Aos Educadores e Estudantes, o Portal Dominio Público é uma Biblioteca Digital Desenvolvida em Software Livre. Todo Gratuito e que precisa ser mais visitado pelos internautas.
Fala sobre a exposição Paisagem suspensa: um ensaio sobre a solidão de Maira Ortins, com o professor e fotógrafo Silas de Paula na Livraria Cultura dia 03 de agosto as 19h. Apareçam!
A exposição "Paisagem suspensa: um ensaio sobre a solidão" trata-se de um projeto de site specific que toma o espaço da Livraria Cultura como "corpo" "paisagem" integradora das imagens que estarão espalhadas por espaços inusitados da livraria. É um projeto experimental que partiu do livro Tessituras. A fala no dia 03 de agosto com o professor e fotógrafo Silas de Paula tem por objetivo discutir as questões da imagem e sua possível relação e interação com o espaço. Os desenhos se apresentam quase como objetos flutuantes, proporcionando, assim, uma maior interação com o ambiente experimentado.
Livraria Cultura LIVRARIA CULTURA - SHOPPING VARANDA MALL Av. Dom Luís, 1010 Fortaleza, Brazil
Laboratório de Pesquisa em História da Arte - LAPHISTA
A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), através da Galeria Antônio Bandeira, iniciou neste ano de 2010 as ações do Laboratório de Pesquisa em História da Arte - Laphista, que busca promover o estudo, a pesquisa, a reflexão e a consciência crítica sobre a construção dos lugares de memória para as artes, bem como sobre a existência de uma escrita da história da arte no Ceará; e articular as relações entre arte, patrimônio e instituições.
O Laphista funciona como um grupo de estudos, com atividades práticas de pesquisa e atividades de leitura dirigida. Tais atividades são orientadas pela historiadora Carolina Ruoso, mestra em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-diretora da Galeria Antônio Bandeira, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), recentemente lançou "O museu do Ceará e a linguagem poética das coisas (1971 - 1990)", fruto de sua dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em História (UFPE). Carolina estagiou no núcleo educativo do Memorial da Cultura Cearense e do Museu do Ceará, atuou como professora e coordenadora de artes e eventos nos Colégios Canarinho e Sapiens. Como ela mesma se define: "É uma trabalhadora de museus."
Os encontros do Laboratório de Pesquisa em História da Arte são quinzenais e acontecem na Vila das Artes. As atividades tiveram início dia 5 de julho. Foi realizada uma seleção dos participantes que enviaram seus currículos e uma carta de motivação. A procura pelo Laphista foi grande revelando que há muito tempo a cidade de Fortaleza alimentava esta necessidade cultural: investigar e narrar a nossa história da arte. Membros do Laphista
Mariana Ratts, Diretora da Galeria Antônio Bandeira
O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, ganhou um reforço de peso na iniciativa de dar uma placa a Neymar pelo primeiro gol marcado contra o Flamengo, na derrota santista por 5 a 4, na última quarta-feira, na Vila Belmiro. Pelé comentou a jogada e concorda com uma homenagem ao jovem santista pelo golaço marcado.
“O gol foi lindo, muito bonito. A questão de ser de placa ou não, depende de cada um. Por mim, pode dar umas cinco placas. Só precisamos ver realmente se consideramos a importância do gol. Porque quando falaram do gol de placa do Pelé, foi um jornalista que comprou a placa no Maracanã e me deu. Todos gols parecidos com esse mereciam uma placa”, disse o Rei, em entrevista ao diário Lance!.
Pelé esteve presente na reunião do Conselho Deliberativo do Santos na noite de quinta-feira. Sobre o jogo diante do Flamengo, empolgado, ele ainda fez mais comentários, e lembrou de um histórico clássico disputado pelo Santos em 1958.
"Para quem acompanha futebol, eu tive a felicidade de jogar um jogo parecido com esse: Santos 7 x 6 Palmeiras, no Pacaembu. Foi mais ou menos igual, só que o Santos ganhou aquela (risos)”, lembrou.
“Foi realmente a grande surpresa o jogo do Santos. Como espetáculo, foi maravilhoso, mas para nós que somos santistas, não foi muito legal", completou.
