Bem Vindo

terça-feira, 30 de abril de 2013

Thayana Fernandes Miss Teen Brasil 2013 - Nhamundá



Uma amazonense vai representar o Brasil na disputa pelo título internacional de Miss Teen Universe 2013 entre os dias 10 e 18 de maio, na cidade de Manágua,  Nicarágua. Natural de Nhamundá, interior do Estado, Thayana Fernandes, 18 anos, venceu a edição nacional do concurso, que aconteceu no último sábado, dia 20, em Campo Grande (MS). “São poucos dias até o concurso na Nicarágua, mas prometo dar o meu melhor e conquistar esse título para o Brasil, mas principalmente para o meu Amazonas”, adianta Thayana.
                      A preparação para o concurso nacional também foi intensa, como conta o preparador Miro Sampaio. Foram quase dois meses cumprindo uma maratona entre academia, aulas de passarela, postura, pilates, oratória e consultas com nutricionista e fonoaudiólogo.
                Com seis quilos a menos, a moça de 1,73 m e 53 quilos conquistou os jurados em Campo Grande com sua beleza,  carisma, mas principalmente por sua  sensibilidade. Depois de ficar entre as cinco melhores candidatas do País, ela teve que responder a pergunta sobre qual era seu maior exemplo.

“Com toda a certeza minha mãe, um exemplo de mulher”, disse Thayana visivelmente emocionada, para completar: “Que me ensina a ser honesta e guerreira, pois foi capaz de me educar e criar sozinha”, finalizou a amazonense para delírio da platéia, que começou a gritar o nome de Thayana em coro.

A lembrança desse momento ainda deixa embargada a voz da mãe da miss, que é filha única. “Ela sempre foi muito vaidosa e gostava de participar desses concursos de beleza”, lembra Karina Fernandes. “Eu mesmo me surpreendi, pois o que achava que era o meu ponto fraco, foi o meu ponto mais forte”, conta Thayana, sobre sua primeira experiência em um concurso nacional.


Fonte:http://acritica.uol.com.br/vida/Manaus-Amazonas-Amazonia-Amazonense-Thayana-Fernandes-Brasil-Universe_0_907709237.html

Fundo de Financiamento Estudantil - FIES 2013 - Ministério da Educação


O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.

Para candidatar-se ao Fies os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no SINAES. O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo.
                            Acesse o site do FIES e faça sua inscrição aqui


Dúvidas e informações sobre o FIES: Central de Atendimento – 0800 616161 ou envie uma mensagem

Integra da decisão liminar proferida na Ação Civil Pública nº 3785-42.2013.4.01.3300, ajuizada pelo Ministério Público Federal contra a Caixa Econômica Federal e a União.

Fonte:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=198&Itemid=303


sábado, 27 de abril de 2013

Deputada Estadual Rachel Marques PT - Destaca Projetos de apoio aos Taxistas


                                    

Tramitam nas comissões da Assembleia Legislativa três projetos de autoria da deputada Rachel Marques que tratam da regulamentação do transporte intermunicipal de passageiros por taxistas no Estado do Ceará.

Para ressalta-los, a deputada Rachel Marques se pronunciou durante a sessão plenária desta quinta-feira (25/04), e explicou que dois desses projetos são de indicação, que autorizam o Poder Executivo a regulamentar a profissão de taxista e trata da natureza do ofício, como a exigência da regularização do táxi no município e da licença regular para exercício do serviço. A outra matéria é um projeto de lei, que acresce o inciso X ao artigo 30 da Lei 13.094/2001, que dispõe sobre o sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros do Ceará.
                               


A parlamentar afirmou que quer contar com o apoio da Casa para encontrar uma solução para a questão, beneficiando a população do Interior, que utiliza o serviço, e os profissionais, para que tenham seu trabalho regularizado.

A deputada destacou, ainda, o encontro entre o governador Cid Gomes e uma comissão do Sindicato dos Taxistas, nesta semana, para debater melhorias trabalhistas para a categoria. Ela explicou que o serviço oferecido pelo taxista é diferenciado, daí o valor mais caro que o do transporte público usual. “O serviço também é um direito da população, assim como é o ganha-pão de diversos trabalhadores, por isso é preciso ser regulamentado, para que seja feito de modo a dar sustentabilidade ao sistema”, disse.

Fonte:http://www.rachelmarques.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=11521

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Exposição: Hugo Bianchi e o Dia Mundial da Dança - Shopping Benfica


EXPOSIÇÃO CELEBRA HUGO BIANCHI E DIA MUNDIAL DA DANÇA

No domingo,  tem homenagem especial do artista que confere apresentação especial de ex-alunos

Em abril, o mundo inteiro celebra o Dia da Dança no dia 28. Em celebração a data, o Shopping Benfica organiza programação especial, com destaque para homenagem ao grande exponencial da arte no país, o cearense Hugo Bianchi. O  bailarino, professor e coreógrafo brasileiro é o aniversariante do dia 29, quando completa 87 anos.

