Bem Vindo

sábado, 12 de março de 2011

ITU ARTE AO VIVO - PRÓTUR


O “Itu Arte ao Vivo” promete agitar a cidade. Agendado para dia 14 de maio, o evento é uma homenagem ao Dia Nacional do Pintor e aniversário do patrono dos artistas plásticos, o ituano Almeida Jr., comemorado dia 8 do mesmo mês, e vai reunir 401 artistas que vão pintar, ao ar livre, o Centro histórico da cidade.

O evento, firmado em parceria por Paulo Lara, artista plástico ituano, e PróTur – Associação Pró-desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu – é patrocinado integralmente pelo Banco Santander Real e apoiado pela Prefeitura de Itu, e poderá entrar para o Livro dos Recordes, o Guinness Book, como o maior acontecimento de pintura ao vivo do mundo.

As áreas a serem pintadas já foram decididas, e serão a Praça do Carmo; a Rua Barão do Itaim; a Praça da Matriz; a Rua Paula Souza; a Praça e a Igreja do Bom Jesus; as áreas interna e externa da Fábrica São Luiz, a Praça da Casa Imperial; o Museu da Energia, o Museu Republicano e a Secretaria da Cultura.

Qual você gostaria de retratar? Você pode conhecer ainda mais sobre esses pontos em nossos roteiros, passeie pelo ItuRoteiros.
Inscrições Abertas:http://prazeresdeitu.wordpress.com/2011/03/11/inscricoes-abertas-para-o-evento-%e2%80%9citu-arte-ao-vivo%e2%80%9d/

Almeida Júnior (1850– 1899)

José Ferraz de Almeida Júnior, pintor de formação acadêmica foi, possivelmente, o primeiro artista plástico brasileiro a introduzir o homem do povo, em seu cotidiano, às telas, particularmente na última década de sua vida. O tratamento da luz tropical, o abandono da monumentalidade das obras e a inserção dos personagens no cotidiano brasileiro marcaram seu trabalho. Foi considerado um precursor dos modernistas.

Paulista de Itu, aos dezenove anos ingressou na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde teve aulas de desenho com Jules Le Chevrel e de pintura com Victor Meirelles. Contemplado com uma bolsa, foi estudar na França entre 1876 e 1882, na Escola Nacional Superior de Belas Artes, como aluno de Alexandre Cabanel.

Em seus últimos trabalhos, principalmente, revela influência dos realistas Courbet (que presidiu a comissão de belas-artes da Comuna de Paris) e Corot.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo – que em 2000 realizou exposição em sua homenagem, quando vários artistas contemporâneos fizeram releituras de alguns de seus trabalhos – possui em seu acervo um conjunto de obras do artista. Algumas também podem ser vistas no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e no Museu de Arte de São Paulo, entre outros.

http://www.cecac.org.br/Artes_Almeida_Jr.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.