Bem Vindo

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Fortaleza a Capital da Fotografia: II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil - 21 a 23 do fevereiro 2013.


Um velho ditado diz que uma imagem vale mais que mil palavras. O ditado é antigo, mas nunca foi tão atual como nos dias de hoje. Um dado que mostra a dimensão do uso da fotografia como linguagem é que diariamente mais de 40 milhões de fotos são postadas na rede social Instagram por 90 milhões de usuários em todo o mundo, segundos informações divulgadas pela empresa americana criada há dois anos.
Isso é somente um reflexo do alcance da fotografia e de seu papel na sociedade. Entrando na instância política nacional, qual o papel da fotografia na formação da imagem do Brasil? Qual a imagem do país que se vende no mundo? Que identidade o Brasil quer ter com essa imagem?

Estas e outras questões serão abordadas no II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil. O evento acontecerá em Fortaleza de 21 a 23 de fevereiro, reunindo cerca de 150 fotógrafos e produtores de fotografia de todo o país, além de gestores de cultura das instâncias nacional, estadual e municipal. O Encontro é voltado para os filiados à Rede, mas as atividades realizadas à noite – palestras, lançamentos e projeções - são abertas aos demais interessados, com acesso gratuito.

Tiago Santana - Coordenador
                                
O Encontro é uma articulação da Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil (RPCFB) para abordar questões amplas como a compreensão do papel da fotografia na sociedade, principalmente nas instâncias públicas. “A fotografia deve ser comprendida como linguagem específica. Fotografia é ciência, investigação, documento, comunicação de massa, literatura”, diz Iatã Cannabrava, presidente da RPCFB. “A fotografia é tudo isso e ‘também’ artes visuais”, complementa Tiago Santana, um dos coordenadores do Encontro em Fortaleza.
O Encontro terá palestra de abertura com a temática FORMAÇÃO DE UMA NOVA IMAGEM PARA O BRASIL, proferida por Renato Ortiz, professor titular da Universidade Estadual de Campinas.
As políticas públicas no setor serão temas específicos no Encontro. O assunto será abordado na mesa POLÍTICAS PÚBLICAS E NOVAS PLATAFORMAS PARA A FOTOGRAFIA E SUA GESTÃO - com Eduardo Saron (Diretor Superintendente do Itaú Cultural), Antônio Grassi (Presidente da Funarte), Cláudia Leitão (Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura) e Tibico Brasil (Gerente do Ambiente de Cultura do Banco do Nordeste) e no Grupo de Trabalho, POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FOMENTO, PESQUISA E DIFUSÃO DA FOTOGRAFIA – com Carlos Carvalho (RS), Miguel Chikaoka (PA), Iatã Cannabrava (SP) e com o convidado Xico Chaves, (Diretor do Centro de Artes Visuais / Ceav).

Realizado pela RPCFB e pelo Instituto Cultural Anima, de Fortaleza, o II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil acontece em Fortaleza como estratégia da Rede em descentralizar as discussões em torno da Fotografia. “As regiões Norte e Nordeste já têm uma forte tradição na fotografia, como se verifica em Fortaleza, Recife, Natal, Belém, onde há núcleos organizados”, destaca Iatã.
O primeiro Encontro foi realizado em 2010 em Brasília. Antes disso, houve em 2009 uma reunião “pré-encontro” no Paraty em Foco, um dos principais eventos de fotografia do país, realizado na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Na primeira edição do Encontro, houve a articulação dos produtores culturais de fotografia numa rede nacional e, na ocasião, questões e propósitos foram definidos, gerando um resultado que justificou os esforços de todos que estiveram presentes. Na opinião de Iatã Cannabrava, o segundo Encontro deve confirmar a operatividade desse modelo e sua capacidade de abraçar demandas e oportunidades que vão do regional ao global.
                                
“Agora é momento de avançar na construção de uma identidade da rede, afinando objetivos comuns e a diversidade de práticas. Essa intenção reforça a necessidade de participações ativas, debates e decisões que animem a rede, as pessoas e iniciativas que circulam por ela. Esse é o resultado esperado de uma experiência coletiva de afirmação de uma identidade e de objetivos comuns”, diz Iatã. Atualmente a rede conta com 120 integrantes em todo o Brasil e, cerca de 100 membros em fase de filiação.
PARA O PÚBLICO
Durante o Encontro, fortalezenses e visitantes poderão conhecer um pouco da produção fotografica brasileira por meio de projeções e intervenções fotográficas ao ar livre, no calçadão da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata de Iracema. No local haverá também estandes com livros, postais, catálogos de fotografia, entre outros artigos. Estas atividades acontecerão das 18h30 às 22h.
SERVIÇO
II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil – De 21 a 23 de fevereiro no Hotel Sonata de Iracema (Av. Beira Mar, 848 – Praia de Iracema – Fortaleza/CE). Informações: (11) 3473-5412, (85) 3268-2916 e (85) 8820-0083.
SUGESTÕES DE ENTREVISTAS
Iatã Cannabrava – Presidente da RPCFB: (11) 3473-5411
Glicia Gadelha – Coordenadora do Encontro: (85) 9691-8458
Tiago Santana – Coordenador do Encontro: (85) 9994-0094
Fonte:http://www.degage.com.br/noticias/46/fotografos-de-todo-o-brasil-se-encontram-em-fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.