Bem Vindo

quinta-feira, 21 de julho de 2016

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ - 23 anos - Orgulho de fazer educação em Saúde.




A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) completa 23 anos com uma programação especial, no dia 22 de julho, a partir das 9 horas. Nas comemorações, diferentes momentos. Um deles é a inauguração de um painel com fotos dos ex-superintendentes para marcar a história de mais de duas décadas da Escola a serviço da formação e educação permanente de profissionais do Sistema Único de Saúde - Frederico Silva, Silvia Mamede, Anamaria Cavalcante, Mário Mamede, Haroldo Pontes e Ivana Barreto. Outro destaque no dia 22 é a Mostra Itinerante de Combate ao Aedes aegypti do Ministério da Saúde. A Escola será o primeiro órgão do Ceará a receber a mostra.

Instituição de ensino superior reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará, a ESP/Ce foi criada em 22 de julho de 1993 sob a forma de uma autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado. A Escola, que tem como patrono o médico Paulo Marcelo Martins Rodrigues, nasceu do sonho de operacionalizar a política de educação permanente em saúde do SUS.

Desde o começo, a ESP/Ce teve o desafio de compor e acompanhar uma complexa rede de formação, em parceria com universidades, escolas e cursos profissionalizantes, que hoje, 23 anos depois, veem essa atuação se ampliar nas diferentes regiões de saúde e em municípios por todo o Ceará. Somente no ano de 2015, a Escola formou mais de seis mil trabalhadores em todo o Estado.

Missão

Os primeiros passos para a criação da ESP/Ce foram dados em 1993, com a formatação do Regulamento da Escola Técnica, embrião da Escola. Neste ano, foi constituído “O Grupo dos Onze”, formados por técnicos da Sesa e educadores da Universidade Federal do Ceará, que teve como missão discutir a implantação da instituição. Proporcionar maior acesso à formação, à capacitação e ao desenvolvimento das habilidades e competências dos profissionais de saúde a fim de atender às novas exigências e necessidades do SUS, era o pensamento norteador do projeto inovador e ousado de criação da ESP/Ce.

Formar gestores, planejadores, avaliadores e técnicos especializados nas áreas de saúde foi, então, imperativo para caminhar a passos largos com o processo de consolidação do SUS no Ceará. Nessa perspectiva, em 22 de julho de 1993, o então governador Ciro Gomes, sancionou a lei Nº 12.140, de criação da Escola,  configurando-se como um ato de visão, tornando real o sonho construído por diversos gestores, colaboradores e profissionais do SUS.

Dessa forma, o Ceará ganhou uma Escola voltada para educação continuada dos profissionais de saúde, com capacidade estrutural e técnica para a realização de cursos de atualização, capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos para o SUS e, também, para a pesquisa e produção de conhecimentos científicos na área da saúde pública.

Ao comemorar 23 anos, a ESP/Ce apresenta o cenário de um centro de excelência de disseminação do conhecimento. Ao longo de sua trajetória, construiu mecanismos para um novo espaço na educação, na gestão, na atenção à saúde e na cultura cearense. Enfrentou momentos de desafios, obstáculos e adversidades, mas sobreviveu, desenvolvendo e lutando pelo processo contínuo de desenvolvimento sustentável, por construir a história embasada em valores que funcionam como pilares de transparência, confiança, responsabilidade e compromisso individual, inovação e dedicação de recursos humanos.

Mostra Itinerante Combate ao Aedes aegypti

Mostra Itinerante Combate ao Aedes aegypti no Ministério da Saúde foi exposta, inicialmente, durante o XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Fortaleza, entre os dias 1 a 4 de junho, no Centro de Eventos do Ceará.  Agora, a ESP/Ce, será a primeira instituição do Ceará a receber a Mostra e durante um mês os banners ficarão expostos no pátio da Escola.

Produzida pelo Ministério da Saúde, a exposição contém doze banners distribuídos com informes de hábitos e doenças dos mosquitos, destacando questões relacionadas à zika e suas consequências em grávidas. O objetivo da ação é multiplicar conhecimento sobre as formas de combate ao Aedes, focadas na prevenção.

Os banners fazem parte da ação do Ministério da Saúde em divulgar características e formas de combate ao mosquito vetor da zika, dengue e chikungunya, além de trazer alertas sobre sintomas das doenças, tratamento e prevenção.

fonte:http://www.esp.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4069:espce-celebra-23-anos-de-fundacao&catid=14:lista-de-noticias&Itemid=185
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Twitter: @espce
Facebook: espce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.