Bem Vindo

quarta-feira, 3 de março de 2010

Joana Vasconcelos Artista Plástica Portuguesa - Museu Colecção Berardo - Lisboa







Joana Vasconcelos (Paris, 8 de Novembro de 1971) é uma artista plástica portuguesa contemporânea, considerada como uma das mais marcantes da última década. Formou-se no AR.CO, em 1996. Trabalha frequentemente com a escultura e a instalação. A sua mais famosa obra, Nectar pertence à Colecção Berardo e está exposta no Museu Colecção Berardo, instalado no CCB. Muitos dos seus trabalhos estão patentes em colecções privadas europeias. Na Bienal de Veneza, em 2005, a artista representou Portugal com A Noiva. Já ganhou diversos prémios, incluindo o concurso do Museu Berardo.

Em Fevereiro de 2008 irá inaugurar na Pinacoteca de São Paulo, o projecto "Contaminação", descrito como "um corpo têxtil, colorido, disforme e tentacular".

Em 30 de junho de 2009, uma das suas obras intitulada "Coração Independente Dourado" foi leiloada na Christie's por 192 mil euros. A peça foi arrematada por uma coleccionadora britânica anónima, que a emprestará ao Museu Berardo, em Lisboa.


Exposição antológica de Joana Vasconcelos

Comissariada por Miguel Amado e produzida pelo Museu Colecção Berardo, a exposição Sem Rede reúne um número significativo de obras da artista plástica Joana Vasconcelos, produzidas ao longos dos últimos 15 anos, compreendendo as principais obras de grande escala realizadas na última década, assim como diversas obras da década de 1990, muitas delas inéditas desde a sua apresentação original.

A exposição antológica de Joana Vasconcelos contempla obras icónicas, como A Noiva (2001-05), o núcleo Coração Independente (2004-2006), Donzela (2007) e Marylin (2009). Mas não só. É possível ver obras redesenhadas em função do espaço expositivo, como Contaminação (2008-2010), na imagem, e Jardim do Éden (2010), trabalhos marcantes de início de carreira, como Flores do Meu Desejo (1996) ou o duo Sofá Aspirina (1997) e Cama Valium (1998, e obras importantes, mas pouco conhecidas em Portugal, como Ponto de Encontro (2000), O Mundo a Seus Pés (2001) e Burka (2002).

Sem Rede é, sem dúvida, imperdível. Oportunidade para conhecer ou redescobrir o universo e a genialidade da artista plástica portuguesa mais importante e influente da sua geração.

http://aeiou.caras.pt/exposicao-antologica-de-joana-vasconcelos=f28143
Sem Rede é o título da primeira exposição antológica de Joana Vasconcelos, composta por 40 obras, de( 1 de Março a 18 de Maio, no Museu Colecção Berardo, em Lisboa)


Um comentário:

  1. Parabéns Joana!!!
    Curti demaiiiiis seus trabalhos,super criativo!
    Continue com esta vitalidade,pois um mundo necessita de pessoas como VC...
    Bjooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.