Bem Vindo

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Mini-Museu Firmeza - Mondubim - Fortaleza
















Estrigas - Nilo de Brito Firmeza nasceu em 1919, em Fortaleza. Mais conhecido como Estrigas, apelido que ganhou quando ainda estudante no Liceu do Ceará, pode ser considerado hoje um dos principais protagonistas e referência obrigatória na história das artes plásticas no Ceará no século XX.

Apesar de formado em Odontologia (1947), fez carreira como artista-plástico a partir de 1950, como um dos principais articuladores da SCAP – Sociedade Cearense de Artes Plásticas, que congregou, entre outros, Mário Baratta e Raimundo Cela. Participando, desde então, ativamente do movimento artístico local e nacional, sagrou-se vencedor de diversos salões de arte, possuindo dezenas de exposições individuais e coletivas, além de ter obras no acervo de inúmeros museus de arte e coleções particulares espalhados por todo Brasil.

Fundou em 1969, juntamente com sua esposa, a também artista-plástica Nice Firmeza, o Mini-Museu Firmeza, no sítio em que reside, no bairro do Mondubim. O acervo conta a história das artes no Ceará através de vários documentos, como pinturas, reproduções, esculturas, catálogos, livros, recortes de jornais, entre outros, numa história que se confunde com sua própria vida.

Ao longo desta trajetória, também se dedicou à Literatura, publicando, entre outros livros: Aspectos Pré-Históricos no Ceará (1969), A fase renovadora da Arte Cearense (1983), Contribuições ao Reconhecimento de Raimundo Cela (1988), Barrica: o Alquimista da Arte (1993), entre outros.
Fotos: Edimar Bento

Um comentário:

  1. Convite para assistir maravilhoso evento transcendental, de PSICOPICTOGRAFIA. A Pintura Mediúnica, com Florencio Anton acontece dia 20 de Março, às 19 horas, no mezanino do Ed. Torres Quixadá, à Av. Barão de Studart, 2360. Leilão das obras, após apresentação. As telas podem ser adquiridas em 1 + 2 parcelas através de cheque pré-datado. Desfilam pelas mãos do médium a arte produzida por: Rembrandt, Matisse, Van Gogh, Renoir, Monet, Picasso, Toulouse Lautrec, Cezanne, Da Vinci, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Miró e outros.

    Compareça, traga seus amigos e DIVULGUE este evento.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.