Uma parte dessa história de amor e dedicação à dança que beira sete décadas fica em exibição no Shopping, na exposição “Emoção e Vida: Hugo Bianchi”. A mostra conta com acervo do MIS (Museu da Imagem e do Som) e de ex-alunos  e apresenta fotos e históricas apresentações do artista em espetáculos como “O Guarani”, “Cinderela” e entre outros. Uma parte do traje original usado em “Romeu e Julieta” também integra o evento que também exibe certificados, placas e troféus recebidos por Hugo em reconhecimento a sua obra.

Além da exposição que acontece de 26 a 29 de abril, a programação do Shopping Benfica do Dia Mundial da Dança contará com apresentações, abertas ao público, de escolas dança da capital, de 27 a 29 de abril.
                     

Vida de Hugo Bianchi
Hugo Alves Mesquita nasceu em 28/04/1926. Começou a carreira de bailarino aos 17 anos. Formou-se bailarino pelo Serviço Nacional de Teatro do Rio de Janeiro.
Aclamado pela crítica e especialistas como o melhor bailarino brasileiro de todos os tempos, eternizou-se nas interpretações brilhantes do balé Dom Quixote.
 Em 1966 fundou o Ballet Hugo Bianchi, o qual dirige até hoje, vinculado à prefeitura e referente ao Ballet Municipal de Fortaleza, é diretor e responsável pela formação de bailarinas como: Mônica Luiza, Madiana Romcy, Goreti Quintela, entre outras. É citado sempre como formador de estrelas. Foi condecorado com a Medalha Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza e o Troféu Albanisa Sarasate, do Festival Vida e Arte. E homenageado com o troféu Sereia de Ouro em 2006.

Local: térreo

Mostra das Principais Academias de Dança de Fortaleza
Local: Praça de Alimentação
De 27 a 29 de abril, na Praça de Alimentação

Dia 27/04 – sábado – 16 às 20h
Apresentação de Ballet, Dança do Ventre, Dança de Salão e Jazz
Participantes: Ballet Daniel Lessa, Ballet Raio de Sol, Colégio 7 de setembro, Escola de Ballet Goretti Quintela, Escola de Dança Premium, Espaço 8 Tempos, Projeto Sonho de Um Anjo, Studio Michelle Girão, Studio de Dança Aycha Fayd, Projeto Dançar faz Bem-UFC e Usina M Project Dance.

Dia 28/04 – domingo – 16 às 20h
Apresentação de Ballet, Dança do Ventre e Dança de Salão
Participantes: Academia Baillart, Ballet Hugo Bianche, Ballet Raquel Pinheiro, Ballet Wirtz, Centro de Dança Mônica Luiza, Cia da Dança de Salão Robson Rodrigues, Escola de Ballet Goretti Quintela, Escola de Dança Madiana Romcy, Grupo BCAD, Grupo Master de Dança, Grupo Sobef, Studio de Dança Terpsícore.

Dia 29/04 – segunda-feira – 16 às 20h
Apresentação de Axé, Ballet, Contemporâneo, Dança do Ventre, Dança de Salão, Jazz e Tango
Participantes: Academia Dinâmica, Ballet Raio de Sol, Cia de Dança Seara Viva, Colégio 7 de setembro, Colégio Lourenço Filho, Dance Tango, Escola de Ballet Goretti Quintela, Grupo BCAD/CAIC,  Studio Michelle Girão e Usina M Project Dance.



Grátis
Outras informações: 3243-1000.

 Foto :http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=372300

Salão de Abril 2013 - 70x7




Neste ano que se comemora os 70 anos da primeira edição do Salão de Abril, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza, realiza a mostra paralela 70 X 7.  Com curadoria de Ricardo Resende, a  mostra será aberta no dia 26 de abril, às 19h, no Sobrado Dr. José Lourenço e homenageará 7 artistas fundamentais para refletirmos sobre a importância da realização do Salão, considerado o principal evento de artes visuais da cidade e de como a participação mudou ou transformou a obra desses artistas, lhes dando visibilidade local e nacional. Participarão da mostra os artistas Sérvulo Esmeraldo, Hélio Rola, Eduardo Eloy, Jared Domício, Eduardo Frota, Francisco Zanazanan e Herbert Rolim.

Serviço
Exposição 70 x 7
Data: 26 de abril a 31 de julho de 2013.
Local: Sobrado Dr. José Lourenço (R. Major Facundo, 154 – Centro)

Informações:
3101.8827 / 31018826

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Exposição " Aproximações " Markus Garscha - Museu do Ceará.



O Museu do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, apresenta a
exposição “Aproximações”, do fotógrafo alemão Markus Garscha, durante os meses de maio e junho de 2013. A abertura acontece no dia 2 de maio, às 18h com apresentação de vídeo que comenta a exposição.
Com curadoria de Manuelina Maria Duarte Cândido, Professora de Museologia da FCS/UFG, ex-Diretora do Museu da Imagem e do Som do Ceará e ex-Coordenadora do Núcleo de Ação Educativa do Centro Cultural São Paulo, a exposição celebra o Ano da Alemanha no Brasil.
O trabalho do fotógrafo alemão Markus Garscha, que vem conhecendo e buscando aproximações com o Brasil desde 2006, é muito oportuno. Garscha lançou um olhar sensível e atento à cultura e ao povo brasileiro. São 12 pares de fotografias, do Brasil e da Alemanha, cuja seleção procura mostrar diversos aspectos de cada nação. Ao final, há uma imagem poética do mergulho que o artista dá no Brasil.
Serviço:
Aproximações” de Markus Garscha
Local: Museu do Ceará
Abertura: 2 de maio de 2013, ás 18 horas
Período: maio e junho de 2013
Dias e horários: de terça a sábado, das 9 às 17 horas
Mais Informações:
Museu do Ceará: (85) 3101-2609; 3101-2610

