Bem Vindo

segunda-feira, 15 de março de 2010

Teia Brasil 2010 - Tambores Digitais - Fortaleza - Ce


Entre os dias 25 e 31 de março, Fortaleza irá sediar o maior e mais plural encontro de cultura brasileira, a Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais. O evento, que deve reunir cerca de dois mil e quinhentos Pontos de Cultura no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, visa incorporar manifestações culturais de todas as regiões do País através de várias linguagens e atividades, e terá como destaque da sua programação a Teia das Ações (que promoverá seminários, painéis, debates), a Mostra artística (que terá apresentações de dança, teatro, circo, artes visuais, artes integradas, música, cultura popular e audiovisual) e o III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, momento de discussão política dos pontos, onde serão debatidos temas como a Lei Cultura Viva, que transformará os Pontos de Cultura em política de Estado.

O evento contará com a presença de diversas autoridades, como o Ministro da Cultura, Juca Ferreira; o Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Afredo Manevy; o Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e idealizador do programa cultura viva e dos pontos de cultura, Célio Turino, e o Secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho.

Esta é a primeira vez a Teia Brasil é realizada na região Nordeste. O encontro está em sua quarta edição, sendo a terceira do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. As atividades contarão com a presença de convidados do Brasil, da África, Europa e América Latina, e com a participação de representantes de cerca de dois mil e quinhentos Pontos de Cultura conveniados com o Ministério da Cultura, Governos Estaduais e Municipais, sendo 142 do Estado do Ceará. Em todo o País, os Pontos de Cultura atingem cerca de 8 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Os eventos anteriores ocorreram nos anos de 2006, em São Paulo; 2007, em Belo Horizonte; e 2008, em Brasília. A cada ano são escolhidos diferentes temas para o evento. A Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais vai focar na comunicação e cultura digital. O nome “Tambores Digitais” é uma referência à fala do mestre TC, da Casa de Cultura Tainã (SP), que compara com a internet o instrumento usado como forma de comunicação entre culturas tradicionais.

A proposta do Encontro é consolidar a Teia como um espaço político e cultural dos Pontos de Cultura e discutir a gestão compartilhada e autonomia do Programa Cultura Viva do Governo Federal, buscando sua consolidação como política pública de Estado, através da mobilização popular e do projeto de leis sociais que está na pauta de discussões do Governo Federal.

O Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania (Cultura Viva), do Ministério da Cultura, foi criado para dar instrumentos para que a sociedade, de forma pró-ativa, conquiste espaços, troque experiências e desenvolva ações de incentivo à cultura e à cidadania. O programa seleciona, através de edital público, projetos que promovam as artes, a cultura, a cidadania e a economia solidária em comunidades por todo o país. Desta parceria entre sociedade civil e poder público nascem os Pontos de Cultura, através de convênio com a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC-MinC) e governos estaduais. No total, R$ 180 mil são repassados para cada Ponto, em três anos de convênio.

A Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais é realizada pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), representada pelo Instituto Cidade, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE) e o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

Teia das Ações

Além da celebração do encontro dos Pontos de Cultura, a organização ressalta a importância de ter espaços de apresentações e debates dos vários temas praticados pelos atores sociais do Programa, para que conjuntamente com o público e membros das comunidades interessadas possam debater, apresentar propostas e definir estratégias para a otimização, desenvolvimento e continuidade do Programa Cultura Viva.

Os dias 26 e 27 de março estão reservados para a Teia das Ações – Conceitos e Práxis, atividades colaborativas que buscam reunir as ações do programa Cultura Viva dentro da Teia 2010. Organizada pela Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, a Teia das Ações irá complementar a programação do evento, junto com a Mostra Artística e o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura. “Como o nome já diz, a idéia é aproveitar o encontro para pensar e compartilhar os conceitos e as práticas das ações, das iniciativas premiadas e das redes que fazem parte do programa Cultura Viva. Além disso, a Teia das Ações pretende apresentar e discutir a produção dos Pontos de Cultura relacionada às ações do programa. Por fim, pretende-se elaborar estratégias e propostas para garantir a continuidade do Cultura Viva”, explica o coordenador de Comunicação da Teia, Uirá Porã.

Fórum Nacional dos Pontos de Cultura

Como parte da programação da Teia 2010, será realizada entre os dias 29 e 31 de março a terceira edição do Fórum Nacional de Pontos de Cultura (FNPdC), que busca promover interação entre os pontos e aprofundar o debate sobre políticas públicas voltadas à cultura no País, com ênfase nos Pontos de Cultura, Programa Cultura Viva e Sistema Nacional de Cultura.

Durante o último Encontro, foram aprovadas 125 resoluções específicas e 90 resoluções gerais sobre políticas públicas para a cultura. O encontro realizado em 2008 reuniu 578 participantes, entre representantes da CNPdC, do Ministério da Cultura, observadores e convidados.

Mostra Artística

A programação da Teia 2010 contará ainda com sua Mostra Artística, que terá apresentações de dança, teatro, circo, artes visuais, artes integradas, música, cultura popular e audiovisual. A organização da Teia recebeu um número recorde de inscrições para a mostra: foram 590 no total. A seleção dos trabalhos obedeceu critérios estabelecidos por uma comissão indicada pela organização do evento. Dentre os critérios estão o ineditismo dos trabalhos e a distribuição regional (uma vez que buscou-se garantir que todos os estados tivessem uma representação) dentro de cada área.

Os artistas contemplados irão receber, além do transporte e da alimentação, um cachê simbólico que é igual pra todos. Todos os Estados e regiões estarão representados neste momento da Teia. Mas a grande predominância na Mostra será de grupos do Ceará, uma vez que o Estado recebe o evento neste ano.

Serviço:
Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais
Dias: 25 à 31 de março
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Fortaleza (CE)
Link:http://www.secult.ce.gov.br/noticias/fortaleza-sediara-a-teia-brasil-2010-2013-tambores-1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.