Bem Vindo

domingo, 14 de abril de 2013

Capela de Santo Antonio Mondubim 1879 - Memória e Identidade Cultural - Fortaleza 287 anos.



O patrimônio cultural não se restringe apenas a imóveis oficiais isolados, igrejas ou palácios, mas na sua concepção contemporânea se estende a imóveis particulares, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística, passando por imagens, mobiliário, utensílios e outros bens móveis.
Por este motivo é possível realizar uma das mais importantes distinções que se pode fazer com relação ao Patrimônio Cultural, pois sendo ele diferente das outras modalidades da cultura restritas apenas ao mercado cultural, apresenta interfaces significativas com outros importantes segmentos da economia como a construção civil e o turismo, ampliando exponencialmente o potencial de investimentos.
Fonte:http://www.iphan.gov.br/montarPaginaSecao.do?id=20&sigla=PatrimonioCultural&retorno=paginaIphan

Capela de Santo Antonio construida em 1879 - Fortaleza - Bairro Mondubim
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, no ano em que  a cidade completa 287 anos promoveu um evento " I Semana do Graffiti Fortaleza " onde jovens  artista da arte urbana fizeram várias intervenções pelos bairros de fortaleza, mostrando sua arte. E no dia 11 de abril de 2013, para tristeza de alguns moradores, escolheram a Centenária Capela de Santo Antonio, construída em 1879, por um português grande devoto de Santo Antonio, o Major Antonio Carneiro Monteiro, para expressar sua arte, uma pintura Coletiva, tirando toda e qualquer identidade cultural, como tambem a memória cultural. Como se identificar, com a centenária Capela de Santo Antonio, depois dessa intervenção ?
Uma  agressão a identidade e a memória da comunidade do mondubim.
Como um gestor público toma uma atitude dessas ?
A memória Cultural deve ser respeitada,e como o patrimônio cultural deve ser preservado.
Não vou pecar pela omissão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.