Bem Vindo

quarta-feira, 6 de julho de 2016

EXPOSIÇÃO : SEREIAS - ESPAÇO CULTURAL CORREIOS FORTALEZA ( ECC)



Exposição “SEREIAS", pelos fotógrafos pesquisadores Fernanda Oliveira e Sérgio Carvalho, tem abertura dia 13 de julho, no Espaço Cultural Correios Fortaleza (ECC).


A partir de projeto pioneiro de pesquisa antropológica visual e ensaios fotográficos sobre mulheres que participam ativamente da pesca no Ceará, os fotógrafos Sérgio Carvalho e Fernanda Oliveira apresentam a exposição SEREIAS, que abre às 16 horas do dia 13 de julho (quarta-feira) no Espaço Cultural Correios Fortaleza (ECC- R. Senador Alencar, 38 – Centro), ficando em cartaz até 03 de setembro com uma série de atividades. São 30 imagens sobre o universo feminino da pesca artesanal no Ceará, pela dupla de pesquisadores-fotógrafos, que se unem no espaço expositivo ao vídeo documental do projeto feito pelo cineasta Tibico Brasil e making of por Mika Holanda, sob curadoria das pesquisadoras Angela Magalhães e Nadja Peregrino com expografia pelo designer e produtor cultural Ademar Assaoka e textos da jornalista Iana Soares. O projeto recebeu os prêmios Latino-Americano de Fotografia da Colômbia e o Chico Albuquerque de Fotografia da Secretaria de Cultura do Ceará.
Além de visitas guiadas gratuitas ao público (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), agendamentos podem ser feitos pelo (85) 3255-7142 e a exposição levará estudantes de escolas da rede pública à mostra. “O projeto fotográfico e de pesquisa antropológica instrumentou a coleta de dados e informações visuais, e por meio das imagens registrou e agora expõe esses ricos documentos sobre a cultura litorânea da pesca artesanal e feminina”, ressalta a fotógrafa e copesquisadora Fernanda Oliveira.
A exposição também contemplará a produção do livro SEREIAS, que serálançado em agosto próximo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). A publicação “traz as imagens e documentações sobre as mulheres que desenvolvem essa atividade econômica ou retiram seus sustento do mar, tais como pescadoras, marisqueiras, lagosteieras, algueiras, e que se encontram em quase toda a faixa litorânea do Estado do Ceará”, detalha o fotógrafo e parceiro na pesquisa, Sérgio Carvalho. O livro também terá exemplares doados aos principais museus e institutos de arte, bibliotecas municipais, Instituto Terra Mar, associações ligadas à Rede Tucum e escolas públicas das principais cidades cearenses.
O projeto expositivo e editorial “Sereias” tem patrocínio dos Correios através de Sistema Aberto de Seleção de Patrocínios, sob produção da Ânima Produtora Cultural, que visam, junto ao trabalho autoral de fotografia e pesquisa, contribuir também para o reconhecimento e a conscientização das mulheres como pescadoras e para preservação e valorização da pesca artesanal como atividade geradora de renda e desenvolvimento sociocultural das comunidades alcançadas.

Serviço:Exposição “SEREIAS”, de Fernanda Oliveira e Sérgio Carvalho
A
bertura: dia 13 de julho, às 16h.
Local: 
Espaço Cultural Correios Fortaleza (R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza).
Visitações até 03 de setembro
, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entrada franca.
Fone
para agendamentos de visitas guiadas e informações: (85) 3255 7142.
Atendimento à imprensa:Kiko Bloc-Boris – (85) 9 8892.1195 / e-mail kikobb@gmail.com
Helena Félix - (85) 9 9993.4920 / e-mail pontualcomunicacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.