Bem Vindo

terça-feira, 29 de março de 2011

Senac abre 105 mil vagas de capacitação até 2014 - Senac na Copa, Ceará no Mundo





O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vai investir, “no mínimo”, R$ 40 milhões até 2014 em cursos gratuitos para capacitar profissionais das cadeias de turismo, serviços e comércio.

O objetivo é capacitar profissionais que vão atender a demanda até a Copa do Mundo. De acordo com o Sistema Fercomércio são aguardados entre 500 mil e 600 mil visitantes no Ceará durante a realização do evento. Até 2014, o Senac fará um investimento mínimo anual mínimo de R$ 10 milhões na execução do programa Senac na Copa Ceará no Mundo, que oferta 450 cursos gratuitos.

O valor representa 35% da receita compulsória da instituição. A diretora de educação profissional do Senac-CE, Mazza Maciel, diz que o programa vai suprir “a falta de mão-de-obra que vemos em alguns setores do Estado”. De acordo com Mazza, o turismo é o setor “mais emergente” entre as áreas que devem se preparar para a Copa 2014. “Não adianta o taxista ser bem preparado e não ter um bom atendimento com o garçom. A capacitação deve ocorrer em todos a cadeia de serviço”, acrescenta o consultor técnico de turismo, Isaac Coimbra.

Terão prioridade na matrícula dos cursos gratuitos alunos ou ex-alunos de escola pública e pessoas de baixa renda – que ganham até dois salários mínimos. A expectativa do Senac é de que até 2014 sejam efetivadas 105 mil matrículas.

A diretora regional do Senac, Ana Cláudia, diz que a maior parte dos cursos beneficia profissionais já empregados, mas também há treinamento no sentido de facilitar a inserção no mercado de trabalho. Empresas privadas com interesse em capacitar funcionários com os cursos do Senac podem fazê-lo com crédito do BNDES com juros subsidiados, 097% ao mês.

Os cursos pagos são os mesmos dos gratuitos, e incluem capacitação de profissionais como recepcionista, gestor de pequenos hotéis, bartender, cozinheiro básico, garçom, organizador de eventos.

Senac na Copa Ceará no Mundo teve início ontem, em apresentação à imprensa.

Hoje às 15h haverá teleconferência aberta ao público com o ministro do Turismo, Pedro Novais, no Senac Centro. O programa é do Governo do Estado e executado pelo Senac.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/03/29/noticiaeconomiajornal,2118808/senac-abre-105-mil-vagas-de-capacitacao-ate-2014.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.