Bem Vindo

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Museu do Ceará - lançamento do livro Yoiô o bode celebridade.


O Museu do Ceará é cenário para o lançamento do livro O livro Yoiô, o bode celebridade, que é destinado a crianças de todas as idades, neste sábado(29) às 10h. A relação dos homens com os animais, sobretudo os domesticados, remonta a tempos muito antigos. Certos bichos, por sua especial interação com os humanos, acabam ganhando destaque em um determinado grupo social, como é o caso do bode Yoiô.

Chegado a Fortaleza, no início do século XX, em meio a levas de retirantes fugidos da seca, o bode escapou da panela e logo virou “celebridade” no centro da capital cearense, convertendo-se em um tipo popular. O livro Yoiô, o bode celebridade é destinado a crianças de todas as idades, que fazem questão de manter acesa a chama do lúdico, da fantasia. Narrada em cordel, a saga do bodinho vindo do sertão é enriquecida por ilustrações de Julião Jr.

Na ocasião do lançamento, o Museu terá a seguinte programação: Exposição "Brinquedos do Mundo", apresentação de teatro de bonecos "O sonho de Dorinha no Museu do Ceará"; visita guiada, oficinas de confecção de brinquedos, em parceria com o LABRINJO - Laboratório de Brinquedos e Jogos da UFC; Na oficina haverá confecção de cornetas, brinquedos com corda, dominó de palitos de picolé e pintura da máscara do Bode Yoiô.

A autora, Arlene Holanda, é graduada em História e especialista em Artes Visuais, Cultura e Criação. Atua como escritora, pesquisadora, ilustradora, designer e produtora cultural. Tem 34 livros publicados, entre literatura (adulto, infantil e juvenil), didáticos e obras complementares. Cinco títulos de sua autoria foram selecionados para compra em editais do MEC. A obra O fantástico mundo do cordel ganhou o selo altamente recomendável da Fundação nacional do livro infantil e juvenil – FNLIJ.

Serviço: Lançamento do livro
Data: 29 de outubro de 2011, às 10 horas.
Local: Museu do Ceará
Rua: São Paulo, 51 – Centro
Fone: (85) 3101.2610
Editora: Armazém da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.