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Feriados Nacionais e Pontos Facultativos 2013



 O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão divulgou  o calendário de feriados e pontos facultativos de 2013 para os servidores públicos federais. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, define que nestas datas deve ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais ao cidadão. No total, são nove feriados nacionais – quatro deles em final de semana – e sete pontos facultativos.
Os feriados estaduais e municipais vão ser respeitados pelas repartições federais nas localidades em que estiverem instaladas.

Fonte:http://www.planejamento.gov.br/noticia.asp?p=not&cod=9287&cat=264&sec=29 

Feriados Nacionais e Pontos Facultativos em 2013



Programa Mais Educação 2013 - Governo Federal


O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

            

Contatos
Programa Mais Educação
Coordenação Geral de Educação Integral
Diretoria de Currículos e Educação Integral (DICEI)
Esplanada dos Ministérios – Bloco L – Anexo II – Sala 301 / CEP: 70047 – 902
Telefone: (61) 2022-9181 / 9187 / 9212
Fax: (61) 2022-9014
E-mail: educacaointegral@mec.gov.br

 Fonte:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16690&Itemid=1115

Café Tecnológico - A lei federal - Estatuto da cidade e o IPTU processivo no tempo - Centro Cultural - Crea-Ce.


Café Tecnológico

dia 24 de abril de 2013 (quarta-feira)

A lei federal - Estatuto da cidade e o IPTU progressivo no tempo.

Ernanes Nepomuceno de Oliveira

Centro Cultural Crea-ce( Cobertura)
Castro e Silva, 81
18 h ás 21 h
(85) 3453-5829/ 8743-8199

Estacionamento Grátis

terça-feira, 23 de abril de 2013

Emilio Morenatti -O prêmio "Ortega y Gasset" de 2013 na categoria fotojornalismo.



Mireia Arnau, 39, reacts behind the broken glass of her shop, stormed by demonstrators during clashes with the police at a general strike in the city. Workers livid over labor reforms they see as flagrantly pro-business staged a nationwide strike and tried to bring the country to a halt by blocking traffic, closing factories, and clashing with police in rowdy demonstrations. - 29 March 2012, Barcelona, Spain.

CONGRATULATIONS to Emilio Morenatti who won the 3rd prize (Contemporary Issues, singles) - WORLD PRESS PHOTO 2013 with this picture:

Parabéns a Emilio Morenatti que ganhou o terceiro prêmio (Questões Contemporâneas, solteiros) - WORLD PRESS PHOTO 2013 com esta imagem:

Mireia Arnau, 39, reage atrás do vidro quebrado da sua loja, invadido por manifestantes durante confrontos com a polícia em uma greve geral na cidade. Trabalhadores lívidas sobre reformas trabalhistas que vêem como flagrantemente pró-business fizeram uma greve em todo o país e tentou levar o país a um impasse, bloqueando o tráfego, fechando fábricas e confronto com a polícia em manifestações desordeiras. - 29 de março de 2012, Barcelona, ​​Espanha.

Fontehttps://www.facebook.com/pages/Emilio-Morenatti/145593915470270
 

Governador Cid Gomes e o Prefeito Roberto Claudio recebem The Ultimater Fighter Finale - NogueiraxWerdum



O Governador do Ceará Cid Gomes e o Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio recebem nesta quarta-feira, dia 24, às 9 horas, no Palácio da Abolição (entrada pela rua Silva Paulet, 400), em Fortaleza (CE), a representante exclusiva do UFC no Brasil Grace Tourinho e o VP de Esportes da IMX, Sérgio Mello, para a assinatura do documento para a realização do The Ultimate Fighter® Brasil 2 Finale: Nogueira vs Werdum. Também estarão presentes os lutadores protagonistas da luta principal da noite e atuais técnicos do The Ultimate Fighter Brasil 2 Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum, além das estrelas locais e destaques da primeira temporada do programa Rony Jason e Godofredo Pepey.

O The Ultimate Fighter® Brasil 2 Finale: Nogueira vs Werdum será realizado no dia 8 de junho, no Ginásio Paulo Sarasate, e terá um total de 12 confrontos para os fãs do maior evento de MMA do mundo.

Na ocasião, serão revelados todos os detalhes da venda de ingressos e todos os lutadores ficarão disponíveis para perguntas da imprensa credenciada. O credenciamento deve ser feito através do link no site da Textual.
LINK CREDENCIAMENTO: http://www.textual.com.br/credenciamento.asp

Fonte:http://www.ceara.gov.br/index.php/component/content/article/8000/8000

Coleção Grades do Recife - Programa de Formação do Jovem Artesão - Museu do Homem do Nordeste.



