A “Pesquisa Brasileira de Mídia 2015” (PBM 2015), que traz levantamento sobre os hábitos de informação do brasileiro, revelou que a televisão segue como meio de comunicação predominante. Encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para compreender como o brasileiro se informa, a PBM 2015 foi realizada pelo Ibope com mais de 18 mil entrevistas. De acordo com a pesquisa, 95% dos entrevistados afirmaram ver TV, sendo que 73% têm o hábito de assistir diariamente. Em média, os brasileiros passam 4h31 por dia expostos ao televisor, de segunda a sexta-feira, e 4h14 nos finais de semana, números superiores aos encontrados na PBM 2014, que eram 3h29 e 3h32, respectivamente.
Como meio ainda predominante na comunicação, a televisão exerce papel importante na reflexão individual e coletiva sobre o cotidiano. O telejornal, principalmente, o nacional, tem como função mostrar aquilo que de mais importante aconteceu no mundo e no País para todas as pessoas de diferentes classes sociais. O telejornal regional aproxima o telespectador de seu contexto, retratando o que há de comum entre os moradores, sem deixar de lado, obviamente, as notícias de interesse nacional e estadual. São notícias que possuem raízes regionais relacionadas a assuntos globais, que não deixam de ser interessantes para o público.
Aproveitando o potencial da televisão, a prática jornalística pode se voltar para a construção de uma cultura de paz na comunicação. É nesse contexto que o Prêmio Gandhi estimula novas reflexões sobre a maneira de trabalhar a comunicação, identificando e priorizando ações indutoras do desenvolvimento humano como instrumento da harmonia social no Estado.
Inscrições
Os trabalhos devem ter sido veiculados no período de 2 de julho de 2015 a 1º de julho de 2016. Além do prêmio em dinheiro, o vencedor da categoria receberá o troféu Gandhi. As inscrições estão abertas e seguem até 23 de setembro de 2016. Os vencedores serão revelados no dia 10 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).
Sobre o prêmio Criado com a intenção de reconhecer os trabalhos de profissionais e estudantes de Jornalismo e Publicidade que colaboram para a cultura de paz, o Prêmio Gandhi de Comunicação é um concurso reconhecido no Estado do Ceará. Em 2015, contou com 72 inscrições, sendo 59 de profissionais e 13 de estudantes.
Em 2016, o prêmio distribuirá um total de R$ 48 mil, cabendo R$ 6 mil para os vencedores das seis categorias profissionais, R$ 3 mil para os ganhadores nas três categorias estudantis e R$ 3 mil para o melhor trabalho de produção de conteúdo on line.
Os vencedores dessa edição serão revelados em novembro, durante a realização do fórum anual da Agência da Boa Notícia, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). A data será informada posteriormente.
Categorias
Profissionais: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária), Jornalismo on line.
Estudantes: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2015.2 a 2016.1; Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs; ou de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das IESs; e Peça ou campanha produzida por aluno de Publicidade & Propaganda, divulgada no âmbito das IESs.
Produtor de conteúdo on line: blogs, portais, sítios, videologs e youtubers.
Cada participante poderá concorrer com até três trabalhos, que deverão ser inéditos; exceto o Trabalho de Conclusão do Curso que terá inscrição única.
Confira aqui o regulamento completo.
Baixe aqui a ficha de inscrição.
Fonte:http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=7896&cod_secao=1
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