Bem Vindo

quarta-feira, 20 de julho de 2016

CULTURA E AS OLIMPÍADAS RIO 2016 - IBRAM


Cultura e esporte vão andar juntos durante as Olimpíadas Rio 2016, que acontecerá entre 5 e 21 de agosto. Os museus Ibram na cidade do Rio prepararam uma série de atividades para este período.

Museu do Açude
Depois de sete anos fora do ar, o Brunch Cultural, evento musical gratuito promovido pelo Museu do Açude, volta a fazer parte da programação. José Miguel Wisnick, Mart´nália, Leila Pinheiro e Zé Renato são os convidados da edição 2016, especial para as Olimpíadas. Os shows serão realizados entre 17 de julho e 11 de setembro, sempre aos domingos, a partir das 13h30, nos jardins do museu. Saiba mais.


Museu Chácara do Céu
O Museu Chácara do Céu inaugura, no dia 20 de julho, a mostra Debret e a missão artística francesa no Brasil -200 anos. Jean-Baptiste Debret fez parte do grupo de artistas que vieram para o país na Missão Artística e deixou um legado imenso ao registrar os usos e costumes do país. A maior coleção de Debret em museus públicos encontra-se hoje, no Museu Chácara do Céu. São mais de 500 originais do pintor. Saiba mais.

Museu Nacional de Belas Artes
O Museu Nacional de Belas Artes recebe duas mostras neste período. A exposição Jogos na Antiguidade, composta por objetos arqueológicos provenientes da Grécia e Roma, e que pertencem a coleções de museus italianos, será aberta no dia 26 de julho. E a partir de 5 de agosto o público também poderá visitar a mostra Alegorias às Artes – Léon Pallière, que irá abordar todo o processo de restauração e a concepção da pintura, suas influências estéticas e visuais. Um longo trabalho de pesquisa foi realizado para identificar todo o conjunto realizado por Palliére, a pedido de Manuel de Araujo Porto-Alegre, então Diretor da Academia Imperial das Belas Artes.



Museu Histórico Nacional
Durante os Jogos Olímpicos, o Museu Histórico Nacional sediará a Casa México, um parceria com a Embaixada do México no Brasil, o Consulado do México no Rio de Janeiro e o Comitê Olímpico Mexicano. A exposição Magia do Sorriso no Golfo do México constituirá uma das principais atividades realizadas pelo MHN, e será seguida por um calendário de palestras e atividades adicionais que está sendo organizado pelo museu.
Também estão programadas as mostras México 68-Rio 2016, que abordará o ambiente gráfico que constitui a marca das duas Olimpíadas e Frida e Eu, que se dirige ao público infantil de 5 a 10 anos para promover a compreensão da linguagem da arte moderna por meio da vida e obra da artista mexicana Frida Kahlo.
Além disso, o MHN preparou as exposições Guerra do Contestado, arte e história por Hassis que trata a história de um dos conflitos sociais mais violentos da história do Brasil que se desenvolveu entre 1912 e 1916 e Brasil na arte popular – 40 anos do Museu Casa do Pontal.

Museu da República
O Museu da República também terá uma programação especial durante os jogos olímpicos e exibirá a mostra comemorativa O Olimpo é aqui, tomando a decoração dos salões do Museu que apresentam os deuses do Olimpo.

Museu Casa de Benjamin Constant
O Museu Casa de Benjamin Constant, em parceria com o Museu da República, promoverá uma caminhada com visitação a dois dos principais sítios históricos da República. Entre os dias 9 e 12 de agosto, a partir das 9h. Os interessados começarão a visita pelo Museu Casa de Benjamin Constant, o primeiro museu casa criado pela República brasileira e que sedia uma das vistas mais interessantes em direção a Central do Brasil e ao cais do porto.
Após a visita o grupo seguirá num percurso a pé pelas ladeiras do bairro de Santa Teresa em direção a Glória, onde será possível apreciar a Igreja Positivista do Brasil (patrimônio carioca, fluminense e do Brasil), que foi a responsável pela criação do maior símbolo do país, a sua bandeira. Da Glória o grupo seguirá para o Catete onde chegando ao antigo Palácio do Catete, antiga sede da Presidência da República onde apreciará uma rica construção de estilo neoclássico encravada em um jardim romântico inglês do século XIX. Todo o Circuito será acompanhado por um guia de turismo, um museólogo e um historiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.