A Coleção Grades do Recife composta de uma linha de vasos, fruteiras, cestos e luminárias será lançada no dia 25 de abril no Museu do Homem do Nordeste. O designer, Sérgio J. Matos, convidado pelo Museu do Homem do Nordeste, para desenvolver essa coleção junto com os alunos do Programa de Formação do Jovem Artesão, apoiando a formação de jovens de 16 a 25 anos de bairros do Recife. O projeto teve duração de seis meses e durante esse período, os alunos tiveram noções de estética e desenvolvimento de produtos. Também foram ensinadas técnicas de modelagens artesanais com a utilização de cordas. Todo o conceito das peças dessa coleção foi desenvolvido através da investigação das grades de janelas, portas e portões fotografados pelos próprios alunos nas proximidades dos bairros onde vivem no Recife. Algumas dessas grades são centenárias, feitas por exímios artesãos com um desenho primoroso. A história diz que cada desenho representado nessas grades era como o brasão de uma família, por isso cada casa tinha seu padrão único. Venha conferir o lançamento da Coleção Grades do Recife, no dia 25 de abril as 17 horas no Museu do Homem do Nordeste.

Museu do Homem do Nordeste.
Av. 17 de agosto.2187 - casa forte, Recife.
(55 81 3073-6340 / 3073-6335 ) 

Fonte:https://www.facebook.com/pages/Museu-do-Homem-do-Nordeste/195055337213981

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Edital Dramaturgias Femininas - Secultfor



Edital de Dramaturgias Femininas continua com inscrições abertas até dia 2 de maio
Edital foi lançado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e ao Dia Mundial do Teatro
Autoras e autores que possuam textos de peças que dialoguem com o universo feminino têm até o dia 2 de maio para se inscrever no Edital de Dramaturgias Femininas. O Edital foi lançado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de março, e ao Dia Mundial do Teatro, celebrado no dia 27. Propostas deverão ser entregues de segunda à sexta, no horário de 9h às 17h, na sede da Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro).
A premiação selecionará cinco textos dramatúrgicos. Cada autor/autora premiado receberá o valor de R$ 5 mil (sujeito à tributação) e uma cota de 150 exemplares do livro que reunirá os textos selecionados. Às dramaturgas é liberada a inscrição de textos de qualquer natureza. Já os autores homens, necessariamente, devem apresentar peças que dialoguem com o universo feminino. Além dos 150 exemplares destinados a cada autor/autora contemplado, 250 títulos serão distribuídos gratuitamente em escolas, equipamentos culturais e demais instituições ou grupos interessados na aquisição das publicações. Os autores/autoras selecionados também deverão realizar uma apresentação da obra em local, data e horário a serem definidos pela Secultfor.
O Edital tem como objetivo contribuir para o crescimento da dramaturgia que tenha o feminino como principal temática. A seleção será composta por duas fases: a 1ª conceitual e técnica e a 2ª de habilitação jurídico/fiscal. O resultado final dos projetos selecionados será divulgado no dia 14 de junho no portal da Prefeitura Municipal de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br) e no Diário Oficial do Município.
Especificações do Edital de Dramaturgias Femininas
Os textos deverão ser escritos em português e entregues em três vias impressas (papel A4, paginadas, encadernadas) e uma via digital em formato .pdf. Os documentos deverão ter fonte Times New Roman; corpo 11; entrelinhamento 1,5; parágrafos justificados com recuo de 2 cm na primeira linha; 2,5 cm nas margens superior e inferior e 3 cm nas margens direita e esquerda; tamanho A4 (com títulos e subtítulos em caixa-alta e centralizados). Além do texto teatral, a autora ou autor deverá entregar em anexo a apresentação do autor(a)/proponente: perfil, currículo artístico e/ou acadêmico, descrição de experiências já realizadas; justificativa e sinopse do texto teatral. O Edital completo está disponível no site da PMF: www.fortaleza.ce.gov.br
As seguintes documentações são obrigatórias e devem estar em envelope lacrado:
- Cópia da cédula de identidade do autor proponente;
- Cópia do CPF do autor proponente;
- Cópia do comprovante de endereço do proponente (caso o comprovante de endereço seja em nome de terceiro, anexar declaração comprobatória deste, bem como a cópia do RG do declarante);
- Cópia do registro ou qualquer outro documento que comprove o encaminhamento da obra dramatúrgica para registro na Fundação Biblioteca Nacional.
O envelope com a documentação e os textos deverão conter no assunto “Edital Prêmio Dramaturgias Femininas” e endereçado ao seguinte destinatário:
Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor)/Coordenação de Criação e Fomento.
Pereira Filgueiras, 04 – Centro. Cep: 60.150-160 Fortaleza-CE.
Deverá constar, como remetente, o nome do proponente e endereço (rua/avenida, número, complemento, CEP, bairro e endereço eletrônico/e-mail). Para mais informações entrar em contato com a Coordenação de Criação e Fomento: (85) 3105.1358

domingo, 21 de abril de 2013

Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - MEC



O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Alfabetização
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Fonte:http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto


Tranças e o Visual Exótico das Mulheres.



Trançar o cabelo é uma técnica antiga. Desde o surgimento da civilização africana, o estilo tem sido usado para identificar tribos, origem, idade, estado civil, religião, riqueza e posição social das pessoas.
Na Grécia, e depois em toda Europa durante a idade média, a trança foi adotada pela maioria das mulheres. No início do século XV, com a escravidão das sociedades africanas, o cabelo exerceu importante função de condutor de mensagens. Nessas culturas o cabelo era parte integrante de um complexo sistema de linguagem.

