Bem Vindo

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Estátua de Iracema na Lagoa de Messejana - Fortaleza - Ce



 Estátua de Iracema

José de Alencar - Advogado, jornalista, político, orador, romancista e teatrólogo, nasceu em Messejana, CE, em 1º de maio de 1829, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 12 de dezembro de 1877. É o patrono da Cadeira n. 23, por escolha de Machado de Assis. Era filho do padre, depois senador, José Martiniano de Alencar e de sua prima Ana Josefina de Alencar, com quem formara uma união socialmente bem aceita, desligando-se bem cedo de qualquer atividade sacerdotal. E neto, pelo lado paterno, do comerciante português José Gonçalves dos Santos e de D. Bárbara de Alencar, matrona pernambucana que se consagraria heroína da revolução de 1817. Ela e o filho José Martiniano, então seminarista no Crato, passaram quatro anos presos na Bahia, pela adesão ao movimento revolucionário irrompido em Pernambuco.

Um dos bairros mais antigos de Fortaleza, Messejana é cenário recorrente na obra do escritor José de Alencar. Iracema, um de seus principais romances, ganhou notoriedade ao longo dos anos e por isso a personagem virou uma estátua de 12 metros de altura e peso de 16 toneladas. Cerca de 222 pessoas trabalharam no projeto, sendo 16 escultores e desenhistas envolvidos diretamente na criação do modelo. A escultura foi fabricada em fibra de vidro, revestida com resina uretânica especial, que cria uma espécie de “pele” de resina, com duração prevista de 100 anos. A estátua está em posição sentada, com uma flecha na mão e tomando banho com uma cuia. A água banha a estátua através de uma fonte hidráulica. O seu corpo foi projetado através de um programa de computador.

A estátua encontra-se em exposição permanente na lagoa de Messejana, com a face voltada para o nascente. O acesso se dá através da Av. Frei Cirilo, ou através do Terminal de Messejana.
Fonte:http://www.avdragaodomar.com.br/site/ponto_turistico.php?codigo=32


Video e Foto: Edimar Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.