Bem Vindo

sábado, 31 de dezembro de 2011

A Chácara Flora, de 1898, estava em processo de tombamento pelo Município e foi derrubada por construtora.Benfica



Datada de 1898, a Chácara Flora estava em processo de tombamento pela Coordenação de Patrimônio Histórico-Cultural, da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), desde 25 de julho. Desde lá, pesquisas e avaliação da representatividade da construção para a cidade estavam sendo feitas. “Eu lamento muito... É uma pena ninguém fazer nada. Eu brincava muito aí”, recordava-se a agente de trânsito Ieda Castro e Silva, 49, moradora da rua.
Casa protegida
A Construtora Douglas, proprietária do terreno, foi notificada, em agosto, quando colocou tapumes ao redor da casa, indicando o possível início de uma obra. As informações são da coordenadora do Patrimônio Histórico-Cultural da Capital, Clelia Monasterio. Ela reforça que, mesmo com o tombamento não concluído, a Chácara Flora era uma construção protegida pela legislação. Por isso, Clelia diz que a derrubada foi “um crime”.
A empresa foi autuada e foi lavrado um auto de embargo. Na próxima semana, representantes da construtora deverão comparecer à Procuradoria Geral do Município (PGM). “A PGM é quem vai julgar o caso e dar as sanções. Mas nenhuma árvore pode ser cortada a partir do embargo”, reforçou Clelia.
O POVO tentou ouvir algum representante da Construtura Douglas, na tarde de ontem. Mas nenhuma ligação feita para o telefone da empresa foi atendida.

A Construtora Douglas, dona da chácara, foi autuada a partir da lei municipal que protege o patrimônio e pela lei de crimes ambientais. Segundo a legislação, alterar aspecto de patrimônio protegido é crime punido com reclusão e multa.
Mariana Lazari
marianalazari@opovo.com.br
Fonte:http://www.blogger.com/A%20Chácara%20Flora,%20de%201898,%20estava%20em%20processo%20de%20tombamento%20pelo%20Município%20e%20foi%20derrubada%20por%20construtora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.