Bem Vindo

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dilma Rousself em Fortaleza Inaugura as Estações de metrô Chico da Silva e José de Alencar Linha Sul Fortaleza.



A presidenta Dilma Rousseff participa, nesta quinta-feira (18), da inauguração das estações de metrô Chico da Silva e José de Alencar, que fazem parte da Linha Sul de Fortaleza. Agora, o percurso total da via chega aos 24,1 quilômetros. O valor total do empreendimento é de R$1,5 bilhão, sendo R$1,2 bilhão provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o restante do estado do Ceará. A expectativa é de que, após a integração entre os meios de transporte público, o metrô de capital cearense ofereça capacidade de transporte de 350 mil passageiros por dia.

Ambas estações passarão a integrar a fase de operação assistida, tendo horário de funcionamento gratuito, das 8h às 12h, de segunda a sexta. Para atender o fluxo de passageiros, que tende a crescer, prevê-se para a nova etapa a circulação de quatro trens unidade-elétrica (TUEs), cada um composto por seis carros de passageiros.

Juntos, os trens têm capacidade para transportar mais de 3.500 pessoas por viagem (considerando apenas um sentido da via). A Linha Sul do Metrô de Fortaleza faz parte do sistema metroferroviário que está sendo implantado no Ceará, juntamente com a Linha Oeste (que futuramente será remodelada para metrô), Linha Leste (que ligará o Centro a Edson Queiroz), Ramal VLT Parangaba-Mucuripe, Metrô do Cariri e Metrô de Sobral.
Estações
A José de Alencar é a penúltima parada do trajeto. Com o início da operação comercial e a integração plena de todos os modais (como ônibus, por exemplo), a previsão é que este seja o ponto mais movimentado de toda a linha, com o trânsito de 120 mil pessoas por dia. A Chico da Silva é a última estação e será convertida em estação Central, onde será feita a integração com a Linha Leste e a Linha Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.