Bem Vindo

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

GILSON PERANZZETTA E MAURO SENISE - Quarta da Cultura no Centro - Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social - Fortaleza



O pianista Gilson Peranzzetta e o flautista e saxofonista Mauro Senise se apresentam no Theatro José de Alencar. O show é um passeio nos 20 anos de carreira da dupla que une a virtuose do clássico com a malemolência da música brasileira. Na abertura, apresentação do grupo cearense Murmurando

Os músicos Gilson Peranzzetta e Mauro Senise trazem para o palco do Theatro José de Alencar, na quarta-feira, dia 19 de outubro, às 19h, composições próprias e releituras de clássicos da música popular brasileira. A apresentação faz parte da programação da Quarta da Cultura no Centro, promovida pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, que prestigia a boa música instrumental.

Os músicos apresentam um show que mescla vários momentos de suas carreiras. No repertório, canções como Amparo, de Tom Jobim, Linha de Passe, de João Bosco, Cheguei, de Pixinguinha, Marina, de Dorival Caymmi, No Tabuleiro da Baiana, de Ary Barroso e Casa Forte, de Edu Lobo. Do último trabalho, o CD 100 anos de Noel Rosa, que recentemente lançaram pela Biscoito Fino, Peranzzetta e Senise apresentam uma justa homenagem ao poeta da Vila.

A construção de novos arranjos para os clássicos nacionais é uma paixão de Peranzzetta, que afirma estar sempre acrescentando algo novo nas já tradicionais melodias da MPB. Por seu lado, Senise procura inovar buscando espaço para expandir a presença do saxofone ou da flauta na interpretação das músicas. A ideia de ambos é explorar todas as possibilidades oferecidas pelos instrumentos que utilizam para construir o universo sonoro no qual transitam.

Das atrações

Gilson Peranzzetta é pianista, compositor, arranjador e maestro. Um estilista da música, sua performance como pianista e arranjador tem personalidade, criatividade, delicadeza e requinte, sem jamais perder a brasilidade. Citado pelo maestro e produtor Quincy Jones como um dos maiores arranjadores do planeta, Peranzzetta foi por três vezes agraciado com o Prêmio Sharp de Música como melhor arranjador, melhor compositor e melhor intérprete.

Tem mais de 40 CDs solo lançados, além de centenas de participações em álbuns de outros artistas como arranjador, pianista e produtor. Atualmente tem 150 músicas compostas, muitas gravadas por artistas como Djavan, Ivan Lins, Leila Pinheiro, Leny Andrade, Dori Caymmi, Nana Caymmi e por artistas internacionais como George Benson, Sara Vaughn, Quincy Jones, Patty Austin, Jack Jones, Dianne Schurr, Dianne Reeves, Toots Thielemans e Shirley Horn.

Mauro Senise tocou e gravou com Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Luiz Eça, entre outros grandes nomes da música instrumental brasileira. Juntamente com o baterista Pascoal Meirelles, fundou o grupo Cama de Gato, com o qual se apresentou na Europa e nos Estados Unidos. Em trabalhos solo, Senise conta com nove discos gravados. Em 2005, lançou o CD Tempo Caboclo em parceria com o pianista, compositor e arranjador Jota Moraes. Este disco reúne obras de compositores clássicos brasileiros e foi indicado para o Grammy Latino 2006, na categoria Melhor CD Clássico.

Com atuação na área erudita, Mauro mantém um trio com Gilson Peranzzetta e com o violoncelista David Chew. Em 2009, lança Lua Cheia – Mauro Senise toca Dolores Duran e Sueli Costa pela Biscoito Fino, CD este, indicado para o Grammy Latino 2009, na categoria Melhor CD Instrumental.

Abertura do show

Formado por jovens músicos provindos dos cursos de músicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-CE), o grupo Murmurando abre a noite de apresentações no Theatro José de Alencar. Na composição do grupo, Giltácio Santos, no clarinete; Cleylton Gomes, na flauta transversal; Samuel Rocha, no violão de sete cordas; Lauro Viana, no cavaquinho; e Igor Ribeiro, no pandeiro.

Desde 2006, o grupo trabalha seu repertório no Choro, tendo como influência mestres do estilo como Pixinguinha, Jacob do Bandolin e Waldir Azevedo. Em 2007 Murmurando foi contemplado no I Edital de Incentivo às Artes da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (FUNCET), na categoria Manutenção de Grupos Musicais, com o projeto Choro Brasileiro de Jovens Para Jovens.

Sugestão de entrevista:
Gilson Peranzzetta e Mauro Senise
Segunda e quarta à tarde pelo número - 21 2259 4499
Gilson Peranzzetta 21 8622 2259

Grupo Murmurando
Samuel Rocha - 9715 4539

SERVIÇO: Show de Gilson Peranzzetta e Mauro Senise, dia 19 de outubro, às 19 horas, no Theatro José de Alencar, Centro. Abertura com o grupo cearense de choro Murmurando. Entrada gratuita. Mais informações pelo telefone 3464 5538.

Fonte:http://www.fcdlce.com.br/quarta-da-cultura-no-theatro-jose-de-alencar
visite tambem:http://www.maurosenise.com.br/lineup.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.