Trazida ao Brasil pelos escravos durante o período colonial, a trança ressurgiu com força bem mais tarde, nos anos 70, junto com o movimento hippie. A partir daí não saiu mais de moda. Todos os anos a cada estação, o penteado revive com mais criatividade.


Inscrições abertas para bolsas de doutorado pleno na Universidade de Manchester - Ministério da Educação


Estão abertas as inscrições para concessão de bolsas de doutorado pleno na Faculdade de Engenharia e Ciências Físicas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, por meio de submissão de propostas por fluxo contínuo.  
A obtenção da carta de aceite da Universidade de Manchester pelo candidato será intermediada pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). O candidato deve atender às orientações e exigências da  Inscrições abertas para bolsas de doutorado pleno na Universidade de Manchester As informações e documentos devem ser obtidos a partir do contato com o GCUB por meio do e-mail secretaria@grupocoimbrasil.org.br.
As bolsas oferecidas destinam-se a candidatos de nacionalidade brasileira, de desempenho e potencial acadêmico comprovados e que pretendam desenvolver seu projeto de doutorado nas áreas de Engenharias e Ciências Exatas contempladas pelo Programa Ciência sem Fronteiras.  
Para mais informações sobre a bolsa, acesse o link:
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/reino-unido4

I Encontro Estadual de Educação do Campo, Indigena e Quilombola - Políticas, Curriculos e Práticas - Seduc - Ce



A Secretaria da Educação (Seduc) promove nesta segunda-feira (22) e  terça-feira (23), às 09 horas, o I Encontro Estadual de Educação do Campo, Indígena e Quilombola – Políticas, Currículos e Práticas. O evento visa mobilizar gestores públicos, lideranças sociais e instituições públicas de ensino superior para a discussão e o fortalecimento das políticas da educação nessa área. Estarão presentes as secretárias Izolda Cela, da Educação do Ceará, e Macaé Maria Evaristo dos Santos, da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) / MEC. O evento acontece no Hotel Oásis Atlântico (Avenida Beira Mar, 2500 - Meireles).
                

Durante o I Encontro, será divulgado o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), suas linhas de ações e financiamento, de forma a orientar os municípios para sua implementação. Haverá ainda a apresentação das experiências das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação dos Estados da Bahia, Ceará e Mato Grosso.

Os participantes também refletirão sobre a organização curricular para o desenvolvimento das práticas escolares do campo, indígena e quilombola, considerando a diversidade de práticas curriculares e seus modos de organização, as especificidades dessas realidades e a história de constituição das suas populações.
Fonte:http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/7985-educacao-do-campo-indigena-e-quilombola-e-tema-de-encontro-estadual

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Gente que Gosta de Gente - 70 anos Bradesco - A Médica



A medicina é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura das doenças humanas e animais num contexto médico.
Ações de saúde pública e ambiental, incluindo a saúde animal, promoção, prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à integridade e bem-estar animais, além do controlo de sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano e animal compreendem a área da medicina da responsabilidade do profissional de saúde médico veterinário.
Em Portugal, a saúde oral, higiene, integridade dentária, a sua limpeza e profilaxia compreendem a área da medicina da responsabilidade do Médico Dentista, que é um profissional da saúde capacitado na área de odontologia, e apesar de ter um âmbito de acção semelhante, não deve ser confundido com o Médico estomatologista. Porém no Brasil, odontologia e medicina são profissões distintas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde não é apenas a ausência de doença. Consiste no bem-estar físico, mental, psicológico e social do indivíduo. É um estado cumulativo, que deve ser promovido durante toda a vida, de maneira a assegurar-se de que seus benefícios sejam integralmente desfrutados em dias posteriores. Nesse contexto, diretrizes de organizações supra-nacionais compostas por eminentes intelectuais do globo relacionados à área de saúde estabeleceram um novo paradigma de abordagem em medicina.
O santo patrono da Medicina é São Lucas.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Maria de Castro Firmeza - Nice Firmeza e as Crianças - Arte Educação.


Estrigas e Nice - Artistas Plástico


Maria de Castro Firmeza ( NICE)
Aracati, 1921
Fortaleza, 2013
Uma mulher sempre com um sorriso no rosto, e acolhedora um exemplo a ser seguido por todos.

" Se você acha que a cidade não vale mais nada, mas se você lidar com criança, você fica crente que existe uma pessoa justa."
                             Nice Firmeza

A Missa de 7º Dia do falecimento de Nice será realizada amanhã (19/04/2013), às 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (Av. da Universidade, 2974 - Benfica).

Video: Edimar Bento - agosto de 2012- minha homenagem a Nice Firmeza arte educadora.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Eco Festival - Unifor dia 28 de abril 2013 - Unifor 40 anos

 

A Universidade de Fortaleza e as empresas do Grupo Edson Queiroz têm a satisfação de oferecer a você e sua família o ECOFESTIVAL, um dia de lazer saudável e integração entre colaboradores e toda a comunidade, que desfrutam parte da estrutura privilegiada do campus da Unifor. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 40 anos da Universidade de Fortaleza.

