Bem Vindo

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Prefeitura inicia a recuperação da vegetação do entorno da Lagoa da Parangaba. Fortaleza - Ce







a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), inicia o projeto de recuperação da vegetação do entorno da Lagoa da Parangaba, com o plantio de 300 mudas de árvores ornamentais e frutíferas.

O plantio terá início na encosta da Av. Carneiro de Mendonça e seguirá até a Av. José Bastos. As árvores fazem parte do primeiro lote de doações da BSPAR Incorporações, que, ao final da concessão, entregará à Semam cinco mil plantas. As mudas são de diversas espécies, entre elas, baobá, cajueiro, carnaúba, palmeira e pau brasil. A doação total para a Lagoa da Parangaba (mil mudas) será concluída ainda no início de 2012.

Além da Lagoa da Parangaba, as plantas doadas serão utilizadas para a recuperação e reforço vegetal de outros bairros, em parques, praças e em canteiros centrais de grandes avenidas de Fortaleza.

Estive hoje (23 de dezembro de 2011)pela manhã e acompanhei de perto o plantio de mundas,
devemos acompanhar cada ação da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e tambem do Governo do Estado do Ceará.

O baobá é uma árvore de grande porte, proveniente das estepes africanas e regiões semi-áridas de Madagascar, estando presente, ainda, no continente australiano. Essa planta foi amplamente divulgada no século XX, através da obra O Pequeno Príncipe, do escritor francês Antoine de Saint-Exupery. Seu personagem principal se preocupava com o crescimento excessivo do baobá, temendo que ele tomasse todo o espaço existente em seu asteróide.



O baobá possui um tronco muito espesso na base, chegando a atingir nove metros de diâmetro. O seu tronco é peculiar: vai se estreitando em forma de cone e evidenciando grandes protuberâncias. As folhas brotam entre os meses de julho e janeiro, mas, se a árvore conseguir ficar umedecida, elas podem se manter firmes durante todo o ano. Em geral, o baobá floresce durante uma única noite, apenas, e isto ocorre no período de maio a agosto. Durante as poucas horas em que as flores permanecem abertas, os consumidores de néctares noturnos – particularmente, os morcegos -, asseguram a polinização da planta.
Fonte(http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=477&Itemid=181)

Nome Científico: Pachira aquatica
Nome Popular: Munguba, castanheiro-do-maranhão, falso-cacau, cacau-selvagem, castanheira-da-água, castanheiro-de-guiana, mamorana, mungaba, monguba
Família: Malvaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Central e do Sul
Ciclo de Vida: Perene
A monguba é uma bela árvore tropical, de caule frondoso e copa arredondada, capaz de alcançar 18 metros de altura. Nas florestas tropicais podemos encontrá-la em ambientes brejosos, ou à margem de rios e lagos, o nome científico "aquatica" provém desta característica. Apresenta folhas grandes e palmadas, dividas em 6 a 9 folíolos verdes e brilhantes. As flores são muito bonitas e perfumadas, com longos estames de extremidade rosada e base amarela. Os frutos grandes e compridos, semelhantes ao cacau, contém paina sedosa e branca que envolve as sementes. As sementes da monguba podem ser consumidas torradas, fritas ou assadas, e até trituradas como um sucedâneo do café ou chocolate, e diz-se que são muito saborosas.
Fonte:http://www.jardineiro.net/br/banco/pachira_aquatica.php
O PAU BRASIL

Esta é uma das árvores nativas mais comentadas, por vários motivos: É a árvore da qual se originou o nome do nosso país, e tem um grande referencial em nossa história. Durante muito tempo, no período da colonização, foi o principal sustentáculo da economia do país, sendo exportada para a Europa para se extrair uma tinta vermelha usada para colorir roupas (na época era muito raro encontrar formas de se obterem roupas com cores diferentes). Por último, é considerada uma árvore em extinção no seu habitat natural, devido a esta extração predatória.

Tenho visto várias árvores deste tipo, plantadas em parques e ruas, porém nunca a vi em matas, onde foi explorada até quase acabar. Existe ainda desta forma em alguns parques de preservação, especialmente na região de Porto Seguro, Bahia.Estas que vejo por aqui, apesar de bem grandes, não dão flor ou fruto todos os anos, especialmente quando estão isoladas. Muitas das vezes em que vejo esta espécie produzindo, estão plantadas em grupos de mais de cinco. Sei de áreas de cultivo, como no Rio de Janeiro ou Bahia, onde produzem sementes com abundância.
Fonte:
http://www.arvores.brasil.nom.br/textos/pbras.htm
Pau D´Arco
Nome vulgar: PAU D'ARCO OU IPÊ-AMARELO
Nome cientifico: Tabebuia serratifolia (Vahl) Nich.
Família: BIGNONIACEAE

DESCRIÇÃO DA ÁRVORE
Árvore de grande porte com altura de 8 a 20m, com tronco de 60 a 80 cm de diâmetro. É extremamente bela quando em flor, sendo que sua floração ocorre anualmente, durante os meses de agosto a novembro, com a planta totalmente despida de folhagem. Sua madeira é duríssima, difícil de serrar e durável sob quaisquer condições.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Muito freqüente na região Amazônica e esparsa na floresta pluvial atlântica desde o Ceará até S.Paulo.
Fonte:http://www.cdpara.pa.gov.br/pau_darco.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.