Bem Vindo

sábado, 22 de outubro de 2011

O REAL SEMPRE NOS ROERÁ - Rian Fontenele - Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea - Fortaleza



Rian Fontenele experimenta novo suporte para sua arte


O artista plástico cearense Rian Fontenele apresenta seu mais recente e inteiramente novo e original trabalho, utilizando a cerâmica como suporte para sua arte em desenho e pintura. A exposição individual “O real sempre nos roerá” abre para convidados no próximo dia 22 de outubro, sábado, das 9h às 16h na Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea, em Fortaleza (CE), e fica aberta para visitação até o dia 19 de novembro de 2011.
A mostra é resultado de pesquisas e de experiências laboratoriais que o ousado artista vem desenvolvendo ao longo de 2011 na Fábrica Cerâmica Brasil (Cerbras), envolvendo a construção de uma linguagem artística a partir de um suporte pouco convencional. São obras de tamanhos variados que vão desde trabalhos menores (46 cm x 46 cm) até painéis de grandes dimensões (80 m²), a exemplo da obra “O amor que move o sol e as outras estrelas”, inspirado na obra "A Divina Comédia" de Dante Alighieri.
Rian Fontenele se utiliza de técnicas diversas e inovadoras nesse trabalho singular, a exemplo de pinturas esmaltadas e desenhos em ponta seca diretamente na cerâmica. Na primeira, a pintura esmaltada na superfície do artefato é queimada em forno industrial a temperaturas de até 1.500°C, assumindo o pigmento aspecto vítreo. Já no desenho a partir da ponta seca, técnica oriunda da gravura em metal, também conhecida como baixo-relevo, o artista realiza rebaixamentos na cerâmica, como que roesse a superfície até alcançar a argila, numa alquimia própria e complexa do artista.
Embora a cerâmica constitua um suporte fisicamente mais pesado e rígido, Rian Fontenele trabalha com mais liberdade e a partir de técnicas originais, apresentando um trabalho mais leve, com mais cor, volume, movimento e luz, comparado com sua linguagem tradicional, o que torna sua obra ainda mais rica e viva. As imagens, como afirma o artista, são “ como se rememoradas de alguma lembrança distante, silenciosa e gasta. Figuras recortadas, presunçosamente inundadas do branco esmaltado como se fizesse presente e densa a luz”.
Além desses novos trabalhos em cerâmica, a mostra contempla quatro obras inéditas em pintura inspiradas no poeta romeno Paul Celan, especialmente em seu poema “Fala também tu”, que compõem a série “Estilhaços de Celan” , bem como pinturas e desenhos em tela e papel do artista que integram o acervo da galeria.
S e r v i ç o s :
Evento: Exposição individual “O real sempre nos roerá”
Data da abertura: 22 de outubro de 2011 (sábado)
Horário: de 9h as 16h
Visitação: 24 de outubro a 19 de novembro (segunda a sexta-feira, de 10h às 19h, e sábado, das 9h às 13h)
Local: Galeria Maria Furlani Arte Contemporânea
Endereço: Rua Canuto de Aguiar, 1401, Meireles, Fortaleza (CE) (85) 3242.2024
Fonte de Pesquisa:http://www.rianfontenele.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.