Ao lado do presidente santista, Luis Alvaro, Pelé ainda ouviu brincadeiras do mandatário sobre a disputa do Mundial no fim do ano.
"Já fiz muitos pedidos a Pelé, mas tenho mais um a fazer. Se o Santos for a Yokohama, na final do Mundial e enfrentarmos o Barcelona, claro se passarmos pela semifinais, eu queria inscrever o Pelé no nosso time. O tricampeão Mundial pela Seleção há de ser tricampeão Mundial pelo Santos. Não vou pedir para o Pelé correr os 90 minutos, mas pelo menos para bater o pênalti", declarou o mandatário santista.
“Já falei. Deixa eu treinar que assumo a responsabilidade”, respondeu Pelé.
Eleito protagonista da campanha "Colírios 2011" pela revista "Capricho", Neymar faz sucesso entre jovens modelos que se inspiram no estilo do craque do Santos e deixa meninas enlouquecidas. As leitoras da publicação classificam o jogador como lindo, talentoso e carismático, entre outros adjetivos.
O UOL Esporte esteve na festa de lançamento da campanha da revista, para tentar entender por que Neymar tem de tão especial.
Parque da Liberdade recebe Manhã de Lazer no domingo
Neste domingo, uma manhã de atividades físicas e de lazer acontece no Parque da Liberdade, também conhecido como Cidade das Crianças, no Centro de Fortaleza.
O evento começa às oito da manhã com um aulão de tai chi chuan, seguido de atividades de ginástica aeróbica.
O domingo no Parque é gratuito e aberto a todos os interessados.
A programação vai servir também para preparar os participantes da Terceira edição da corrida Pé na Carreira, que acontece a partir das quatro da tarde de domingo.
Durante toda a manhã o Parque da Liberdade vai oferecer ainda jogos tradicionais de tabuleiro, jogos infantis, oficinas didáticas e brincadeiras lúdicas para as crianças.
O Parque da Liberdade fica na Rua Pedro Primeiro, sem número, no Centro.
Saiba mais detalhes sobre a programação pelo telefone 3105.1342.
"100 Cidades para 100 Projetos Itália-Brasil" pretende criar uma de rede de cidades (entes e governos locais) ativas na cooperação entre a Itália e o Brasil: muitas cidades brasileiras e italianas já aderiram ao programa e se cadastraram no banco de dados de 100 cidades (ver também a Declaração de Lerici e o modelo lei para adesão).
O objetivo principal do programa consiste no apoio das políticas de descentralização administrativa e na cooperação descentralizada entre as cidades brasileiras e italianas que deram adesão a esta rede.
“100 Cidades para 100 Projetos Itália-Brasil” é um programa que não possui uma linha de financiamento específica; o seu objetivo visa a construção de um quadro de referência, institucional e temático – para facilitar o relacionamento, as parcerias e a coordenação das atividades de cooperação entre os entes locais brasileiros e italianos.
A Cidade de Tórino, com mandato do ANCI, coordena e suporta o programa 100 Cidades a partir do ano 2003; a partir do ano 2006 o programa è co-financiado pela Regione Piemonte.
Intercâmbio entre Brasil e Itália reúne jovens em Fortaleza
A partir da próxima segunda-feira, dia primeiro de agosto, 5 jovens italianos e 15 brasileiros se reúnem em Fortaleza para o intercâmbio “Uma de 100 Cidades”.
Até sexta-feira, dia 6, eles vão elaborar um Guia de Viagens Digital de Fortaleza. O documento tem o objetivo de desmistificar os estereótipos em relação ao Brasil.
O grupo é formado por cinco jovens da cidade italiana de Turim; dez de Fortalza e cinco de outros estados brasileiros.
Além da produção do Guia, eles vão participar de um curso de vídeo no Cuca Che Guevara e visitar pontos específicos de Fortaleza. O roteiro vai servir para captação das imagens que vão compor o vídeo.
A solenidade de abertura do intercâmbio acontece na segunda-feira, das nove da manhã ao meio-dia, no auditório do Imparh. O endereço é Avenida João Pessoa, 5609, Montese.
