Bem Vindo

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Antanas Sutkus: Um Olhar Livre - Espaço Cultural Correios Fortaleza.


Antanas Sutkus : Um Olhar Livre

O Espaço Cultural Correios Fortaleza recebe, entre 13 de dezembro de 2012 e 9 de fevereiro de 2013, a exposição Antanas Sutkus: um olhar livre, que apresenta a obra do lituano Antanas Sutkus, um dos maiores fotógrafos do século XX. A exposição tem o patrocínio dos Correios e do Ministério da Cultura, tendo sido um dos projetos aprovados via seleção pública para compor a programação 2012/2013 do equipamento cultural dos Correios em Fortaleza.

                                                     
Antanas Sutkus é um dos mais expressivos fotógrafos da atualidade. Formado pela Universidade de Vilnius, ele começou a fotografar ainda nos anos 1950, contra os cânones do realismo soviético, então vigentes. Seu principal interesse eram as pessoas simples, a sua vida cotidiana e a expressão particular de cada um desses indivíduos. Tudo isso contradizia a censura socialista e as linhas estéticas que eram ditadas pelos poderes: o coletivismo das massas.

Durante o período soviético, a maior parte da produção fotográfica de Antanas Sutkus foi logo para os arquivos, sem nem mesmo ser mostrada ao público. As fotografias de Antanas Sutkus mostravam o dia-a-dia das pessoas e não poderiam ser aprovadas pela censura ideológica então vigente na União Soviética. Entretanto, algumas fotos que chegaram a outros países atraíram grande interesse e, em 1976, Antanas foi condecorado com um prêmio da Associação Internacional de Fotografia Artística.
Através da exposição Antanas Sutkus: um olhar livre, o público terá oportunidade de conhecer não só a obra de um dos fotógrafos mais importantes do século XX, mas também será convidado a conhecer o cotidiano da União Soviética segundo o olhar de uma testemunha sensível e objetiva.

                                           
Serviço
Exposição: Antanas Sutkus: um olhar livre
Visitação: 14 de dezembro de 2012 a 9 de fevereiro de 2013.
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados das 8h às 12h.
Entrada gratuita.
Rua Senador Alencar, 38 – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3255-7262
ceascom@correios.com.br
Fonte: http://www.correios.com.br/sobreCorreios/educacaoCultura/centrosEspacosCulturais/ECC_CE/ECCCE_Programacao.cfm


Video: Edimar Bento
Música: Evgeny Svetlanov - kimsky-kosakov : Sadko Tableau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.