Bem Vindo

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Instituto de Arte e Cultura do Ceará - Porto Iracema das Artes.



Com o lançamento do processo seletivo para os Laboratórios de Criação, o Instituto de Arte e Cultura do Ceará iniciou nesta quarta-feira, 03 de julho, as atividades do Ano Escolar 2013 do Porto Iracema das Artes, cujas aulas iniciam no dia 26 de agosto. Durante coletiva de imprensa, o presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará Paulo Linhares e a Diretora de Formação Bete Jaguaribe apresentaram o programa. Em seguida, a Diretora de Planejamento e Gestão Maninha Morais guiou os jornalistas em visita às obras das salas de cinema e da sede que abrigará a Escola Porto Iracema das Artes.

A programação da Escola prevê Cursos Básicos e Técnicos nos diversos campos da formação cultural, além de workshops, seminários e oficinas. Com o objetivo de formar profissionais para atuar no mercado de bens simbólicos, o Porto Iracema das Artes envolverá recursos da ordem de R$ 11 milhões, com uma oferta de 7.140 matrículas, distribuídas em cursos, laboratórios, workshops, seminários e masterclass.

O Porto Iracema das Artes marca o retorno do Governo do Ceará à área de formação nos campos das artes, recuperando a experiência do Instituto Dragão do Mar, que na década de 90 tornou-se referência no país como um lugar para formação de profissionais para economia simbólica. “A ideia do Porto Iracema das Artes recupera a experiência do Instituto Dragão do Mar numa nova perspectiva. A implantação da escola foi a prioridade definida pelo governador Cid Gomes, quando nos convidou para dirigir o novo projeto do Dragão do Mar”, observa Paulo Linhares, presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, que também esteve à frente do projeto do Instituto Dragão do Mar, nos anos 90.

Porto de Ideias e Partilhas Simbólicas

Visando se constituir como um ancoradouro de ideais e projetos culturais, o Porto Iracema das Artes inicia o Ano Escolar 2013 com a abertura do processo seletivo para os Laboratórios de Criação nas áreas de Audiovisual para TV, Teatro, Artes Visuais e Música. Os laboratórios serão espaços de experimentação de produtos culturais, nas diversas linguagens, que aglutinarão profissionais que já se encontram no mercado e que demandam atualizações técnica e conceitual. Os laboratórios funcionarão em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de projetos previamente selecionados. Os projetos receberão orientação de grupos de consultores, que conduzirão a qualificação dos projetos, através de orientações individuais, oficinas, palestras e workshops.

Os Laboratórios de Criação disponibilizarão 60 vagas para profissionais com direito a bolsa de estudos, para o aperfeiçoamento de 20 projetos culturais. Além dos 60 profissionais diretamente envolvidos, serão ofertadas 3.610 matrículas em workshops e masterclass, envolvendo outros públicos no programa de formação dos Laboratórios.

A partir do dia 22 de julho estarão abertas as inscrições para os Cursos Básicos e Técnicos. Os Cursos Básicos, com 2.400 matrículas, em 120 cursos, nas áreas do audiovisual, teatro, dança, artes visuais, gestão e produção cultural, e os Cursos Técnicos com 70 matrículas para as áreas de Dança e Multimídia.

O Programa Porto do Conhecimento, por sua vez, ofertará 1.000 vagas em encontros de intercâmbios de experiências estéticas e teóricas. No total, os programas de formação gerarão 7.140 matrículas.

CRONOGRAMA DO ANO ESCOLAR 2013 PORTO IRACEMA DAS ARTES
Laboratórios de Criação
Lançamento Seleção para Laboratórios de Criação: 03 de julho
Inscrição online: 03 a 31 de julho pelo site www.inscricoesportoiracema.com.br/
Análise técnica dos projetos: 01 a 06 de agosto
Divulgação dos selecionados: 07 de agosto
Demonstrações presenciais: 08 a 12 de agosto
Resultado Final: 09 e 13 de agosto
Cursos Básicos e Técnicos
Inscrições Cursos Básicos: 22 de julho
Lançamento Programa de Dança/Porto Iracema: 22 de julho
Aula Magna: 26 de agosto
Inauguração das Salas de Cinema: 30 de agosto
Fonte:http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/8523-porto-iracema-das-artes-inicia-atividades-do-ano-escolar-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.