Fonte:http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4515:ecofestival-um-dia-de-lazer-saudavel-em-familia&catid=365:ecofestival 

Inscrições:http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=%204520 

terça-feira, 16 de abril de 2013

Concurso Internacional de Produção de Vídeo: “Minha Cidade, Nosso Patrimônio Mundial”



Até 14 de junho de 2013 podem ser feitas as inscrições para o Concurso Internacional de Produção de Vídeo intitulado Minha Cidade, Nosso Patrimônio Mundial, supervisionado pela Organização das Cidades do Patrimônio Mundial (OCPM).

O concurso convida jovens entre os 14 e 17 anos e 18 e 21 anos para produzir um vídeo de 5 minutos ou menos, que expresse suas visões sobre a cidade patrimônio mundial em que vivem, e divulgar no YouTube.
Os prêmios serão de 500 dólares e 1.000 dólares e serão entregues por um representante da OCPM nas cidades patrimônio mundial que vencerem a competição. Os vídeos premiados também serão apresentados no 12 º Congresso Mundial da OCPM, que será realizado em Oaxaca, no México, de 19 a 22 de novembro de 2013. Os prefeitos das cidades vencedoras serão homenageados nesta ocasião. Além disso, todos os vídeos vencedores serão transmitidos no site da OCPM, garantindo dessa forma uma grande exposição da cidade patrimônio mundial.

Os termos e condições do concurso e outras informações podem ser acessados pelo o site da OCPM: http://www.ovpm.org/en/my_city_our_world_heritage_international_video_production_competition.

Calendário:
Até 14 de junho de 2013
Registo das cidades patrimônio mundial na competição. Para isso, as cidades participantes devem preencher e enviar o formulário de inscrição disponível no site da OCPM.

28 de junho de 2013
Prazo fixado para as cidades participantes a apresentarem o vídeo premiado localmente (de uma ou duas faixas etárias) à OCPM. Para isso, as cidades participantes devem preencher e enviar os formulários dos vencedores que está disponível no site da OCPM.

Agosto 2013
Deliberações do júri da OCPM para determinar os dois ganhadores da parte internacional.

Primavera de 2013/Verão de 2014
Atribuição do prémio internacional para os ganhadores dos distintos grupos de idade (14-17 anos e 18-21 anos) em uma cerimônia realizada na prefeitura das cidades patrimônio mundiais vencedoras.
Mais informações
cemond@ovpm.org
http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=17178&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

domingo, 14 de abril de 2013

No Gun no Violence - Cultura da Paz - Francine Wheeler , um coração, uma dor.



A cada semana, como muitos presidentes antes de mim, eu me sento para gravar um breve discurso à nação. É algo que eu levo muito a sério, pois oferece a oportunidade de trazer o foco para uma questão que precisa ser parte do diálogo nacional.
Mas hoje, eu pedi a alguém para tomar o meu lugar.
Francine Wheeler é uma mãe. Ela e sua família vivem em Newtown, em Connecticut. Quatro meses atrás, os seus seis anos de idade, filho de Ben foi assassinado em sua escola primária, juntamente com 19 outras crianças e educadores seis bravos.
Cadastrado por seu marido David, Francine partilha a sua perspectiva sobre as medidas que pode tomar para reduzir a violência armada e evitar o tipo de tragédia que ela entende muito bem.
 


Esta semana, porque as pessoas gostam Francine e como você se envolveu, o Senado dos EUA deu um passo adiante nas reformas de senso comum para reduzir a violência armada.
E isso é bom. Porque isso não deve ser sobre política. Trata-se de fazer a coisa certa para as famílias que foram dilaceradas pela violência armada, e para todas as nossas famílias daqui para frente.
Mas nós temos um monte de trabalho a fazer antes que o Congresso termine o trabalho.
Então, se você acredita que podemos tomar medidas sensatas para proteger mais de nossos filhos da violência armada e proteger nossos direitos da Segunda Emenda, de pé e se juntar a nós.
Basta visitar WhiteHouse.gov para começar:
http://www.whitehouse.gov/newtown-address
Obrigado,
Presidente Obama

Foto:http://bigstory.ap.org/photo/david-wheeler-francine-wheeler


Nice Firmeza morre aos 91 anos: Seu Amor, sua Alegria e a paixão pelas Artes continua viva.



Morreu no fim da tarde deste sábado, 13, em Fortaleza, aos 91 anos, a artista plástica cearense Nice Firmeza. Hospitalizada há uma semana no Hospital de Messejana por causa de uma pneumonia, ela foi vítima de falência múltipla de órgãos. O corpo de Nice Firmeza foi velado no Alvorada da Parangaba, da meia noite deste sábado até às 10 horas da manhã do domingo, 14. Já o sepultamento ocorreu no Cemitério São João Batista, às 11h da manhã do domingo.
Natural de Aracati, Maria de Castro Firmeza nasceu em 18 de julho de 1921 e era casada com o também artista plástico Nilo de Brito Firmeza, o Estrigas. O casal participou ativamente do movimento artístico local e nacional.
             
Nice Firmeza e sua paixão pelos jovens, e o seu Báoba.

