nascimento de uma nação - de D.W. Griffith- O marco do cinema americano, o primeiro filme a contar uma história.

Domingo - 16:00 - "Nosferatu" - de Friedrich Wilhelm Murnau - Expressionismo alemão


Carmem Lazari

Coordenadora do Núcleo de Ação Educativa do MAC

Museu de Arte Contemporânea

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Rua Dragão do Mar, 81

Praia de Iracema


085-34888622085-87243538

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Memorial da Cultura Cearense abre exposição sobre Mestre Graciano


O Memorial da Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta a exposição “Mestre Graciano & Família”, que fica em cartaz até o dia 29 de agosto nas salas 01 e 02 do MCC.A exposição reúne obras do Mestre Manoel Graciano, um dos mais prestigiados escultores vivos no Estado do Ceará e reconhecido como uma das maiores expressões artísticas de sua região, o Cariri, além de peças de duas gerações posteriores de artistas da família, como é o caso de seu filho Francisco Graciano e de seu neto Giovani, de apenas 15 anos. Para o curador da exposição, Titus Riedl, o percurso dessa semente criativa através das gerações, do legado desse mestre entre seus familiares, é um dos pontos a se destacar entre as propostas da exposição, visto que em muitos casos a arte desses mestres se perde com o término de sua produção material.


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Concurso Chico da Matilde - Centro Cultural Dragão do Mar


Os vencedores do Concurso Dragão do Mar serão informados sobre a data da premiação.

SELECIONADOS NA MODALIDADE TEATRO

“Chico da Matilde, um jangadeiro chamado Dragão do Mar”Autor: José Ilclemar Nunes Ferreira

“Pulmão de Tubarão”Autor: Francisco Rogério Barbosa Morais

“Dragão do Mar – Um mito, uma profecia”Autor: Andrei Bessa Siqueira Campos


SELECIONADOS NA MODALIDADE FOTOGRAFIA

Alana Linhares
Bárbara Santiago de Souza
Claudio Pinho Joventino
Davi de Almeida Lázaro
Francisco Anderson Morais Ares
Francisco Baltazar Venâncio
Flávio da Silva Mendes
Jean Carlos Silva Araújo
José Edimar Bento da Silva
Luiz Felipe Navarro Fonseca
Maria Goretti de Castro Feitosa
Mônica França Monteiro
Micaela de Menezes Santos
Marlúcia Lima de Oliveira/Mabel Lima
Ricardo Ribeiro Campos
Tessy Hernandez Martin Loureiro
Thiago Sousa Felix

SELECIONADOS NA MODALIDADE REDAÇÃO/ESCOLA

Karen Coelho Cavalcante / Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre
Francisco Luciano Farias Melo / EEFM José Milton de Vasconcelos Dias
Cibele Brito Soares / EEFM José de Alencar

Informações: (85) 3488.8608 / concurso@dragaodomar.org.br

Lançamento do kit Sertão da Tradição - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura


Perpetuar em imagens e palavras as histórias, para que o tempo e a memória humana, sujeita às falhas, não releguem ao esquecimento. Capturar a labuta cotidiana de repasse das tradições do reisado através das gerações. Foram essas as ideias que guiaram a produção do kit multimídia Sertão da Tradição. O kit conta as histórias de quatro assentamentos de reforma agrária localizados nas regiões dos Inhamuns, Canindé, Miraíma e Sobral. E será lançado hoje, às 20 horas, no Espaço Rogaciano Leite Filho do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
O material é composto pelo livro Vasto Mundos dos Assentados, de Oswald Barroso; por dois cordéis com temáticas pertinentes às comunidades que os produziram; um DVD com seis vídeos-documentários e um CD com uma seleção de musicas dos grupos de reisados. O pacote multimídia será distribuído gratuitamente para Pontos de Cultura, centros culturais, escolas, bibliotecas públicas e assentamentos.
Juntas, as produções pretendem ser um registro da diversidade dos grupos de reisado, através de suas histórias, música e dança, e preservar e revitalizar o patrimônio imaterial das manifestações da cultura popular tradicional cearense.
Os documentários serão exibidos, às 19 horas, no Auditório do Dragão do Mar e o evento terá também a apresentação do Reisado da Família Ramos de Ipueira da Vaca, de Canindé.

15ª Feira do Artesanato Mundial - Fortaleza


Entre os dias 16 e 25 de julho Fortaleza recebe a 15ª edição da Feira do Artesanato Mundial (FAM), que acontece no estacionamento do shopping Iguatemi. Serão apresentados 100 estandes com produtos artesanais e culinários provenientes de mais de 30 países de todos os continentes. A FAM 2010 acontecerá diariamente, das 15 horas às 22 horas, com entrada no valor de R$ 5. Crianças até 12 anos, idosos com mais de 60 anos e deficientes físicos têm entrada gratuita.Esta é terceira vez que a Feira do Artesanato Mundial é realizada em Fortaleza e a expectativa dos organizadores para este ano é que o evento gere um volume de negócios superior a R$ 2 milhões, o dobro do que alcançou na sua edição de 2009. A FAM 2010 espera receber 100 mil visitantes durante os dez dias de evento, que poderão adquirir produtos legítimos e originais com preços que variam entre R$ 5,00 e R$ 4 mil. Os stands aceitam pagamento em dinheiro, cheque ou cartão.


“De Picasso a Gary Hill”


A exposição “De Picasso a Gary Hill” na segunda-feira, 12, às 20h. A mostra é uma rara oportunidade para o público conhecer trabalhos de artistas referenciais do século XX. Com curadoria de José Guedes e Roberto Galvão, a mostra reflete sobre o modernismo, retirando do foco as produções de influência Dada e os artistas do movimento Pop. “Creditamos a eles a posição de precursores das manifestações envoltas na denominação genérica e não definitiva de ‘arte contemporânea’, embora tenhamos consciência que estas manifestações surgem no próprio bojo da modernidade”, explicam.
Segundo os curadores, a exposição abarca desde o marcante movimento que inicia a relativização do olhar e da percepção que foi o cubismo picassiano, surgido no início do século XX, até a absorção pelo mundo das artes das linguagens eletrônicas tão bem representadas pela obra de Gary Hill. “Estabelecidos os pólos, o resto foi determinar os meridianos dessa cartografia imaginária que era construir um “mapa” da arte ocidental moderna”, completam.