Bem Vindo

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Coreia do Norte Ameaça o Mundo com Bomba Atômica.


A Coreia do Norte afirmou ter realizado nesta terça-feira seu terceiro teste atômico com um dispositivo "menor" e "altamente explosivo", o que indicaria um grande avanço tecnológico no desafio nuclear do militarizado regime de Kim Jong-un.


"Ao contrário das provas anteriores, a presente foi de maior nível e realizada de uma maneira segura e perfeita usando uma bomba atômica pequena e ligeira, mas com alto poder explosivo", indicou a agência estatal "KCNA" em comunicado.

Especialistas internacionais tinham advertido que a nova e antecipada prova da Coreia do Norte buscaria dar um grande passo voltado para diminuir o peso e o tamanho de suas ogivas nucleares para instalá-las em foguetes de longo alcance.
                                          
Esta estratégia militar é um desafio ainda pendente para o regime que é muito temido pela comunidade internacional.
A detonação, realizada ao meio-dia hora local na base de Punggye-ri, ao nordeste do país, alcançou entre 6 e 7 quilotons segundo o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, mais de um terço da magnitude da bomba de Hiroshima - de uns 15 quilotons - com a qual os EUA arrasaram esta cidade japonesa em 1945.

Seul avaliou em 5 graus na escala Ritcher o terremoto produzido hoje pelo explosivo, dado ligeiramente superior aos 4,6 graus do anterior teste nuclear norte-coreano de 2009 e muito acima do primeiro teste de 2006, cuja intensidade foi consideravelmente menor segundo especialistas.

A Coreia do Norte comentou que o novo teste nuclear aconteceu "com sucesso" e as medições sobre sua potência explosiva foram como o previsto, o que faz acreditar "na excelente capacidade do poder dissuasório nuclear" do país, segundo a "KCNA".

Fonte;http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/coreia-do-norte-eleva-desafio-nuclear-com-bomba-menor-e-mais-potente,a5c4368d4a5cc310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.