Nice se dedicava a ensinar pintura e bordados para crianças e mulheres. Ela foi a primeira mulher a ingressar na Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), na década de 1950, como aluna do Curso Livre do Desenho e Pintura e de Iniciação à História da Arte.
A partir daí, Nice expôs em dezenas de mostras coletivas e individuais, como Salões de Abril (1951/1958, 1968/1971 e 1978) e 1ª Mostra de Inauguração do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - MAUC (1961). Recebeu da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) o título de Tesouro Vivo em 2007.


Amigo da família há 44 anos, o professor Gilmar de Carvalho presta homenagem à artista plástica Nice Firmeza.
"Nice Firmeza é um nome representativo das artes cearenses. Fez parte da SCAP (Sociedade Cearense de Artes Plásticas) e lá conheceu Estrigas (Nilo de Brito Firmeza) o companheiro da vida inteira.
Fez uma pintura que tinha algo de 'naïve' e um pouco de 'fauve', mas com leituras muito pessoais e uma visão de mundo que privilegiava a luz, as crianças, as cores e os movimentos.
Também deixou outras marcas, como a do bordado à mão, arte que ensinou para muita gente.
Cozinhava como poucos. Começou fazendo doces, no sítio do Mondubim, para evitar que desperdício das frutas. Depois, passou a fazer bolos. Seu pé-de-moleque é um "patrimônio" do povo cearense.
Doces, bolos e bordados deram a ela o título de 'Mestre da Cultura' da
Secretaria da Cultura do Estado.

Nice Firmeza foi a mulher delicada e determinada, que escolheu o caminho das artes. Foi companheira do Estrigas, por mais de cinquenta anos. Foi uma mulher que espalhou luz, alegria e arte, e nos deixou mais ricos e mais felizes, enquanto esteve aqui. Vai fazer muita falta."
 Fonte:http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2013/04/13/noticiafortaleza,3038634/morre-a-artista-plastica-nice-firmeza.shtml

Capela de Santo Antonio Mondubim 1879 - Memória e Identidade Cultural - Fortaleza 287 anos.



O patrimônio cultural não se restringe apenas a imóveis oficiais isolados, igrejas ou palácios, mas na sua concepção contemporânea se estende a imóveis particulares, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística, passando por imagens, mobiliário, utensílios e outros bens móveis.
Por este motivo é possível realizar uma das mais importantes distinções que se pode fazer com relação ao Patrimônio Cultural, pois sendo ele diferente das outras modalidades da cultura restritas apenas ao mercado cultural, apresenta interfaces significativas com outros importantes segmentos da economia como a construção civil e o turismo, ampliando exponencialmente o potencial de investimentos.
Fonte:http://www.iphan.gov.br/montarPaginaSecao.do?id=20&sigla=PatrimonioCultural&retorno=paginaIphan

Capela de Santo Antonio construida em 1879 - Fortaleza - Bairro Mondubim
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, no ano em que  a cidade completa 287 anos promoveu um evento " I Semana do Graffiti Fortaleza " onde jovens  artista da arte urbana fizeram várias intervenções pelos bairros de fortaleza, mostrando sua arte. E no dia 11 de abril de 2013, para tristeza de alguns moradores, escolheram a Centenária Capela de Santo Antonio, construída em 1879, por um português grande devoto de Santo Antonio, o Major Antonio Carneiro Monteiro, para expressar sua arte, uma pintura Coletiva, tirando toda e qualquer identidade cultural, como tambem a memória cultural. Como se identificar, com a centenária Capela de Santo Antonio, depois dessa intervenção ?
Uma  agressão a identidade e a memória da comunidade do mondubim.
Como um gestor público toma uma atitude dessas ?
A memória Cultural deve ser respeitada,e como o patrimônio cultural deve ser preservado.
Não vou pecar pela omissão.
 

sábado, 13 de abril de 2013

Oficina de Jornal Popular - Cuca Che Guevara - Barra do Ceará.



O Núcleo de Comunicação Popular está promovendo a Oficina de Jornal Popular. A ideia é que os participantes desenvolvam um jornal com linguagem própria, seja esta textual ou não, que culminarão em uma tiragem de 2.000 com o conteúdo produzido. Haverão ainda aulas externas: Um passeio fotográfico ao Dragão do Mar e uma visita a um jornal ou agência publicitária. A ideia não é formar jornalistas, mas fazer com que os participantes conheçam mais essa modalidade de comunicação, seja para o jornal impresso ou para o ambiente virtual. Mas corram. São apenas 20 vagas.

Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará, Fortaleza - CE, 60170-002
Telefone:(85) 3237-4688

Curso para educadores de museus - São Paulo - Estação Pinacoteca.