O intercâmbio “Uma de 100 Cidades” faz parte do programa de cooperação internacional “100 Cidades para 100 Projetos – Itália Brasil”.
A iniciativa é promovida pela Associação Nacional de Municípios Italianos e pela Frente Nacional de Prefeitos.
Informações para a imprensa: Marcia Ximenes (assessora de Comunicação da Coordenadoria de Projetos Especiais e Relações Institucionais e Internacionais) - 3452.7284 / 8787.1200
Senna vai dar nome a estação de metrô em SP Por AE
São PAulo - O piloto Ayrton Senna está prestes a ganhar mais uma homenagem em São Paulo. Após batizar uma rodovia entre a capital e Guararema, no interior paulista, e um túnel sob o Parque do Ibirapuera, o tricampeão mundial dará nome, agora, a uma estação de Metrô. O decreto para que a parada Jardim São Paulo, na zona norte, se chame Jardim São Paulo - Ayrton Senna foi publicado em dezembro de 2009. Mas só em outubro deste ano o Metrô deve oficializar a mudança.
A companhia informou ontem que o nome vai aparecer nos mapas da rede que ficam dentro de todas as estações do Metrô. Os cartazes deverão ser trocados nos próximos três meses, pois estão desatualizados. A companhia disse, ainda, que não há prazo para alterar a "comunicação visual da estação", o que significa que o totem da entrada não deve mostrar o nome do piloto tão cedo.
Se depender de moradores do Jardim São Paulo, o nome não será a única mudança na estação. Idealizadores da homenagem, o empresário Luiz Carlos Kechichian, de 51 anos, e o designer e artista plástico Paulo Soláriz, de 59, planejam instalar uma escultura de Senna no local. "É uma homenagem mais do que justa", afirma Kechichian. "Senna nasceu e cresceu aqui no bairro, na Rua Condessa Siciliano. É um grande orgulho para a zona norte", conta o empresário. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Festa de encerramento da exposição "Purgatório Paraíso Inferno"
A MONSTRA se despede do Sobrado Dr. José lourenço com a tradicional festaMONSTRA! em grande estilo!
Nirez ataca de DJ apresentando uma seleção com as 50 músicas prediletas de sua rara coleção de discos de cera!
Lançamento da 1ª coleção de camisetas com tiragem limitada produzida pelos artistas da MONSTRA e do catálogo virtual da exposição, com fotos de Gentil Barreira, Pedro Esdras e Deivyson Teixeira! Só gente boa!
+ sorteio de camisetas e obras!
+ Coquetel!!
+ Troca de olhares etc e tal!!!
Quando: Sábado, 30 de Julho, das 15h às 19h
Local: Sobrado Dr. José Lourenço Rua Major Facundo, nº 154 - centro
“Playing games”. Talvez seja esse o espírito que move a arte comtemporânea. O espírito do jogo, da brincadeira, da luta, da metáfora, das relações entre as diferentes coisas. E o jogo cativa justamente pela forma enérgica com que relaciona as coisas para um fim determinado. Ao mesmo tempo, vai além disso. Nos jogos que jogamos pela vida afora, saímos momentaneamente da rotina, do tempo cotidiano e vivenciamos o momento presente de forma mais intensa, mais urgente e criativa. No embate com o outro, buscamos atingir um objetivo como se a própria essência da vida se realizasse nesse fim momentâneo.
OUVIR DIZER (Apresentação de leituras dramatizadas) Programa que tem o objetivo de apresentar leituras dramatizadas de textos de autores da literatura brasileira e universal, de forma a proporcionar ao público, momentos de reflexão e fruição estética, incentivando ao aprofundamento de possíveis e posteriores leituras. O programa visa ainda ampliar a audioteca do BNB, com a gravação das leituras dramatizadas, disponibilizando tal acervo sonoro a deficientes visuais e a consultas de outros interessados. O Centro Cultural Banco do Nordeste, de Fortaleza, organizou uma série de eventos para lembrar o centenário do maior poeta popular do país.(2009) leitura dramatizada por Ricardo Guilherme, do poeta Patativa do Assaré..
