Bem Vindo

sábado, 1 de dezembro de 2012

" Irineu Marinho - Imprensa e Cidade " Maria Alice Rezende de Carvalho.

Capa do livro 'Irineu Marinho – Imprensa e cidade'
(Foto: João Cotta/Rede Globo)


 Irineu Marinho
  1876 - 1925

Jornalista brasileiro nascido em Niterói, RJ, fundador do jornal O Globo (1925), embrião do maior império das comunicações do América do Sul e a quarta rede de televisão do mundo. Imbuído do espírito jornalista desde criança, pois ainda no colégio, publicou com o colega Otávio Kelly um jornal manuscrito, começou a trabalhar como revisor do Diário de Notícias, no Rio de Janeiro (1891) e, depois, sucessivamente em A Notícia, Gazeta da Tarde, A Tribuna e Gazeta de Notícias como repórter de polícia, chefe de reportagem, secretário e diretor. Fundou seu primeiro jornal carioca, A Noite (1911), um vespertino moderno dando início a uma nova fase no jornalismo do Rio, e onde além da atividade jornalística, apoiou a nascente aviação civil brasileira, o teatro e o cinema. Vendeu o A Noite (1925) e lançou O Globo, também vespertino, no dia 29 de julho. Com 21 dias de circulação, infelizmente morreu de um ataque cardíaco, no Rio de Janeiro (21/08/1925), 23 dias após o lançamento do primeiro número de O Globo, jornal a partir do qual seus descendentes criaram a Empresa Jornalística Brasileira, e a tornaram um dos maiores complexos de comunicações do mundo.

Fonte: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_2268.html

Video: Jornal Nacional - TV GLOBO - Sempre Informando a Comunidade.

o livro "Irineu Marinho – Imprensa e cidade" (Globo Livros). Escrito pela historiadora e socióloga Maria Alice Rezende de Carvalho, a publicação recupera a cena jornalística carioca do início do século 20 por meio da trajetória do fundador dos jornais "A Noite" e "O Globo".
Resultado de dois anos de pesquisa do Memória Globo em seu próprio acervo e em coleções de jornais e documentos relacionados a Irineu Marinho, o livro traz também uma análise do cidadão por trás do empresário que, ao longo de seus 49 anos de vida, expressou paixão por comunicação e pelo entretenimento, fundando dois importantes periódicos.
Fonte:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/11/livro-sobre-irineu-marinho-tem-lancamento-nesta-quinta-no-rio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.