Bem Vindo

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL INTANGÍVEL.






A Trajetória da Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil

Os sambas, as rodas, os bumbas, os meus e os bois... Aspectos e gestos essenciais da nossa vida cotidiana que, junto com muitos outros, são agora objeto das políticas de preservação cultural.

Com essa publicação o Ministério da Cultura e o Iphan vêm informar sobre os fundamentos e instrumentos da política de salvaguarda da dimensão imaterial do patrimônio cultural brasileiro, assim como prestar contas dos seus resultados e dos desafios que vêm enfrentando.

Esses jongos, violas, círios e ofícios são bens vivos mantidos pelas pessoas que os praticam. Preservá-los é valorizar seu conhecimento e ação. A salvaguarda desses bens está, portanto, orientada para a valorização do ser humano, para a garantia e para a melhoria das condições sociais, culturais e ambientais que permitem sua permanência.

Essa iniciativa é também mais um passo no sentido de ampliar a rede de parceiros já constituídas em torno de uma tarefa que é monumental em face da nossa enorme diversidade, e que só chegará a bom termo se for compartilhada.

Luiz Fernando de Almeida

Presidente do Iphan

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=13236&sigla=Institucional&retorno=detalheInstitucional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.