No Brasil, cerca de 27 milhões de pessoas – ou seja, mais de 10% da população – apresentam algum tipo de deficiência, e 70% delas vivem na linha da pobreza ou abaixo dela. A tecnologia pode melhorar, e muito, a qualidade de vida desses indivíduos. Porém, 90% dos produtos voltados a esse fim são importados, e pagam, em média, 60% em impostos para entrar no país. O resultado são preços elevados, restringindo o acesso a um grupo privilegiado da sociedade.
Assine o abaixo-assinado aqui
O movimento "#euassino" , criado pelo Olhar Digital, quer pressionar o governo federal a acabar com os impostos de importação sobre todos os produtos destinados a pessoas com deficiência. São itens como cadeiras de rodas especiais, bengalas com ultrassom, impressoras brailes, entre outros.
A ação começa com o incentivo ao uso da hashtag #euassino no Twitter, das 12h às 23h59 do próximo domingo, dia 24/7. No mesmo dia, o programa Olhar Digital, veiculado na Rede TV! a partir das 15:45h, exibirá uma matéria especial abordando o assunto e chamando a atenção da sociedade para o problema. As ações têm o objetivo de colher 600 mil assinaturas em um abaixo-assinado virtual (no endereço www.olhardigital.com.br/euassino), que será enviado ao Congresso para pressionar pela aprovação de um Projeto de Lei (PL 7916/2010) - que já está na Câmara dos Deputados – e que prevê o fim dos impostos de importação para produtos voltados a deficientes.
O objetivo é fazer com que o Brasil siga o exemplo de países europeus, que, na década de 1950, assinaram o Acordo de Florença. O documento prevê a isenção de impostos para importação de qualquer objeto usado para educação, progresso e inclusão das pessoas com necessidades especiais.
A tecnologia pode fazer toda a diferença para quem mais precisa dela. Participe dessa iniciativa: assine aqui e tuíte a hashtag #euassino no Twitter neste domingo!
O Castro das Eiras, localizado na freguesia de Pousada de Saramagos, em Vila Nova de Famalicão, pode vir a ser classificado como património europeu pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). A notícia foi avançada, esta segunda-feira, pelo director científico do gabinete municipal de arqueologia famalicense, Armando Coelho, durante a conferência de imprensa de apresentação do plano de escavações arqueológicas, que vai decorrer durante o mês de Julho, no Castro das Eiras. De acordo com o responsável, este Castro – onde se encontra a Pedra Formosa – integra uma candidatura que engloba ainda outros castros do noroeste peninsular. Armando Coelho explica que a classificação irá projectar este património que é único a nível europeu e que identifica os povos do noroeste peninsular.
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, através de seu diretor, tem o prazer de apresentar a CARTILHA DOS DIREITOS TRABALHISTA. Finalidade é divulgar, de forma clara, concisa e objetiva, os direitos básicos dos trabalhadores(urbanos e rurais), incluindo-se as regras que tratam de direito ao salário mínimo, jornada de trabalho, horas extras, FGTS, seguro desemprego, anotação de carteira de trabalho, Previdência Social, licenças de paternidade, maternidade, para tratamento de saúde e acidente de trabalho.
Reúne as normas legais referentes à preservação do patrimônio cultural, desde o primeiro ato normativo que criou a figura jurídica do tombamento (Decreto-Lei nº 25, de 1937), passando pela instituição do registro como instrumento tutelar do patrimônio imaterial (Decreto nº 3.351, de 2000), até as convenções mundiais estabelecidas pela Unesco, das quais o Brasil é signatário, que foram incorporadas ao ordenamento jurídico brasileiro, através de decretos legislativos. Prefácio de Ricardo Oriá, historiador e consultor legislativo da área de educação e cultura da Câmara dos Deputados.
2010
366 páginas
ISBN 978-85-736-5708-1 (brochura) ISBN 978-85-736-5709-8 (e-book)
Leiria O distrito de Leiria está situado ligeiramente para o interior e abrange uma série de cidades e atracções únicas, todas elas oferecendo paisagens diferentes, monumentos e costumes singulares.
A encantadora cidade de Peniche fica junto à costa e é um destino popular para a prática de desportos aquáticos, como o surf e a pesca em alto mar. Aqui encontrará excelentes restaurantes de peixe fresco e poderá partir de ferry à descoberta das Ilhas Berlengas – uma bela reserva natural rodeada de águas translúcidas.