Curso para educadores de museus e centros culturais será ministrado em 6 cidades do estado de São Paulo
Em São Paulo, aulas acontecerão entre os dias 7 e 10 de maio na Estação Pinacoteca e serão ministradas pela empresa Percebe. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 15 de abril.
São Paulo, Santos, Taubaté, São Carlos, Brodowski e Tupã serão palco do curso Que público é esse? entre maio e setembro. Com apoio do Instituto Votorantim por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria do estado da Cultura, o curso visa a formação de educadores de museus, exposições e centros culturais.
O objetivo do curso é criar junto aos participantes um espaço de reflexão e diálogo sobre a especificidade da educação não-formal e suas práticas educativas, com ênfase na comunicação e educação em museus e nos processos de mediação humana que ocorrem nestes espaços.
Como material de apoio será utilizado o livro Que público é esse? Formação de público de museus e centros culturais, desenvolvido pela Percebe e com lançamento previsto para 7 de maio, data do início do primeiro curso. Os participantes receberão certificado ao final do curso.
                                                          


Em São Paulo, as aulas serão ministradas de 7 a 10 de maio das 13h às 18h. A aula inaugural será proferida pela Maria Ignês Mantovani Franco presidente do ICOM/Brasil e Diretora da Expomus e acontecerá no dia 7, às 13h30.
Os interessados devem mandar e-mail para inscricoes@percebeeduca.com.br do dia 15 ao 23 de abril contendo nome completo, telefone e uma carta de intenções (de até 500 caracteres). Os critérios para selecionar os participantes incluem ordem de chegada do e-mail e afinidades com o tema – vínculo institucional desejável.
No dia 29 a lista dos participantes selecionados será divulgada no site da Percebe (www.percebeeduca.com.br/quepublicoeesse) e os interessados deverão entrar em contato por e-mail inscricoes@percebeeduca.com.br para confirmar sua participação.
Os outros cursos acontecerão de junho a setembro. De 10 a 14 de junho, em Santos, no Museu do Café. De 1 a 5 de julho, em Brodowski, no Museu Casa de Portinari. De 29 de julho a 2 de agosto, em São Carlos, no Museu de São Carlos. De 19 a 23 de agosto, em Taubaté, no Museu Monteiro Lobato. De 16 a 20 de setembro, em Tupã, no Museu Índia Vanuíre. Maiores informações sobre cada um desses cursos serão divulgadas próximo a data dos eventos no site da Percebe (www.percebeeduca.com.br).
SERVIÇO:
Curso: Que público é esse?
Quando: De 7 e 10 de maio, das 13h às 18h
Onde: Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66 - São Paulo, SP - Tel. (11) 3335-4990.
Público alvo: Educadores de museus, exposições e centros culturais.
Inscrições: Do dia 15 ao 23 de abril pelo e-mail inscricoes@percebeeduca.com.br
Número de vagas: 40
Gratuito
Apoio:
Programa de Ação Cultural (PROAC)
Financiamento:
Instituto Votorantim
 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Arte Urbana - O Centurião - Grande Bom Jardim - Fortaleza- Ceará - Semana do Graffiti Fortaleza 2013



Arte Urbana, urbanografia ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se da manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo.
           
Emanuel " Centurião" Bom Jardim.

A princípio, um movimento underground, a street art foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades de grafismos - algumas vezes muito ricos em detalhes, que vão do Graffiti ao Estêncil, passando por stickers, cartazes lambe-lambe (também chamados poster-bombs), intervenções, instalações, flash mob, entre outras. São formas de pessoas sozinhas, expressarem os seus sentimentos através de desenhos.
A expressão Arte Urbana surge inicialmente associada aos pré-urbanistas culturalistas como John Ruskin ou William Morris e posteriormente ao urbanismo culturalista de Camillo Sitte e Ebenezer Howard (designação "culturalista" tem o cunho de Françoise Choay). O termo era usado (em sentido lato) para identificar o "refinamento" de determinados traços executados pelos urbanistas ao "desenharem" a cidade.
                       

Da necessidade de flexibilidade no desenhar da cidade surgiu a figura dos planos­­ de gestão. Este facto fez cair em desuso o termo Arte Urbana, ficando a relação entre Arte e cidade confinada durante anos à expressão Arte Pública.

Dada a dificuldade de enquadramento das inscrições murais feitas à revelia das autoridades e proprietários no conceito de arte pública, assiste-se a um ressurgimento da designação de "Arte Urbana" que passou a incluir todo o tipo de expressões criativas no espaço colectivo. Esta designação adquiriu assim um novo significado e pretende identificar a Arte que se faz no contexto Urbano à margem das instituições públicas.

       
Emanuel " Centurião" Bom Jardim



Além do grafite, a Arte Urbana também inclui estátuas vivas, músicos, malabaristas, palhaços e teatros. Poucos veículos são voltados exclusivamente para esse tipo de arte. O blog Arte Urbana, por exemplo, retrata o dia a dia dessas pessoas em forma de crônicas. Também existem projetos de livros e sites para a arte urbana brasileira. O primeiro site deve ser lançado no final de 2011. Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_urbana

O mês de abril trouxe para as ruas da grande Fortaleza artistas  da Arte Urbana para grandes intervenções em praças e bairros de fortaleza, um momento único da Arte Urbana, dia 11 de abril, acompnhei as intervenções no Cuca da Regional V, precisamente na pintura coletiva da Capela de Santo Antonio de 1879, adoro o Graffiti, mas intervenções em momentos religiosos e patrimônios culturais não estou de acordo, cada um tem o direito aexpressar sua opinião. Entre todos os Jovens talentosos da arte Urbana, registrei o trabalho do Emanuel, Artista de muito talento e um representante do Grande Bom Jardim.. Emanuel o Centurião.