Bem Vindo

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Convite: Comemoração do Dia do Filatelista - Agência Filatélica - Fortaleza

Arte:Silvio Leonardi de Oliveira Saldanha


05 de Março - Dia do Filatelista Brasileiro.
Há mais de um século e meio, o colecionamento de selos tem atraído um grande número de aficionados, por todo o mundo. Esse tipo de atividade é denominado “filatelia” (do grego fila = amigos e telos = selo); seu praticante é chamado de  filatelista.
Se o hábito de colecionar coisas é um dos mais antigos passatempos do ser humano, a Filatelia é considerada o mais popular de todos. Segundo a UPU – União Postal Universal – organismo internacional que congrega as Administrações Postais do mundo, em 2008 havia 17 milhões de compradores regulares de selos, e a movimentação financeira do setor chegou a US$ 7,5 bilhões.

                                       
A Inglaterra, país onde foi criado o primeiro selo postal do mundo, chamado Penny Black, em 1840, também é o berço da Filatelia. Foi em Londres, em 1856, que o selo postal foi considerado, pela primeira vez, como passatempo e atividade comercial, com a abertura da casa filatélica Stanley Gibbons, considerada  referência no mercado filatélico, uma vez que realiza avaliações de preços de selos em nível mundial.
Para muitos entusiastas, a Filatelia é uma atividade cultural. Os selos comemorativos, por exemplo, registram os aspectos socioculturais das nações, tornando-se fontes inesgotáveis de pesquisa, entretenimento e investimento. Para outros, colecionar selos não é apenas uma atividade lúdica, pois continua cada vez mais valorizada: a quadra (quatro selos juntos), com a imagem do avião Jenny, emitida em 1923, o selo mais caro dos Estados Unidos, foi vendida, em 2005, por quase US$ 3 milhões.

                          
No Brasil, segundo país do mundo a emitir selos postais, em 1843, essa atividade é muito promissora. O pioneirismo e a inovação também valorizam as emissões dos Correios. O Brasil foi o primeiro país do mundo a lançar um selo com legenda em braile, emitido em 1974, e o segundo do mundo a lançar um selo tridimensional (em holograma), em 1989.  Em 2010, mais um pioneirismo na Filatelia brasileira: foi lançado o primeiro selo em tecido nas Américas, destacando o centenário do Corinthians.
A popularidade da Filatelia também se propaga de vento em popa, graças à internet. Ao digitar-se a palavra Filatelia no Google, pode-se contemplar cerca de 2 milhões de páginas. A palavra philately poderá direcioná-lo para mais de 4,5 milhões de sítios; e se a busca for restrita ao Brasil, chega-se ao número, também significativo, de 216 mil páginas. O site da Stanley Gibbons conta, mensalmente,  com 30 milhões de visitas, em sua página, na internet.
                         
Como se vê, a Filatelia chegou ao século XXI com muitos desafios, em vista do cenário propício ao seu crescimento. Os Correios cumprimentam a todos os colecionadores de selos pelo seu dia, desejando-lhes muito êxito em seus empreendimentos filatélicos.
Fonte:http://blog.correios.com.br/filatelia/5-de-marco-dia-do-filatelista-brasileiro/

 Convite :Diretoria Regional dos Correios - Fortaleza
Convida-o para a comemoração do Dia do Filatelista a realizar-se às 9 horas do dia 02 de Março, no hall do Edifício Sede dos Correios, na rua Senador Alencar, 38 Centro em Fortaleza.
Lançamento do selo personalizado alusivo à data.Esse ano teremos a presença do diretor regional adjunto dos correios José William Porto Maciel e faremos homenagens a personagens importantes para a filatélia do nosso estado.

Arte:Silvio Leonardi de Oliveira Saldanha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.