A Nazaré é uma pitoresca vila piscatória, conhecida pelas tradições e pela sua longa praia, onde os pescadores ainda hoje estendem as suas redes. Depois de visitar o Castelo de Leiria, vá até ao Mosteiro da Batalha – uma verdadeira obra-prima da arquitectura Gótica em Portugal. Não deixe também de visitar o grandioso Mosteiro de Alcobaça, um magnífico complexo medieval que incorpora uma igreja do século XII.
A famosa cidade das Caldas da Rainha soube impor-se graças à sua cerâmica tradicional (de cariz popular e humorista) e pelo seu artesanato, enquanto a cidade da Marinha Grande é reconhecida como a maior produtora de vidro do país. Descubra também a encantadora vila de Óbidos, caiada de branco e rodeada por muralhas do século XIV. Locais a Visitar Fortaleza de Peniche A Fortaleza de Peniche foi uma importante base militar durante a Idade Média, tendo sido concluída em 1645. Após muitos anos de guerras, o seu valor estratégico foi perdendo importância, pelo que acabou por ser desactivada. A partir de então, foi usada como abrigo para os refugiados Bóeres no início do século XX, um campo de detenção de austríacos e alemães durante a I Guerra Mundial e uma prisão para os opositores do antigo regime português. A fortaleza acolhe hoje o Museu de Peniche, que apresenta uma colecção de artefactos regionais e documentação histórica relacionada com a ditadura portuguesa.
Igreja da Misericórdia O tecto desta igreja é o seu ponto forte e encontra-se totalmente coberto com 55 pinturas que retratam cenas do Novo Testamento – um exemplo do legado de artistas talentosos do século XVII originários desta região. Além destas magníficas representações, também poderá admirar os belos azulejos na parede, várias esculturas e cinco extraordinárias telas da autoria de Josefa d’Óbidos.
Mosteiro da Batalha Também conhecido como Mosteiro de Santa Maria da Vitória, este monumento nacional foi mandado construir pelo Rei D. João I como sinal de gratidão à Virgem Maria pela vitória de Portugal frente a Castela na Batalha de Aljubarrota. Classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, este edifício único foi erguido em 1388 e é tido como o exemplo máximo da arquitectura Gótica no país. No portal do Mosteiro, poderá admirar representações dos Apóstolos, de Profetas, Anjos e Jesus Cristo rodeado pelos quatro Evangelistas. Os túmulos do Rei D. João I, de D. Filipa de Lencastre e dos seus filhos podem ser visitados na Capela do Fundador. Belos vitrais ilustrando cenas bíblicas como “A Visitação de Nossa Senhora”, a “Adoração dos Magos”, a “Fuga para o Egipto” e “A Ressurreição de Cristo” adornam o interior do mosteiro, enquanto no exterior se podem ver as típicas gárgulas. O Mosteiro da Batalha é, sem dúvida, um dos mais belos exemplos da arquitectura Gótica de todo o país.
Coletiva apresenta ações de arborização e recuperação de espaços verdes
A Semam, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano, realiza coletiva de imprensa amanhã para apresentar as ações de recuperação da nascente do Parque Rio Branco, e arborização do bairro Jangurussu e Lagoa do Opaia, no Vila União.
A coletiva começa às nove da manhã na Avenida Presidente Costa e Silva, próximo à ponte do Rio Cocó, no Jangurussu.
As ações vão ser implementadas por meio de ações compensatórias entre a Semam e empresas da construção civil.
A parceria também vai ser responsável por financiar a execução do Plano Diretor de Arborização Urbana e do Plano de Educação Ambiental da Área da Construção Civil.
Informações para a imprensa: Sammia Santos (assessora de comunicação da Semam) - 3105.1135 / 8814.3852
São 10 mil vagas gratuitas, sendo 7 mil com alojamento e 3 mil sem alojamento.
O Festival vai ser um espaço de intercâmbio entre movimentos e políticas de juventude e um encontro das diversas formas de organização juvenil. As atividades vão ser propostas e organizadas pelos participantes.
