Bem Vindo

domingo, 4 de dezembro de 2011

63 º Salão de Abril 2012 - SECULTFOR - Prefeitura Municipal de Fortaleza


As inscrições para o 63° Salão de Abril podem ser feitas on line até 21 de janeiro de 2012, através do site do evento. O edital e o formulário de inscrição já estão disponíveis em: http://www.salaodeabrilfortaleza.com.br/.

Com o tema “A cidade e suas desconexões antrópicas”, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR, divulga o edital do 63° Salão de Abril, que acontecerá de 17 de abril a 30 de junho de 2012. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas on line, até 21 de janeiro de 2012, através do site www.salaodeabrilfortaleza.com.br. A Comissão de Seleção do 63º Salão de Abril selecionará 30 (trinta) artistas, devendo cada selecionado receber um prêmio no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Além disso, serão concedidas 02 (duas) bolsas para residência no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais) cada, a dois artistas escolhidos entre os 30 selecionados.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Fátima Mesquita, o 63° Salão de Abril dessacraliza o debate sobre as artes e o próprio fazer artístico ao trazer para o centro das atenções o elemento humano. “Pensar a cidade como a mais niveladora e democrática das obras humanas é entender que arte e vida são indivisíveis. É assim que a atual gestão entende cultura: como as diversas formas de convivência e invenção. E isso se reflete diretamente na concepção do Salão e na política pública que dá sustentabilidade a ele”, observou.

A cidade que se transforma cotidianamente diante da espacialização das necessidades e desejos humanos é o foco do Salão em 2012, que visa aproximar cada vez mais a classe artística da sociedade civil e do poder público, no intuito de construir coletivamente políticas públicas para a cultura em Fortaleza. As relações do homem com o meio ambiente, levando em conta fatores políticos, éticos, sociais, econômicos e culturais, pautam o Salão em 2012. “O tema é tomado como premissa e vai permear – e não engessar – todas as ações do Salão, como um ponto de partida para artistas inscreverem suas obras para a mostra contemporânea e também como norteador das discussões do seminário que reunirá artistas, pensadores, pesquisadores de diversas áreas, todos juntos buscando, principalmente, pensar sobre as possíveis formas de adaptação e sobrevivência do homem diante da estruturação complexa das grandes cidades. As formas e qualidade de vida vão cair na berlinda”, garantiu Maíra Ortins, coordenadora de artes visuais da Secultfor e organizadora do 63° Salão de Abril.

O debate ético e estético proposto pelo Salão se desdobra em eixos como: adensamento urbano e resíduo social, semiárido urbano, pobreza e exclusão, saúde e doença social, educação e formação, o cidadão e a formação do espaço urbano. “A partir dessas discussões, pensar políticas culturais para a cidade de forma ampla, sem destituir o meio ambiente deste processo, pelo contrário, pensar possibilidades a partir dele e por meio dele propor formas diferenciadas para os processos de elaboração estética e conceitual. A busca proposta pelo tema é sempre a condição primordial de construção de um pensar sobre a cultura: a transversalidade. É por meio tão somente do olhar multifacetado gerado pela mediação entre o artista, a obra e o espectador, que a arte e o seu fazer processo ganha força e potência transformadora”, explica Maíra.

Um dos diferenciais do 63° Salão de Abril é o deslocamento da mostra contemporânea para o MAC, reforçando uma parceria iniciada com o Governo do Estado em 2010, na esteira da mostra retrospectiva do Salão Histórico. Outra inovação é o convite a artistas ibero-americanos para exporem suas criações em Fortaleza, debatendo em paralelo sobre elas. Uma comissão curatorial (designada a partir do conceito de curadoria compartilhada, na qual a comissão decide os selecionados por meio de discussões e trocas com a Coordenação de Artes Visuais e a Direção da Galeria Antônio Bandeira) será constituída para o processo de seleção dos artistas convidados. Em cumprimento à demanda do grupo de artistas locais de Fortaleza, o salão promove ainda o Seminário “A cidade e suas desconexões antrópicas”, marcado por uma visão transversal e multidisciplinar da arte contemporânea.

A homenagem à artista plástica Heloísa Juaçaba também prevê uma exposição de suas obras na Galeria Antônio Bandeira, além de uma mostra do acervo da Pinacoteca do Município e um catálogo geral destas obras, no qual constará um capítulo todo dedicado à contribuição de Heloísa Juaçaba às artes visuais de Fortaleza.

Confira todas as informações no Edital do 63° Salão de Abril no site do evento :www.salaodeabrilfortaleza.com.br.
Site da Foto:http://www.salaodeabrilfortaleza.com.br/


Serviço:
Edital do 63° Salão de Abril e inscrições gratuitas no site http://www.salaodeabrilfortaleza.com.br/. Assessoria de Imprensa: Ana Karla Dubiela: 88292020 – an_karla@hotmail.com.
Secultfor - 3105.1386.


CRONOGRAMA
Inscrições: Até 21 de janeiro de 2012.
Seleção: 27 a 30 de janeiro de 2012
Resultado da seleção: 31 de janeiro de 2012.
Recepção da obras: De 01 de fevereiro a 23 de março de 2012
Exposição: 17 de abril a 30 de junho de 2012.

Mariana Ratts
Galeria Antônio Bandeira
Secretaria de Cultura de Fortaleza - SECULTFOR
Tel: +55 85 3105.1403

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.