Com o tema 'O Canto de Um Novo Mundo', o evento vai ter debates, palestras, apresentações artísticas espontâneas, e apresentações de shows com bandas locais, nacionais e internacionais, entre outras atividades.
Em 2010, a primeira edição do Festival teve como tema 'A América Latina e as Lutas Juvenis', e reuniu mais de 25 mil participantes em todas as atividades, entre shows, oficinas, atividades sociais e políticas.
Informações para a imprensa: Ana Carolina Nogueira (assessora de Comunicação da Coordenadoria de Políticas para Juventude) - 3452.4658 / 8605.5939
Chamada para Ocupação do Espaço Cênico do Centro de Referência do Professor
A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), por meio da Coordenação de Teatro e da Galeria Antônio Bandeira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), torna pública a chamada para Ocupação do Espaço Cênico do Centro de Referência do Professor (CRP). A Secultfor atende uma demanda de artistas, arte-educadores e profissionais na área cultural, proporcionando um programa de ocupação do espaço público que consiste em oferecer aos grupos cênicos da cidade de Fortaleza um espaço destinado para ensaios e experimentações de suas produções artísticas.
Serão selecionados 04 (quatro) grupos cênicos (teatro, dança, coral etc.), cada grupo poderá ensaiar até, no máximo, 03 (três) vezes por semana durante 03 (três) horas por dia; com direito a permanecer no espaço por 03 (três) meses. O espaço estará disponível de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Para solicitação do espaço, o grupo deve encaminhar um e-mail para administrativo@galeriaantoniobandeira.ce.gov.br, discriminando o espetáculo que será ensaiado, o número de componentes do grupo com relação nominal, o nome do responsável com endereço e contato telefônico, a determinação dos dias e horários de ensaios e uma contrapartida especificada.
As inscrições estão abertas de 11 de julho a 15 de julho de 2011. O resultado será divulgado no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura). Havendo diversas solicitações para ensaios, a Coordenação de Teatro e a Direção da Galeria Antônio Bandeira decidirão quais os grupos que utilizarão o espaço com base nas propostas apresentadas.
O Guia dos Museus Brasileiros já está disponível para consulta e download. Elaborado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), o guia traz dados como ano de criação, situação atual, endereço, horário de funcionamento, tipologia de acervo, acessibilidade, infraestrutura para recebimento de turistas estrangeiros e natureza administrativa de mais de 3 mil museus já mapeados pelo Ibram em território nacional.
“Mulheres, Museus e Memórias” é o tema da 5ª Primavera dos Museus
24/6/2011 – Mulheres, Museus e Memórias será o tema da 5ª Primavera dos Museus deste ano, a ser realizada de 19 a 25 de setembro. Instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno do tema escolhido. A iniciativa, coordenada pelo Ibram, tem como objetivo sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, mesma intenção depositada na Semana Nacional de Museus.
Museus e entidades culturais interessados em participar devem inscrever eventos e promover sua realização no período da 5ª Primavera dos Museus, convidando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre Mulheres, Museus e Memórias. A realização das ações e atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Primavera por meio de um guia virtual a ser publicado neste site.
As inscrições começam dia 12 de julho e se encerram dia 12 de agosto. Para inscrever-se, é necessário acessar o site do Ibram (www.museus.gov.br) e entrar na página da 5ª Primavera dos Museus, que logo será disponibilizada. Primeiro, deve-se fazer a inscrição do museu ou entidade cultural. Depois, a inscrição das ações a serem realizadas, como seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de uma ou mais atividades.
A instituição que tiver alguma dúvida ou quiser mais informações pode mandar e-mail para cpgii@museus.gov.br ou ligar para (61) 2024-4132 ou 2024-4137.
” … Achei excelente a parceria Senac / Prodetur para a realização deste Programa de Qualificação Profissional e Empresarial Para o Turismo, dirigidos às pessoas interessados em aprender ou aprimorar conhecimentos em suas respectivas áreas de atuação profissional…” Sou desde 1976 “aluna” Senac e muito me orgulho de constatar que ainda existem no nosso pais entidade sérias assim que somam, ajudam de forma correta e ilibada ao crescimento e capacitação de todos, de forma irrestrita.”